Centro de Cultura Negra do Maranhão

Whatsapp
  
  Atualizado em 21/09/2011
 


Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN/MA
 Endereço: Rua Guaranis, 
s/nº - Barés, Bairro João Paulo
São Luís - MA CEP 65040-630

Telefones:
(98) 3243-9707 ‎
(98) 3249-4938
(98) 3271-8367

Site: www.ccnma.org.br
E-mail: ccnmaranhao@bol.com.br
Orkut: orkut.com.br/Main#Community?cmm=94744290
Blog: ccnmaranhao.blogspot.com



VIDEO - 32 Anos do Centro de Cultura Negra

Sobre o CCN:
O Centro de Cultura Negra do Maranhão, desde a sua fundação em 19 de setembro de 1979, tem investido em ações de formação, que possibilite instrumentos para que os afros descendentes desse Estado se percebam enquanto um segmento social que pode criar condições de sua organização, de atuar por si mesmo na transformação da realidade de opressão social baseada no racismo que ficou relegado. Para isso o C.C.N tem desenvolvido diversas ações de caráter artístico cultural como instrumento de resgate e valorização da cultura afro brasileira.

A entidade destaca-se no Brasil no que tange à pesquisa e contatos de intercâmbio com as Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão e de outros estados da Federação.

Logo após a fundação do CCN, militantes da entidade efetivaram uma série de viagens para várias comunidades negras da zona rural maranhense, principalmente aquelas onde se acentuavam os conflitos pela posse da terra, e, ato contínuo, através de denúncias na imprensa, traziam ao conhecimento da sociedade uma realidade até então pouco conhecida: a existência e as lutas das chamadas “Terras de Preto” ou “Comunidades Negras Rurais” (Quilombos).

Estava, pois, demarcada a própria cara do Movimento Negro maranhense, caracterizando uma ligação profunda e um comprometimento prioritário com as populações negras da zona rural.

O Maranhão é considerado pelo Movimento Negro local como o terceiro Estado brasileiro mais representativo no que tange a esse segmento afro-brasileiro, que no Maranhão está bastante presente na área rural. O Maranhão é o Estado do país onde o maior percentual dos seus habitantes se encontra na zona rural.

Segundos dados do IBGE, a população do Estado é de 5.651.475 (Censo de 2000). A população rural alcança 2.287.405, sendo que a população urbana é de 3.364.070 pessoas. Todo o Estado do Maranhão possui uma área territorial de cerca de 331.983,293 quilômetros quadrados, ou seja, um pouco mais de 32 milhões de hectares de terra para uma população de cerca de cinco milhões de habitantes.


História do CCN:
O Centro de Cultura Negra do Maranhão, desde a sua fundação (1979), tem investido em ações de formação, que possibilite instrumentos para que os afros descendentes desse Estado se percebam enquanto um segmento social que pode criar condições a partir de sua organização, de atuar por si mesmo na transformação da realidade de opressão social baseada no racismo a que foi relegado.

O Centro de Cultura Negra do Maranhão tem como missão institucional, a conscientização política e cultural para resgatar a identidade étnica cultural e auto-estima do povo negro viabilizando ações que contribuam com a promoção de sua organização em busca de cidadania, combatendo todas as formas de intolerância causadas pelo racismo, e promovendo os direitos da população negra do Maranhão.

O Centro de Cultura Negra do Maranhão, no ano de 1994, obteve definitivamente sua sede própria, um prédio histórico, onde funcionou um deposito de pólvora no século XVII e depois um mercado de escravos no século XVIII. A partir daí, o CCN teve condições concretas de ampliar suas ações na perspectiva de cumprir sua missão, possibilitando a população afro-maranhense formas de organização política e cultural, na perspectiva do fortalecimento de sua identidade étnica e de luta por sua cidadania.

Nesse sentido intensificou suas ações na área da formação e educação desenvolvendo diversas atividades em escolas e universidade seja na rede pública ou na rede privada. Essas atividades no campo da formação sempre objetivaram a implantação da questão racial nas práticas pedagógicas da escola, que possibilite o respeito à diversidade cultural e racial dos alunos.

Essa linha de ação também foi estendida para a zona rural, mas especificamente em comunidades negras rurais, através do Projeto Quilombo Resistência Negra, que há 06 anos vem desenvolvendo atividades educativas e formativas para as comunidades negras, professores (as) crianças, adolescentes e mulheres, com especial atenção a situação educacional e organizativa dessas comunidades

Onde Tem Gente Negra, Tem Kamaleao!

beatriz montinegro
eu amo muito esse programa. queria um boneco do camaleâo acho ele muito fofo
| livia.beatriz.319@facebook.com 3/11/2014

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima