Luta contra o Câncer no Maranhão

Whatsapp
  
  Atualizado em 23/03/2023
 

 


Fundação Antonio Jorge Dino - FAJD

 

O Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) é um serviço especializado no tratamento do câncer. É mantido pela Fundação Antonio Dino (FAD), entidade sem fins lucrativos, que viabiliza a realização do tratamento completo contra o câncer. Além disso, a Fundação oferece também hospedagem a mulheres e crianças com câncer para facilitar a realização do tratamento durante o período necessário de permanência na cidade de São Luis.

AGENDAMENTO
Telefone - Whatsapp: (98) 999719897
Como fazer para ser atendido no Hospital do Câncer Aldenora Bello

Para agendar seu primeiro atendimento no Hospital do Câncer Aldenora Bello, basta apresentar os seguintes documentos:

  • Encaminhamento médico
  • Cópia do resultado da biópsia comprovando diagnóstico oncológico (câncer)
  • Exames realizados
  • Cartão SUS
  • RG, CPF e Comprovante de residência

Serviços Oferecidos
Anatomia Patológica, Serviço Social
Exames de Análises, Clínicas Nutrição
Consultas, Pronto Atendimento
Quimioterapia, Endoscopia
Radioterapia, Colonoscopia
Braquiterapia, Biópsia de Próstata
Psicologia, Punção da Tireóide
Fonoaudiologia, Biópsia de Mama
Fisioterapia, Mamografia
Terapia Ocupacional, Raio-X
Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia



ESTATÍSTICAS:
São realizados mais de 20.000 procedimentos no Hospital, em média 1.065 hospedagens e 3.200 refeições nas casas de apoio durante todos os meses do ano.


HISTÓRICO:
A Fundação Antonio Dino recebe o nome de um dos médicos que iniciou o combate ao câncer no Maranhão a frente do Hospital do Câncer Aldenora Bello durante quase 12 anos. Tudo começou pelo hospital em 1964 com uma sala de Raio-X e uma sala de voluntárias coordenada pelo Dr Antonio Dino e a Sra Enide Dino, sua esposa, que assumiram a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, respectivamente.
 

Iniciaram campanhas de arrecadação de recursos para a construção de um pavilhão para abrigar uma Bomba de Cobalto, aparelho que realiza tratamentos de radioterapia contra o câncer. Após inúmeras dificuldades, em março de 1976, a Bomba de Cobalto foi instalada. Infelizmente, pouco tempo depois, o Dr Antonio Dino veio a falecer vítima de uma parada cardíaca no dia 18 de julho de 1976.
 

Foi então criada a Fundação Antonio Dino em 10 de dezembro de 1976 com o objetivo de manter o Hospital do Câncer Aldenora Bello em sua missão original de atender aos pobres e indigentes sem cobrar por seus serviços. Uma entidade filantrópica que tem o trabalho voltado à população maranhense, portadora de câncer, em especial, à mais carente.



A INSTITUIÇÃO
Tem sua sede em São Luís do Maranhão, localizada próximo ao Hospital do Câncer Aldenora Bello, onde além do hospital possui três casas: uma funciona a sede administrativa e as outras duas são Casas de Apoio, que hospedam crianças e senhoras, geralmente do interior, que não possuem lugar nem recursos para ficarem na cidade durante o tratamento.
 

Essas casas são sustentadas pela Fundação Antonio Dino através de doações da comunidade. Os pacientes têm inteiro apoio em alimentação, remédios, vestuários, transporte e suporte psicopedagógico para dar continuidade ao tratamento.
 

Para um melhor desempenho do objetivo da Instituição foram criadas unidades operacionais que se complementam para chegar na nossa missão que é:

Ser referência, e ter reconhecimento como instituição filantrópica eficaz, na assistência aos pacientes com Câncer.
 


ENTIDADES MANTIDAS PELA FUNDAÇÃO

Hospital do Câncer Aldenora Bello – Principal unidade mantida pela Fundação. O único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado do Maranhão, conta com equipe médica que atua em todas as áreas da oncologia, além de equipe multiprofissional completa para o atendimento integral ao paciente oncológico. São diagnosticados mais de 3500 casos novos de câncer ao ano, o que representa mais de 50% do número de casos esperados para o estado. São realizadas mais de 56.756 consultas, 896 cirurgias, 30.141 quimioterapias e 6.025 radioterapias ao ano.

Centro de Ensino e Pesquisa – Coordena cursos, congressos e trabalhos científicos, já tem publicado vários livros que auxiliam em pesquisas no campo da medicina oncológica. Possui convênio com centros de estudo da área médica, incluindo a Universidade Federal do Maranhão – UFMA , Faculdade Santa Teresinha – CEST e Centro de Ensino Unificado do Maranhão – UNICEUMA.

Centro de Prevenção e Diagnostico – Responsável pela realização de campanhas e ações visando a prevenção e o diagnostico precoce. Também organiza e atende solicitações da unidade móvel, utilizada em campanhas de prevenção de câncer fora do Hospital e em parcerias com outras instituições e comunidade.

Núcleo de Voluntários – Constituído por pessoas de boa vontade que desenvolvem importante trabalho em prol dos pacientes em vários projetos junto às diversas unidades operacionais da
 


Fundação Antonio Dino, campanhas e projetos
Casas de Apoio - Hospeda pacientes carentes em tratamento no Hospital do Câncer Aldenora Bello procedentes do interior do estado. São sustentadas por doações da comunidade. Os pacientes têm inteiro apoio em alimentação, remédios, vestuários, transporte e suporte psicopedagógico. Durante sua estadia participam, ainda, de atividades pedagógica, sob a supervisão de profissionais especializados.

Setor de Captação - Coordena todas as maneiras que visam a captação de recursos destinados ao suporte financeiro e manutenção das atividades das unidades operacionais da Fundação. Entre essas maneiras destacam-se o telemarketing, os eventos sociais. È um trabalho de profissionais treinados que fazem contato telefônico, visando a sensibilização da população maranhense a se tornar doadora mensal, para a viabilização financeira e continuação das atividades assistenciais da Fundação.

Eventos e Campanhas - São eventos destinado a arrecadação de fundos para a Fundação. Os custos dos eventos são custeados através de patrocinadores que viram parceiro da Fundação


Redes Sociais:
Site: www.fundacaoantoniodino.org.br 
Instagram: www.instagram.com/fundacaoantoniodino
Facebook: www.facebook.com/fundacaoad
Whatsapp: (98) 999719897

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima