Guia Turístico Completo do Maranhão em PDF

Whatsapp
  
  Atualizado em 23/05/2012
 


Download - Guia Turístico Completo - Maranhão
Guia Turístico dos atrativos do Estado do Maranhão elabora pelo Governo

CONTEÚDO DO LIVRO

  • Maranhão Único
  • São Luís - Patrimônio Cultural
  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
  • Alcântara
  • Parque Nacional da Chapada das Mesas e Entorno
  • Bumba-Meu-Boi
  • Tambor-de-Crioula
  • Turismo Cultural
  • Cidades Patrimônio, História e Arquitetura
  • Cultura e Festas Populares
  • Artesanato
  • Gastronomia
  • Ecoturismo
  • Parques Nacionais - Patrimônio Natural
  • Praias e Passeios Náuticos
  • Experiência de Base Comunitária
  • Observação de Aves
  • Turismo de Aventura
  • Práticas Verticais: Rapel, Canionismo e Tirolesa
  • Trekking
  • Voo Motor
  • Boiacross
  • Surf e Kitesurf
  • Sugestões de Roteiros
  • Calendário de Festas, Feiras e Eventos
  • Informações Úteis


DOWNLOAD - ARQUIVO EM PDF - Guia Turístico Maranhão Único 


Download - MAPA Turístico do Maranhão 
Alta Resolução para Impressão em PDF

Maranhão, único!
Maranhão. Até hoje não se sabe ao certo o que a palavra significa. Mas basta seus pés a terra tocar para ter a certeza da sua grandeza, seus encantos e sua energia. Uma mistura francesa, portuguesa, holandesa, bem brasileira. Um destino único. Afinal, em que lugar do mundo é possível presenciar o encontro da Amazônia com o mar? Onde mais se vê um deserto de areias brancas com milhares de lagoas cristalinas? Onde mais se pode apreciar o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal? Em que lugar das Américas existe um delta em mar aberto?Tudo isso e muito mais é o Maranhão. Cenários naturais raros. Povo com raça, com graça, com fé. Patrimônio histórico, cultural e arquitetônico reconhecido pelo mundo. Sabor e afeto. Descanso e diversão. As festas, a dança, o toque e os sotaques fazem parte da vida desse estado onde originalidade e tradição se misturam a uma culinária singular. O encontro da poesia com a natureza, do esporte com a aventura, da fala com o sorriso, da fauna com a flora. Maranhão dos azulejos, dos seus casarões ao branco sem fim das suas dunas. Da batida dos seus tambores ao charme da sua arquitetura. Maranhão de lugares que, pelo menos uma vez na vida, merecem ser conhecidos, vividos e experimentados.
 


São Luís – Patrimônio Mundial
Onde se esbanja Cultura e História. O Centro Histórico de São luís é cheio de charme com seus patrimônios tombados e casarões seculares, em sua maioria, revestidos de azulejos portugueses pintados à mão. É um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da América latina. São mais de mil construções na área declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A Rua Portugal, o Palácio dos leões, sede do governo estadual, a Catedral da Sé, os palácios Episcopal, la Ravardiére e Cristo Rei, o Teatro Arthur Azevedo, entre muitos outros, emocionam a todos com sua história e riqueza. Neste belíssimo cenário, a culinária também é atração. Não tem como não se deixar seduzir pelos sabores regionais do imperdível arroz de cuxá, da caldeirada de camarão e frutos do mar, dos sucos de bacuri e cupuaçu, além do tradicional doce de buriti.

Acesso: O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, recebe voos diários das principais capitais do Brasil.
 


Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Único deserto do mundo com milhares de lagoas. O Parque Nacional dos lençóis Maranhenses é um verdadeiro paraíso natural, com 155 mil hectares de dunas. Sua singularidade atrai turistas do mundo inteiro dispostos a encarar longas caminhadas pelos areais para se emocionar com cenários de deslumbrante beleza e se deliciar com mergulhos nas águas cristalinas das lagoas que se formam entre as dunas devido ao acúmulo de águas das chuvas, especialmente entre os meses de junho e julho, período em que as lagoas atingem seus níveis máximos de cheia. Para os mais aventureiros, em qualquer época do ano, cavalgar ou fazer trekking cruzando o Parque Nacional dos lençóis Maranhenses é uma experiência que dificilmente se apaga da memória. A geometria das dunas moldadas pelos ventos, agraciadas pelo desfile de cores do nascer e pôr do sol, revela sempre uma grande surpresa. Conviver com as comunidades locais também proporciona um intercâmbio muito rico de experiências. E os mais ousados ainda podem sobrevoar os lençóis e contemplar sua imensidão com uma visão única do encontro das dunas com o mar.

Acesso: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é acessível através das cidades de Barreirinhas e de Santo Amaro do Maranhão. As duas cidades concentram serviços de receptivo que fazem o transporte e oferecem passeios às lagoas mais próximas às respectivas entradas. Todos os
passeios devem ser feitos com guias.

 


Alcântara
Charme colonial onde começa a Amazônia. Alcantara é uma pequena cidademonumento localizada em plena Amazônia legal, cercada por praias e ilhas desertas. Orgulha-se de ser a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN. O estilo colonial de seu importante conjunto arquitetônico, reflete uma história de opulência e riqueza, quando Alcântara era habitada por ricos barões. Suas principais atrações podem ser visitadas a pé, em calmos passeios pelas ruas calçadas de pedra do seu Centro Histórico, passando pela Praça da Matriz, visitando a Casa da Câmara e Cadeia, o Museu Histórico e Artístico de Alcântara, a Casa do Divino e as igrejas coloniais. Com um pouco mais de tempo, pode-se também fazer passeios de barco pelos igarapés amazônicos e visitar ilhas como a do livramento, considerada a mais bela praia de Alcântara. De lá, é possível observar o voo dos guarás, aves de plumagem vermelha, encontradas com frequência na região.

Acesso: A maneira mais fácil para se chegar a Alcântara é por meio da travessia da Baía de São Marcos, que separa a Ilha de São Luís e a cidade histórica de Alcântara. A travessia é feita por lanchas e catamarãs, que, de acordo com a tábua das marés, partem diariamente do terminal hidroviário da Praia Grande, que fica no Centro Histórico de São Luís.


Parque Nacional da Chapada das Mesas e entorno 
Aventura e natureza na chapada mais secreta do Brasil. Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. São inúmeras as surpresas e aventuras que uma viagem ao Parque Nacional da Chapada das Mesas pode revelar. Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalina com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque. Destacam-se as cachoeiras de São Romão e Cachoeira da Prata. Outras atrações são o
trekking até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas como a que leva até o Morro do Chapéu. O entorno do Parque oferece diversos atrativos imperdíveis. São trilhas que levam a incríveis cachoeiras e mirantes, praias e passeios fluviais e muita aventura.

Acesso: A cidade de Carolina, às margens do Rio Tocantins, é o ponto de partida para quase todos os passeios ao Parque Nacional da Chapada das Mesas. Por via aérea, o aeroporto mais próximo de Carolina é o de Imperatriz, distante 200 quilômetros.


Bumba-Meu-Boi
Em que lugar do mundo desejo de mulher ao invés de acabar em briga, acaba em festa? Só no Maranhão. Numa fazenda de gado, Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, que quer comer língua quando descobre o sumiço do animal, o senhor fica furioso e, após investigar entre seus escravos e índios, descobre o autor do crime e obriga Pai Francisco a trazer o novilho de volta. Curandeiros são convocados e quando o boi ressuscita urrando, todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre. Da lenda, surgiu a brincadeira democrática do Bumba-Meu-Boi, tradição que se mantém desde o século XIX, arrastando maranhenses e visitantes, principalmente durante o período das festas juninas, onde os grupos de diferentes sotaques se espalham pelos arraiais, e também no mês de julho, quando acontece o Vale Festejar, em São luís. Essa manifestação secular reúne em todo o estado inúmeros grupos de Bumba-Meu-Boi diferenciados por seus diversos sotaques. Cada sotaque com características próprias e tradicionais, que se manifestam nas roupas, na escolha dos instrumentos, no tipo de cadência da música e nas coreografias. Se o seu cliente é de encantar-se com as lendas e com a rica cultura popular, o Maranhão tem muito a oferecer.


Tambor-de-Crioula
Emoção a cada batida. Não há como não se deixar levar pela magia do Tambor-de-Crioula, assim como o Bumba-Meu-Boi, tombado como Patrimônio Imaterial Nacional pelo IPHAN. Uma herança africana que se manifesta com dança, canto e a batida dos tambores e que no passado costumava ser praticada pelos escravos em louvor a São Benedito, um dos seus santos mais populares. Alegre, vibrante e com movimentos marcantes, o Tambor-de-Crioula pode ser apreciado ao ar livre, nas praças, casas e interior de terreiros em qualquer época do ano, mas principalmente durante o São João e Carnaval. As roupas das coreiras, como são chamadas as brincantes, são sempre muito coloridas, mas o que chama mesmo a atenção na dança é a “umbigada” ou “punga”, quando as mulheres rodopiam e, em seguida, vão de encontro uma das outras para dar a umbigada, encontro de barriga com barriga, que é a senha para nova dançarina entrar na roda. Sempre ao som inebriante dos tambores tocados pelos homens.


Turismo Cultural no Maranhão
Uma experiência única.
O Maranhão respira e exala uma cultura forte e autêntica. A singularidade da arquitetura de sua capital, reconhecida mundialmente, a memória histórica das suas cidades coloniais, a reverência cotidiana às suas crenças religiosas, seu folclore vivo, o colorido contagiante das suas festas, o sincretismo entre o profano e o religioso, o ritmo das suas músicas e a musicalidade de sua gente, a alma de sua poesia, os sabores da sua culinária, o artesanato que brota das mãos habilidosas dos seus artesãos e artistas. Um destino que proporciona uma experiência cultural marcante, fruto de uma mistura rara: a herança de africanos, portugueses, indígenas, franceses e holandeses, a influência das rádios caribenhas, em um lugar que é meio Norte e meio Nordeste. E que acolhe, de um jeito espontâneo, festeiro e hospitaleiro, turistas vindos de toda a parte do Brasil e do mundo, dispostos a integrar este espetáculo de cores, sons, sabores e magia.



  
Onde Tem Maranhão, Tem Kamaleao!

Anônimo
O link do mapa tá quebrado... poderia disponibilizar novamente...
| ffsfelipe25@hotmail.com 16/03/2016
Tereza Cantanhede
Boa tarde!
Não consegui acessar o mapa, nem o livro, vcs podem reenviar os links, por favor?!

| tcgc.2007@hotmail.com 14/09/2016

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima