Praça Benedito Leite - São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 8/07/2016
 


Praça Benedito Leite - São Luís
Praça Benedito Leite é uma das mais bonitas mais bonitas de São Luís. O largo está localizado ao lado da Igreja da Sé (Catedral Metropolitana), entre as ruas de Nazaré e da Sé, em frente ao Palácio do Comércio, que abriga as instalações da Associação Comercial do Maranhão e o Hotel Central.


[PROGRAMAÇÃO] Férias Culturais em São Luís
Passeio Serenata, Roteiro de Reggae e Sarau Histórico



História da Praça benedito Leite:
O logradouro já foi chamado de Jardim 13 de Maio, Largo do João Velho e Praça da Assembleia, e recebeu o atual nome em homenagem ao governador do estado e poeta maranhense que incumbiu o engenheiro Anísio Palhano de Jesus de elaborar um projeto paisagístico para o largo. 
Antes, o espaço era ocupado por casebres. Em 1804, a mando do governo português, as moradias seriam retiradas para a construção do primeiro jardim botânico da cidade, mas o projeto foi abortado logo no início. O que é uma pena para a cidade que até hoje não possui um espaço semelhante. Em 1851, os casebres foram finalmente retirados e o largo foi transformado em amplo jardim que comportava flores e árvores de diversas espécies, cercado por gradil de ferro. O vergel sofreu intervenções nos anos seguintes, quando foram retiradas algumas plantas e postos novos arbustos.



Projeto da Praça:
O projeto paisagístico elaborado por Anísio Palhano de Jesus contemplava a plantação de figueiras, compondo um jardim com doze espaços, destinados ao Panteon Maranhenses, que novamente não teve prosseguimento. A Praça do Panteon foi construída anos depois em frente à Biblioteca Pública, que por coincidência ou não, leva nome do mesmo estadista. Mas hoje, os bustos que integravam a seleta de ilustres maranhenses foram retirados para restauração após ação de vândalos e nunca mais devolvidos.


Inauguração:
Com o atual nome, a praça foi inaugurada no dia 6 de março de 1911, data do aniversário de falecimento de Benedito Leite. No local foi posto uma estátua em bronze do ex-governador esculpida na França por Émille Decorchement, uma das poucas peças que remontam aos fundadores da capital. Ressalta-se, contudo, que São Luís não tem o costume de preservar suas obras artísticas urbanas. Das poucas dezenas que adornavam a cidade, são raras as que sobreviveram ao tempo.


Restauração:

A Praça Benedito Leite, ao longo de sua história, sofreu outras intervenções. A mais recente ocorreu em 2006, uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Banco Bradesco, executada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento do logradouro. A intervenção na Benedito Leite substituiu o piso de cimento por um de alta resistência, semelhante ao que foi utilizado na reforma da Praça Gonçalves Dias. A calçada do entorno, que é de pedra portuguesa e os bancos foram reformados. Também neste ano, deu-se a reforma do antigo coreto, transformado em loja desde as primeiras décadas do século XX, além de conclusão da nova iluminação.



Quem foi Benedito Leite?
Benedito Pereira Leite foi governador do Maranhão, de 1 de março de 1906 a 25 de maio de 1908. Nnasceu em Rosário, em 1857 e morreu em 1909). Foi um político brasileiro, um dos membros da Junta governativa maranhense de 1891. 

Praça Benedito Leite - São Luís

Mapa da Praça Benedito Leite - Centro Histórico de São Luís

tatiane sousa
gostei muito da programação mais nao e o que a gente ve começa muito tarde deveria ser mais pontual começar as 18:00 e terminar as 23:00 pois as crinças nao podem ver pois acaba sendo tudo muito tarde
| tatymylove2010@hotmail.com 8/06/2010
andressa patricia
eu adoro vcs sabe uma uma vontade de dar um abraço bem gostoso no kamaleao bjs adoro todos vcs
| andressa_sousa17@hotmail.com 25/06/2010
Paulo
Oi boa tarde!
NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA :
O senhor Paulo Eduardo Vilaça Carvalho.
perdeu sua carteira contendo todos seus documentos, cartoes.
ali pelas imediacoes do itapiraco. O mesmo pede para quem a encontrou entrar em contato pelo: 987849061 ou 984483333 ou deixar na portaria da emissora. De ja agradece.

| paulloeduardoovc30@gmail.com 8/07/2016

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima