Reportagem Jornal Nacional em Pinheiro-MA

Whatsapp
  
  Atualizado em 17/09/2010
 


JN no Ar visita a cidade de Pinheiro, no Maranhão

Dia 17 de setembro 2010
Onde: Cidade de Pinheiro no Maranhão

Resumo:
Pinheiro, no Maranhão, não tem esgoto. Há fossas nas calçadas, diante das casas. Um padre construiu escolas que são mantidas por doações, principalmente do exterior. O hospital regional é limitado.

Bastidores:
Assim que chegamos a uma cidade, a abordagem é quase sempre a mesma: puxar papo com os moradores para saber o que o lugar tem de bom. Mas, nesta sexta, em Pinheiro, a resposta demorou a aparecer.
Pergunta daqui, dali, nada. Uma, duas, dez pessoas e só queixas. É o centro esportivo que não ficou pronto, a saúde que não presta, o esgoto que corre a céu aberto, urubus para todo lado.
A busca pelo ‘salame’ estava difícil. Sim, isso mesmo. Salame é um jargão que a equipe do JN no Ar consagrou nessas quatro semanas de trabalho.
A expressão surgiu logo após a segunda reportagem do JN no Ar, em Almirante Tamandaré (PR), quando provamos o salame produzido artesanalmente pelo Seu Hilton. Ficou simpático no ar. Uma brincadeira, um tempero para a reportagem.
O ‘salame’ não precisa ser necessariamente comida. É algo de bom da cidade, algo que orgulha os moradores. Afinal, estamos sempre em busca dos desafios, mas também das conquistas de cada município.
Durante a nossa visita a Pinheiro, a produtora Adriana Caban, que saiu com o repórter cinematográfico Dennys Leutz, me mandou uma mensagem. “Encontraram algum salame. Nós, não”.
Felizmente, Paglia já havia descoberto o importante papel social do futebol em Pinheiro. São mais de 5 mil jogadores inscritos na Liga Pinheirense de Desportos (LPD). E estávamos a caminho do Rio Pericumã, ponto turístico de Pinheiro, apontado por muitos moradores como o orgulho da cidade.
No Pericumã, a população se diverte e tira seu sustento. As piabas e badejos preparados com capricho por Dona Maria Santa também vêm do rio. Mas o Pericumã não é um ‘salame’ completo. É para lá que vai o esgoto da cidade. Uma pena.


Projeto:
Equipe do JN no Ar
Repórter Ernesto Paglia visita uma cidade de cada Estado brasileiro e do Distrito Federal
Eleições 2010

Onde Tem Carnaval em Pinheiro, Tem Kamaleao!
 

Daniele
Que vergonha eim, na cidade em que Sarney nasceu!
| danicariso10@hotmail.com 18/09/2010
Reginaldo Nascimento
e ainda dizem que o maranhão não pode parar,parar com a pobreza com a miséria,uma vergonha nacional,será de quem é a culpa hein!
| naldonm@yahoo.com.br 18/09/2010
Adriana Costa pinheiro-ma
Tenho orgulho de ter nascida em pinheiro, uma cidade bonita que tem tudo para desenvolver, e ao mesmo tempo esqcida pelos governantes, q vergolha para Sarney!!!! fora do maranhão a familia de SARNEY...
| dryjulio@hotmail.com 18/09/2010
Laura Taise Vaz Silva
EH uma VERGONHA saber que temos tudo para sermos um estado desenvolvido e por causa da família Sarney que so serve pra trazer atraso passamos vergonha perante o Brasil inteiro. E aida diz que o maranhão nao pode parar.... niguem merece.


| laurataise@hotmail.com 18/09/2010
Dr.Paco Dammaceno
A realidade politica do maranhão é visivel,existem muitas outras cidades em estados de total calamidade publica, esse é o momento de reflexão para toda a população maranhense que tem que saber exigir seus direitos e ter consiência de uma arma poderosa nas mãos que chame-se o VOTO!!!
| paco@d,com 18/09/2010
Dr.Paco Dammaceno
A realidade politica do maranhão é visivel,existem muitas outras cidades em estados de total calamidade publica, esse é o momento de reflexão para toda a população maranhense que tem que saber exigir seus direitos e ter consiência de uma arma poderosa nas mãos que chame-se o VOTO!!!
| paco@d.com 18/09/2010
Vanessaa Martiins
Isto é uma vergonha ...
Isso tudo culpa de quem: Sarney ..
Naum fez o ke tinha ke fazer.. .....

isso é uma vergonha p o maranhão ... e principalmente ao Brasil..

| vanessaeline_12@hotmail.com 19/09/2010
ricardo arantes
sem comentarios ! as imagens disem tudo.vamos votar e mudar essa dura e patetica realidade.
| gao_a@hotmail.com 19/09/2010
roberth
issso é uma vergonha,mais dia 3 de outubro pensem bem antes de escolher seus candidatos...
| ronny_roberth@hotmail.com 20/09/2010
GRAÇA
VERGONHA NACIONAL. Ai lá vem eles de novo Victor Mendes e Roseana, esse é o amor que eles têm pelo maranhão especificamente por pinheiro.
| sempresuaamiga@hotmail.com 23/09/2010
PROGRESSO
VAMOS MUDAR ESSE MARANHAO DE POVO SOFRIDO, TEMOS ESSE PODER, NAO VAMOS VOTAR EM POLITICOS QUE ESTAO ENVOLVIDOS EM ESCANDALO NACIONAL, ASSIM COMO A FAMILIA SARNEY, POIS ESSES SAO RESPONSAVEIS PELO ATRASO DESSE ESTADO, PELA FALTA DE INFRA-ESTRUTURA, SAUDE E EDUCACAO, QUEREM CONHECER A VIDA DESSA FAMILIA BASTA PESQUISAREM NA INTERNET.
| cejasmendesfrei@bol.com.br 27/09/2010
cleude pinheiro
ola,sou de pinheiro me sinto angustiada por essa familia sarney.......amo voces gotaria muito de conhecer a tv kamaleao.moro centro de são luis,por favor sou apaixonada por carro me ajudem a conhecer alimosine.beijos 88056494
| 15/10/2010

Obra: SONETO
Título: MAU, SÓ, AO LÉU (MAUSOLÉU)
Autor: Lucifer


Cai um SOL em seu triste ocaso
Mergulha a noite num clarão
A estrela que volta a brilhar
É uma beta de escorpião

Após anos na vala comum
Mortos fazem rebelião
Duma só vez todos se exumam
Dando o lugar ao VESPILÃO

Grande Maranha significa,
Assim falou padre Vieira,
“Mesma coisa que Maranhão”

Mas se o vigário fosse vivo
Veria que seu dito valeu
Enquanto “Sarnê” foi mandão.

GLOSSÁRIO:
* Ocaso: o pôr-do-sol
Beta de Escorpião: estrela que, na bandeira nacional, representa o Maranhão.
Vespilão: no Império Romano, coveiro que enterrava os pobres em valas comuns.
Maranha: negócio intrincado, astúcia, mentira......etc.

| lucifer666@hotmail.com 22/10/2010
Markus vinicius
Para um bom entendedor meia palavra basta. Eu fico chateado com esse pessoal que fala mal e acaba elegendo esses FDP da familia sarney como fizerão de novo elegeram aquela ladra que é a Roseana Sarney assim que os maranheses querem para o estado ir pra frente eu não entendo isso sinceramente.
| markusvinicius182vip@hotmail.com 3/11/2010
Raffisa Castro
gente carnaval é aki em Pinheiro. Apesar de ter nascido em São Luis, moro aki em Pinheiro e amo minha cidade, mesmo sabendo q terei que ir embora logo, logo para estudar. Não esquecerei minhas origens, e carnaval estaria aki d volta! Gente venham carnaval pra cá pois é bão d + da conta siô! kkkkkkkkk =)
| dezraffisarock@hotmail.com 27/12/2010

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima