Bloco da Bicicletinha

Atualizado em 7/01/2017
Whatsapp


Bloco da Bicicletinha do Samba em São Luís
Dias: Sábados de Antes do Carnaval às 17h00
Dias 07, 14, 21 e 28 de janeiro e 04 e 11 de fevereiro 2017 , sempre a partir das 17h
Onde: Ruas do Centro Histórico

PROGRAMAÇÃO 2017

Tema “Bicicleta do Samba – 7 Anos de Tradição e Folia” será levado à atual temporada do pré-Carnaval de rua.
Para quem esperou o ano todo a chegada do pré-carnaval de São Luís, a temporada chega com todo o gás e desafiando foliões a terem energia, pois serão dois meses de muita diversão até os três dias oficiais do Carnaval 2017. E quem chega fazendo a festa logo no primeiro sábado de janeiro é a Bicicleta do Samba que, com sua irreverência e primando pelo resgate da folia, se consolidou no centro da capital como uma das boas opções de diversão carnavalesca que a cidade oferece no período. A Bicicleta do Samba dá sua largada para a temporada 2017 da folia levando um grande número de foliões ao seu QG na Rua do Egito, nas proximidades da Praça João Lisboa, um dos pontos turísticos pitorescos da grande São Luís.

 
Temporada

Folia da Bicicletinha do Samba se estenderá por quase dois meses, do primeiro sábado de janeiro até o Carnaval
 
As tardes/noites de samba da Bicicleta acontecem nos , com a brincadeira novamente realizando a sua tradicional pedalada às 21h, nas ruas do Centro Histórico da capital.
 
“O que se vê nas fachadas dos prédios e casarões, nos emociona, são familiares acenando e dançando nas janelas, o que nos faz recordar as antigas brincadeiras que subiam e desciam as ruas Oswaldo Cruz (Rua Grande), Rua do Sol, Rua de Santana, Rua da Paz, Praça João Lisboa e faziam do carnaval de São Luís o reconhecimento do 4º melhor carnaval do país”. Ademais, precisamos revitalizar nosso carnaval com inovações que possam cada vez mais abrilhantar essa que é maior festa popular do Brasil, sem esquecer de manter viva as nossas tradições, ponderou o idealizador da brincadeira, o jornalista e incentivador cultural Gutemberg Marques Bogéa. Para Gutemberg Bogéa, as novas tendências musicais também enriquecem a cultura musical brasileira. “Não podemos taxar os ritmos que surgem nas novas tendências da juventude, como músicas que depreciam a cultura ou a moral. Essa é a nova forma de se criar e brincar carnaval, ouvindo forró, sertanejo e outros ritmos; tudo é válido e só tem a acrescentar”, comenta. “São Luís já teve entre os melhores carnavais do país, e hoje se tornou muito difícil se reconquistar esse título que se obtinha, mas a cidade pode lutar para ter o melhor pré-carnaval, mantendo aqui pós festas de final de ano, turistas que visitam São Luís nos períodos que antecedem o carnaval. A cidade tem recebido o grande número de visitantes nas festas de final de ano, turistas estes que buscam praias e diversão, e São Luís tem tradicionalmente o histórico de fazer carnaval logo nos primeiros dias do ano e isso facilita o prolongamento das visitas, tendo em vista que o brasileiro é um povo festeiro, o que é muito interessante para quem chega na cidade. Com essa diversidade de ritmos e essa mescla de novas tendências, a música pode muito bem colaborar para diversificar ainda a criatividade dos artistas locais”, complementou Gutemberg Bogéa.

Novidades
Entre as novidades na estrutura está o contato mais próximo com o público. A brincadeira deixa de se apresentar neste ano em estrutura de palco montado e volta a ter a sua tenda com o formato de samba de roda no centro com as estruturas de barracas ao seu redor, uma maneira de sentir mais de perto a participação do público. A brincadeira volta a fazer seus passeios pelas ruas, o que não acontecia devido o grande público presente, o que impossibilitava a saída. “Teremos uma estrutura organizada de segurança privada, que darão o suporte para a saída da brincadeira, que promete abrilhantar as ruas do Bairro da Praia Grande. Outra mudança será na entrada, que será novamente feita tanto pela Rua dos Afogados, vindo da Praça João Lisboa ou Praça Pedro II, assim como pela Rua Issac Martins e Avenida Beira Mar, facilitando assim o acesso dos foliões a estrutura montada”, finalizou Gutemberg. Então, no dia 07 a Bicicleta do Samba mostra as caras e dá a largada para a temporada de folia 2017, um ano em que a força da cultura popular promete ser a principal fonte de reconstrução do país, que atravessa uma enorme crise de valores éticos e morais.

 

 

Preço de Ingressos:
ENTRADA FRANCA


BICICLETA DO SAMBA

A Bicicleta do Samba é um projeto cultural que visa resgatar os antigos carnavais de São Luís com uma brincadeira que reúne artistas, jornalistas, escritores e a população em geral, num ambiente que resgata o brilho do acervo arquitetônico da capital maranhense. Um grupo de músicos se concentra no entardecer dos sábados que antecedem o carnaval, o pré-carnaval, para usufruírem momentos agradáveis de lazer, regado a samba de qualidade e muita animação. Objetivando sempre prestigiar os pontos turísticos da cidade e relembrar o passado histórico de São Luís, a tarde/noite, antes realizada no estacionamento do Jornal Pequeno e durante 4 anos no calçadão do antigo Hotel Central, na Praça Pedro II, tem como nova concentração o Bar e Restaurante La Boca, na esquina da Rua do Egito com a Rua dos Afogados, vivo na memória maranhense por abrigar o Teatro da Cidade, antigo Cine Roxy, cinema áureo das décadas de 70 e 80, botecos de entretenimento como o Bar Opção, point de, boêmia na Ilha, Bar Castelinho (nos fundos do cinema) e Banco do Estado do Maranhão – BEM, que com sua magnitude e já moderna estrutura para a época ostentou por anos um dos restaurantes mais famosos de São Luís, o Palheta, em sua cobertura, com uma das vistas mais espetaculares da cidade e a Rádio Timbira do Maranhão, no seu 10º nadar. O Projeto Cultural Bicicleta do Samba constrói, em São Luís, um trabalho de resgate dos antigos carnavais com marchas e sambas que fizeram sucesso em décadas passadas e que ainda hoje são lembrados em rodas e encontros de todas as gerações brasileiras. O projeto inclui as potencialidades existentes no turismo do Estado, em todas suas vertentes arquitetônicas, culturais, naturais e históricas, assim como a poesia, prosa, música, folclore, estabelecendo vínculos ou identidade com a criatividade brasileira e belezas de um modo geral.


Realização:

Gutemberg Bogéa

Telefone - Informações:
(98) 3261-8003

Comentar

<%PostCommentPage%>
OBS.: Para receber notificação de cada atualização o siga o Kamaleao no Facebook e no Twitter @Kamaleao
Todos os Eventos Anterior · Próxima