Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos

Whatsapp
  
  Atualizado em 15/05/2013
 


II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos
Dias 15 a 17 de maio 2013
ONDE: Hotel Brisa Mar - São Luís - MA

Telefone - Informações - Inscrições:
 (98) 3301-3882
Fábio Cabral

Sobre o Evento:
A aproximação dos megaeventos que serão realizados no Brasil, como as Copas das Confederações e do Mundo, além das Olimpíadas e Paralimpíadas, faz com que a temática ganhe força para ser debatida. Para muitas instituições, é importante discutir o legado social que será deixado para o país, estimulando reflexões sobre o papel desses grandes eventos para a proteção da infância e da adolescência, a garantia universal do direto ao esporte, e a herança para além das cidades-sede.

São Luís do Maranhão vai receber o II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, entre os dias 15 e 17 de maio. O encontro é uma realização conjunta do Instituto Formação, o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e a streetfootballworld, com apoio da Universidade Federal do Maranhão, GIZ, SAMSUNG e Ministério do Esporte, e tem como um dos seus principais objetivos discutir o esporte como direito e ferramenta para o desenvolvimento humano e social. Os participantes são organizações brasileiras e de outros países que desenvolvem experiências de projetos sociais na área do esporte educativo e inclusivo.

A programação engloba diversos debates com temas variados, abrangendo o direito ao esporte, ações para desenvolvimento humano, inclusão de crianças e adolescentes com deficiências, comunidade de aprendizagem, emancipação, cidadania, troca de experiências e muito mais. A presença do fotógrafo e jornalista Caio Vilela está garantida. Ele participará do evento para fazer os registros e, posteriormente, lançar seu novo livro “Futebol-Arte – do Oiapoque ao Chuí”. Além disso, é a oportunidade de conhecer o Futebol de Rua, um tipo diferente de futebol que vem sendo praticado ao redor do mundo. Não dá pra perder!


Programação
A abertura do evento será no dia 14 de maio com a mesa "O direito ao esporte seguro e inclusivo e o legado social dos megaeventos esportivos no Brasil", que terá a participação de representantes das instituições realizadoras do evento, do Ministério do Esporte e de redes de organizações juvenis. Ainda pela manhã uma ciranda de vozes com representantes de organizações brasileiras e da Alemanha irá tratar do tema "Esportes Educativos para o desenvolvimento Humano e Social: reverberando nossas ações.

A programação segue no início da tarde com a palestra de Rodrigo Mendes, presidente do Instituto que leva o seu nome, e de Ana Paula Soares, Diretora da Special Olympics Brasil, com o tema "Uma Escola para todos: a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências nas escolas através do esporte".

Também, a tarde haverá divisão de grupos temáticos para debater a "Emancipação, cidadania e proteção de crianças, adolescentes e jovens pelos esportes". Um desses grupos irá reunir organizações não governamentais brasileiras que vem discutindo a criação de uma Rede de Futebol de Rua no país.

No fim do dia haverá um circuito demonstrativo de Atletismo em três tempos, organizado pela Incubadora de Esportes Educativos do Instituto Formação. O circuito será uma demonstração de uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Escola de Mediação.

O segundo dia será dedicado à prática de festivais de futebol e handebol de rua, baseada na metodologia dos três tempos. Os participantes serão convidados a fazer parte dos jogos e vivenciar a metodologia, que é desenvolvida por um conjunto de organizações no mundo inteiro. Também acontecerá uma Caravana de Futebol de Rua 3 com crianças atendidas pela Ufma (Departamento de Educação Física), em projetos sociais na área de esportes.

A noite, como parte da programação cultural do encontro, acontecerá o lançamento do livro Futebol - Arte - do Oiapoque ao Chuí do fotógrafo Caio Vilela, que apresenta uma série de fotos registradas de norte a sul do país com a temática do futebol.

O último dia de programação irá abordar a inclusão de crianças e adolescentes, a partir da experiência do Projeto Escola de Mediação, parceria entre o Instituto Formação e o Unicef, além de possibilitar uma troca de experiências entre organizações de outros países que também desenvolvem projetos no âmbito dos esportes educativos. Ainda, pela manhã, será lançada uma publicação do Instituto Formação, com apoio do Unicef -Samsung, sobre mediação em esportes educativos e a metodologia dos 3 tempos.

A programação científica do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos será realizada no auditório do Hotel Brisa Mar, no bairro da Ponta da Areia, ficando as atividades práticas do primeiro dia (Lagoa da Jansen) e do segundo dia (Ufma), em outros espaços.



Fábio Cabral - Instituto Formação
Tel: (98) 3301-3882 e 8831-6920
fabioascabral@yahoo.com.br
www.formacao.org.br
facebook.com/institutoformacao

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima