Encontro da Fé Reformada 2011 em São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 30/06/2011
 


VI ENCONTRO DA FÉ REFORMADA EM SÃO LUÍS – MA
Dias 13, 14, 15, 16 e 17 de Julho 2011
Onde: Igreja Presbiteriana do Renascença

Tema: A Cosmovisão Cristã e os Desafios para a Igreja

APRESENTAÇÃO: “Todo ponto de vista é a vista de um ponto”

A Bíblia usa várias figuras para se referir à Igreja. Uma das mais interessantes é a do corpo. O povo de Deus é descrito como um organismo, perfeitamente conectado entre suas partes e dependente do adequado funcionamento de todas. Isso pode ser aplicado ao cristianismo como um sistema de fé, pensamento e vida.
Há quem pense em um modo de ser cristão fragmentado – no qual existe um âmbito “espiritual” que só é acionado aos domingos, ou em momentos pontuais. Para todas as outras horas, o modo “secular” de ser está ligado.
Os resultados de tal perspectiva são trágicos: cristianismo sem força, vida dividida, testemunho contraditório, doutrina não praticada, experiência restrita. O advogado não se pensa “cristão” em seu modo de lidar com o Direito, nem o médico ao lidar com a medicina. A professora busca padrões educacionais separados do cristianismo, e o empresário não se interessa por um modo cristão de pensar suas iniciativas profissionais.
Não apenas tais cristãos se percebem deste modo, mas também interpretam todo o mundo à sua volta nesta perspectiva. Eles não são exclusivamente fragmentados: as pessoas que os cercam também são. Deste modo, os problemas que surgirem serão sempre tratados de modo particularizado, explicados em um círculo restrito de interpretação que não lidará com as questões últimas do ser humano. Este é um modo pobre de ver o cristianismo, o ser humano, e o mundo. É o caminho da hipocrisia, da irrelevância, e da inconsistência.
A boa notícia, diante de um quadro tão “azedo”, é que há esperança para o cristão fragmentado. Existe uma forma de “colar” as partes da vida, e observar a realidade sob a ótica da Escritura, um modo de encaixar as peças do quebra-cabeças da experiência.
É assim que apresentamos a temática da cosmovisão cristã. O cristianismo teve maior força quando os cristãos perceberam que Jesus reivindica autoridade sobre todas as áreas da vida, e que pensar assim não significa ser um fanático.
Ter uma visão de mundo cristã é observar a realidade integralmente, e experimentá-la na força da mente de Cristo (1 Co. 2.16). É entender o cristianismo como mais do que algo utilizado para ir à igreja aos domingos – um modo de crer, de pensar, e de viver.
A partir daí, a Escritura terá inserção em todas as áreas de nossa experiência – desde as mais “espirituais”, como o culto dominical, até as mais “seculares”, como observar as artes e a televisão.
Interpretaremos o ser humano como alguém direcionado por uma cosmovisão – ou em submissão a Deus, ou em rebelião contra Ele. A visão de mundo de alguém determinará o seu modo de interpretar a realidade, e lidar com ela.
Convidamos alguns mestres no assunto para partilharem seus conhecimentos conosco. O Rev. Cleomines Figueiredo trabalhará exposições bíblicas que fortalecerão nossa interpretação da realidade na perspectiva da Escritura. O Rev. Hermisten Costa nos dará uma perspectiva histórica da visão integral do cristianismo em João Calvino. E o Rev. Fabiano Oliveira trabalhará os conceitos e nuances de cosmovisão a partir de uma perspectiva teológica e filosófica.
Será um evento enriquecedor! Você é nosso convidado a participar de mais um Encontro da Fé Reformada, e solidificar a cosmovisão cristã em seu coração.
Soli Deo Gloria.

PRELETORES

Rev. Fabiano Oliveira
Graduado em Teologia pelo Seminário Unido de Teologia, e em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Teologia com concentração em Filosofia no Centro de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ) e Mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. É pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Ebenézer de São Paulo desde 2002, e professor assistente de teologia filosófica no CPAJ.

Rev. Hermisten Costa
Integra a Equipe de pastores da Primeira Igreja Presbiteriana em São Bernardo do Campo, SP. É Bacharel em Teologia (SPS., 1979) com Licenciatura Plena em Filosofia (PUC., 1982) e Pedagogia (Mackenzie, 1993). É Mestre e Doutor em Ciências da Religião pela UMESP.
Autor de vários livros, entre os quais Calvino de A a Z (Vida, 2006) e Fundamentos da Teologia Reformada (Mundo Cristão, 2007). Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e da Academia Paulista Evangélica de Letras. Coordenador do Departamento de Teologia Sistemática e professor de Teologia Sistemática, Teologia do Culto e Teologia Contemporânea no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição em São Paulo; Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

Rev. Cleomines Figueiredo
Bacharel em Teologia, formado pelo Seminário Presbiteriano de Campinas, Mestre em Teologia do Novo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e Doutor em Ministério D.MIN pelo RTS/CPAJ. É também professor do Seminário Teológico Presbiteriano “Rev. Denoel Nicodemus Eller”, em Belo Horizonte, e pastor da Igreja Presbiteriana Metropolitana, na mesma cidade.

PROGRAMAÇÃO do Evento:

INSCRIÇÃO
Clique aqui e faça a sua inscrição agora mesmo!
 
Site: www.iprenascenca.com

E-mails:
iprenascenca@gmail.com
Rev. Ilmar Almeida – ilmaralmeidaa@bol.com.br
Rev. Cleomárcio Lima – revmarciolima@gmail.com
Rev. Adenauer Lima – adenauer.lima@uol.com.br
Rev. Allen Porto – allenporto@gmail.com

Redes Sociais:
www.twitter.com/iprenascenca

Onde Tem Igreja, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima