Astro de Ogum

Atualizado em 3/10/2016


Vereador Astro de Ogum
Nome verdadeiro: Generval Martiniano Moreira Leite
Idade: 58 anos
Data de Nascimento: 16/10/1957
Naturalidade: São Luís - MA
Estado Civil: Solteiro
Grau de Instrução: Ensino Médio Completo



BIOGRAFIA:

Popularmente conhecido como Astro de Ogum, filho de Oxumaré com a cabeça emprestada para Ogum, devido à seus laços com a religião afro da Umbanda. Astro de Ogum é o primeiro Pai de Santo eleito vereador de São Luís. Vereador há 16 anos, foi eleito em 2016 com 9.703 votos pelo 5º mandato consecutivo.

 

DIFICULDADES DA INFÂNCIA
Filho do sargento da Polícia Militar João Francisco Costa Leite, nasceu no município de São Bento, a 301 km de São Luís, na Baixada Maranhense, foi abandonado pelo pai, juntamente com sua mãe e mais 4 irmãos.
 
As dificuldades atravessadas pela família fizeram com que viessem morar na capital, e diante da situação, ainda muito pequeno, se viu obrigado a trabalhar para ajudar no sustento da família.
 
Para ajudar no sustento da mãe e irmãos, passava o dia vendendo picolé, laranja e mariola pelas ruas e praias de São Luís e dormia nas ruas da feira da Liberdade.
 
Astro também não esconde que teve tudo para se transformar em um marginal, e reconhece que percorreu um caminho bem diferente dos seus amigos, contudo, nunca abriu mão dos valores e princípios éticos.
 
“Percorri um caminho tortuoso, mas diante da envergadura deste momento que vivenciarei a partir de então, o povo de São Luís, que me acolheu de braços abertos,  é sabedor que consegui lograr êxito. A minha determinação, coragem e o meu espírito aguerrido foram decisivos no projeto que tracei para minha vida”.
 
CARREIRA POLÍTICA
Em 2000, Astro de Ogum foi eleito para seu 1º mandato com 3.253 votos. Em 2004, foi reeleito com 7.352 votos para o 2º mandato. Em 2008, foi reeleito pela 3ª vez com 5.135 votos. Em 2012, foi  vice-campeão nas urnas, com 8.766 votos e reeleito pela 4ª vez.

 
RELIGIÃO
“Há mais de três décadas atuo como pai de santo em São Luís, e foi pela umbanda que enveredei para política, pois no meu primeiro mandato, certamente, além dos meus amigos, os meus irmãos de religião me fizeram conquistar uma cadeira na CMSL. Com o passar dos anos, em razão do trabalho social que desenvolvo em prol dos menos favorecidos, ampliei minhas bases e, atualmente, para que tenham ideia do fenômeno Astro de Ogum em São Luís, possuo vários assessores evangélicos”.
 
Além da religião e do social, a cultura é outro pilar muito forte na base eleitoral do vereador Astro de Ogum, para saudar a posse do 1º Pai de Santo a comandar uma Casa Legislativa no País, o pátio da Câmara de São Luís foi invadido por vários grupos folclóricos de tambor de crioula e blocos tradicionais.
 
Apesar do estereótipo traçado por muitos, levando em conta o jeito sisudo do parlamentar, é o lado humano e bondoso que sempre fez questão de alimentar. “Tinha tudo para ser revoltado, para não gostar do meu pai, pois sofremos muito pela ausência dele, mas quando o reencontrei e descobri que estava doente, prestei toda a assistência para salvá-lo, o que só não foi possível porque chegou o momento escolhido por Deus”, afirmou.
 

Fotos: Vereador Astro de Ogum com o Pai de Santo Bita do Barão e Paulinha Lobão. 
 

 OBS.: Apagamos comentários ofensivos que incitem o ódio a homessexualidade ou à vida pessoal do vereador e desrespeito as religiões africanas.


Comentar

<%PostCommentPage%>
Todas as Notícias
Anterior · Próxima