Outeiro da Cruz - São Luís
Localização: Em frente a Caixa D'Água da CAEMA
perto do Castelão, na ponta do Viaduto do Café
DESCRIÇÃO:
O Outeiro da Cruz é um monumento localizado no bairro Outeiro da Cruz em São Luís. Representa a vitória de uma série de batalhas envolvendo Portugueses e Holandeses e Franceses.
O QUE É OUTEIRO? Outeiro é uma plavavra que vem do latim "altāre" que significa: ALTAR é uma pequena elevação de terreno, ou seja, um pequeno monte. OBS.: É Outeiro, e não Oiteiro.
HISTÓRIA e CONTROVÉRSIAS - AS BATALHAS DO OUTEIRO DA CRUZ
O monumento teria sido construído em homenagem à Batalha de Guaxenduba em 19 de novembro de 1614, mas essa Batalha ocorreu em Icatu no Litoral. No local do monumento ocorreu a Batalha do Outeiro da Cruz em 1622, onde os portugueses expulsaram os flamengos (Holandeses de Flandres) durante a Invasão Holandesa. De 1641 a 1644 houve uma batalha entre portugueses e holandeses. Os portugueses estavam sob o domínio dos holandeses e foi em 1642 que se deu a primeira batalha e a primeira vitória dos portugueses, que iria culminar, depois de duas outras batalhas, na expulsão dos holandeses, em 1644. No site do IBGE consta que no local foi travado os combates da Revolução da Balaiada (1839 - 1840), essa informação não bate com a maioria dos historiadores.
A LENDA DO OUTEIRO DA CRUZ
Conta a lenda, que no Século 17, durante a batalha para retomar a França Equinocial (Exploração de colônias), que a Santa Nossa Senhora da Vitória, que apareceu nas trincheiras para os Portugueses, transformando areia em pólvora e seixos (pedras) em projéteis (munição). Porém esse milagre é atribuído à Batalha de Guaxenduba em outra região, em Icatu.
O MONUMENTO DO OUTEIRO DA CRUZ
Parece com um túmulo gigante todo pintado de branco, mas a idéia é que seja um altar. É uma caixa quadrada feita de concreto com escadas em cima e no topo uma cruz é a descrição visual do monumento Outeiro da Cruz. "São Luís é muito rica de monumentos seculares, e eles servem para guardar uma memória, para eternizar um acontecimento, uma passagem da história digna de ser lembrada, mas infelizmente têm alguns que o poder público não está cuidando", lamenta o pesquisador, professor e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Euges Lima.
GIGANTE DO OUTEIRO DA CRUZ
É o apelido dado ao Estádio Castelão que fica praticamente ao lado do monumento