Eliziane Gama

Atualizado em 28/05/2016

 
Eliziane Gama
Eliziane Pereira Gama nasceu no município de Araguanã, cerca de 400 km de São Luis, no dia 27 de fevereiro de 1977, é a quinta filha do casal Domingos Newton Gama e Dalvina de Jesus Pereira.

 

Por causa do ofício do pai, que é pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, morou em várias cidades do Maranhão e conheceu de perto a realidade de muitos municípios do estado.
Como milhares de jovens, tinha um sonho: entrar na universidade e ser jornalista. Aos 15 anos veio para capital em busca da concretização deste sonho e aos 17 anos começou a cursar jornalismo na Universidade Federal do Maranhão. Era o primeiro passo de uma trajetória de lutas e também de muitas conquistas.

 

Candidata a um cargo político pela primeira vez no ano de 2006 conseguiu com êxito eleger-se deputada estadual aos 29 anos. Foi reeleita com mais de 37 mil votos, sendo a segunda deputada mais bem votada na capital maranhense.

 

Eliziane Gama foi a única mulher que concorreu a Prefeitura de São Luís nas ultimas eleições e ficou em terceiro lugar com mais de 70 mil votos.

 

Formada pela UFMA é comunicadora reconhecida. Sempre esteve envolvida em ações e projetos sociais para benefício das comunidades mais carentes.

 

Na Assembleia Legislativa tem se destacado como defensora da causa da criança, adolescente, mulher, idoso e também dos direitos humanos. Já presidiu comissões importantes como a CPI de Combate a Pedofilia e Abuso Sexual Infantil, a Comissão de Direitos da Mulher, a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Infância, Juventude e Idoso. Foi ainda relatora da CPI que investigou crimes praticados pela concessionária Euromar.

 

Para Eliziane Gama, a criança é prioridade absoluta, por isso que emendou a Constituição do Estado proibindo o corte de verbas para a infância. Através de projeto de Lei, proibiu também o uso das chamadas pulseiras do sexo na rede escolar, como uma forma de combater a violência sexual e física.

 

Como presidente da Comissão da Infância conseguiu a capacitação dos conselheiros tutelares do Maranhão para cuidar com mais eficiência das crianças maranhenses.

 

 

No final de 2009, devido aos dados que colocaram o Estado do Maranhão como o terceiro do país com maior número de denúncias no Disque 100, Eliziane Gama em um gesto de ousadia, coragem e acima de tudo de proteção as crianças e adolescentes, criou a CPI de Combate a Pedofilia. Como presidente da CPI ouviu mais de 100 depoimentos, dezenas de casos, e percorreu 12 cidades do interior do estado, o que resultou em vários encaminhamentos como abertura de processos e prisões durante as audiências da CPI.

 

A mobilização e envolvimento das autoridades de proteção a infância no combate a pedofilia e exploração infantil foi tão grande que todos os agentes se uniram e lançaram em conjunto com a CPI, a Campanha Maranhão Contra a Pedofilia. Dentre os resultados da Campanha está a descoberta do chamado “Mostro de Pinheiro”, o pai avô que estuprou e violentou sua filha por 17 anos em cárcere privado.

 

Atualmente é presidente da Comissão de Meio Ambiente.


Comentar

<%PostCommentPage%>
Todas as Notícias
Anterior · Próxima