O Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão

Whatsapp
  
  Atualizado em 24/03/2009
 
Kamaleao


O Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão

 Dia Internacional do Teatro (23 de março)
  Dia Nacional do Circo (27 de março)
Programação da IV Semana de Teatro do Maranhão

Realização de Cortejo
Dia 27 de março
Onde: Ruas do Centro de São Luis

Artistas do Movimento:

André Coelho:
ator, palhaço, artista circense (Hu hu hu Circo Teatro):
(98) 9119 9597
(98) 3232 2325

Raquel Franco:
atriz, artista circense, trabalha com tecido

Promoção:
Governo do Estado do Maranhão

Realização:
Secretaria de Estado da Cultura.
 

A COMEMORAÇÃO

No dia 27 de março comemora-se o dia mundial do teatro e o dia nacional do circo: duas artes que remontam a Antiguidade.  A primeira tem o berço na Grécia, a segunda, provavelmente surge na China há mais de cinco mil anos. As duas em muitos momentos se misturam, já que o teatro, como arte-híbrida e sintética que é, bebe em todas as fontes e não poderia ser diferente em relação ao circo, principalmente na contemporaneidade. Quanto ao circo, um eterno renovador de sua própria arte alimenta-se também do teatro.   

     O dia mundial do teatro e dia nacional do circo ficará marcado na história, pois em quase todo o Brasil ocorrerão manifestações no intuito de cobrar e sensibilizar os políticos e governantes do nosso país, para a construção de políticas públicas para estes seguimentos artístico-culturais. Nesta manifestação, além do maranhão, 18 (dezoito estados) farão apresentações, caminhadas e cortejos como ato artístico e político.

 
 OBJETIVOS DO MOVIMENTO DE CIRCO E TEATRO DE RUA DO MARANHÃO:

     - O Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão (MCTR\MA) quer chamar a atenção de artistas, grupos e companhias para o descaso do poder  público e à falta de políticas eficazes na área da cultura em especial, na do teatro de rua e circo.

     - O Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão conta hoje com a participação de fazedores e pensadores do Teatro de Rua, visando à formação de pensamento cultural que alcance indistintamente o cidadão e sua maranhensidade, o poder público, a iniciativa Privada e mobilize a sociedade para a construção de um novo Espaço Público.   
 

     - Os grupos que compõem o MCTR\MA buscam reafirmar a existência e resistência de artistas fazedores de teatro que entendem a rua como espaço de exploração e pesquisa, um teatro que enxerga a rua como possibilidade de criação e de expressão, além de ser considerado por muitos cidadãos, como um local democrático, de encontro e de discussão com a platéia... Muitas platéias!
 

O QUE É O MOVIMENTO CIRCO E TEATRO DE RUA DO MARARANHÃO? 

Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão é formado por diferentes grupos teatrais e artistas independentes e visa à construção de políticas públicas permanentes para garantir a continuidade de pesquisa, produção e circulação de teatro de rua em diferentes pontos do estado. Não é arte pela arte. Não é uma arte acadêmica e elitista. E sim, uma arte comprometida com a sociedade. Precisamos reconhecer o valor da relação na rua entre ator e espectador. Buscamos redimensionar ambientes! Transformar o papel do espectador e incluí-lo na cena seja nas entradas e reprises de palhaços ou alguma ação teatral temática. E tem como desdobramentos do fazer, pensar e agir teatral,  inúmeras e sempre renováveis vertentes estéticas desenvolvidas na e para a rua.

“Fazer arte que não se comunica com seu povo é uma arte que está morta”
(Federico Garcia Lorca) 
 

HISTÓRICO DO MOVIMENTO CIRCO E TEATRO DE RUA DO MARANHÃO 
 

É um movimento que já existe no Maranhão, mas se estrutura de forma mais organizada e consciente do seu papel em 2007, a partir da união de grupos na ação comemorativa ao dia internacional do palhaço “Virá da Palhaçada”, com a intenção de articular e debater sobre a arte circense em nosso estado.

 

Em 2007, várias ações foram desenvolvidas com o intuito de apoiar e desenvolver a arte circense no Maranhão, sendo assim, foi construído um calendário de ações que incluem:

Propostas de fomento:
- Levantamento dos artistas no Maranhão, oficinas, debates e pesquisas, que são desenvolvidas com o olhar voltado para o teatro de rua e para o circo;
- Virá da Palhaçada - um encontro anual de palhaços, que inclusive, está em sua segunda edição;
- Circo na Terça - encontro semanal para treino de habilidades circenses e intercâmbio - que acontece desde janeiro de 2008, no anfiteatro Beto Biettencourt. 

Em setembro de 2008, o Movimento Circo no Maranhão participou da primeira reunião no estado para uma participação mais efetiva na articulação da Rede Brasileira de Teatro de Rua, o movimento então reafirma sua postura em relação a democratização da arte, absorvendo e sendo absorvido pelo teatro de rua, então consolidou mais forte: Movimento Circo e Teatro de Rua no Maranhão. 
 

“Os integrantes do movimento de teatro de rua do Brasil defendem a valorização do espaço público como local de criação, expressão e encontro, compreendendo que assim esse espaço torna-se ambiente propício a ampliação da cidadania de quem com ele se relaciona.”
(MTR-SP) 

     O Movimento Circo e Teatro de Rua no Maranhão defende a valorização dos espaços públicos abertos como local de criação, expressão e encontro, compreendendo que assim esse espaço torna-se um ambiente propício à ampliação da cidadania de quem com ele se relaciona, permitindo a fruição da arte e fazendo com que a rua deixe de ser mero corredor de passagem e passe a ser um espaço de troca entre o homem que a ocupa e a prática artística.

     Temos uma questão: democratizar as políticas publicas para o  Circo e o Teatro de Rua. E é preciso fazer uma auto-critica e dizer que estivemos durante muito tempo silenciado diante de uma visão que aparenta uma atitude mais mercadológica do que estética e mais vaidosa do que artística.

“Que se pense menos e se faça mais! Que se viva e se deixe viver!”
(Carlos Biagrioli) 
 

“Afirmamos somos da rua, somos das praças públicas, queremos espalhar arte pelo estado.  Encontramos-nos para fortalecer nossa diversidade e percebemos dentro deste contexto o quanto falta a ser feito, mas sabemos o quanto já trilhamos e sabemos de uma livre vontade de fazer teatro...    Senhoras e Senhores convidamos a todos para multiplicar a alegria na construção de um mundo re-encantado.”
MCTR/MA


Grupos que formam o Movimento: 
- Cia. Circense de Teatro e Bonecos
- Hu hu hu Circo Teatro - Núcleo São Luis / Balsas     
- Tapete Criações Cênicas
- Cia Chegança
- Cia Cambalhotas
- Grupo Guamá
- Casa das Artes e Movimento OCUPARTE – Imperatriz
- Núcleo Pés de Fulô de Teatro
- Cia Picadeiros

 Os profissionais de teatro de rua e circo do Maranhão reivindicam: 

1 - Criação de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal  que apóiem e incentivem as Artes Cênicas em espaço públicos;
2 - Normatização e legalização do uso de espaços públicos para atividades artísticas;
3 - Instalação de pontos de energia, sempre que solicitado para as produções artísticas;
4 - CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA;
5 - Representação no conselho nacional e conselho estadual de cultura;
6 - Lei de fomento estadual e municipal de rua e circo;
7 - Editais específicos para teatro de rua e circo, na forma de lei;
8 - Apoio e incentivo a toda e qualquer manifestação artística em logradouros públicos garantindo acesso à cultura;
9 - Que o circo seja reconhecido como patrimônio cultural da nação.

Contato da Produção:
Ana Gissele
(98) 3219-1915
(98) 9616-8134.
 

Onde Tem Circo e Teatro, Tem Kamaleao!

Raquel Franco
è isso Aí galera dso Camaleão!!
MCTR-MA NA LUTA SEMPRE CULTURA JÁ

| kekearte@yahoo.com.br 1/05/2009

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior · Próxima