Boi Pirilampo

Whatsapp
  
  Atualizado em 30/05/2011
 


Boi Pirilampo Bumba-Meu-Boi

São Luís - Maranhão
Nome:
Grupo de Arte e Cultura Popular do Maranhão Boi Pirilampo
Endereço Sede: Avenida 10, s/n, III Conjunto Cohab-Anil - São Luís - Maranhão - Brasil


Patrono e Amo:
Renato Dionísio de Oliveira

Fundação: 1995

Manifestação artística:
Bumba-meu-boi

Ramo: Folclórico

Sotaque: Reúne as quatro vertentes de Bumba-meu-boi conhecidas no Maranhão: Orquestra, Matracas e Pandeirões, Zabumba e Pindaré

Tipos de Sotaques do Bumba-Meu-Boi:
Orquestra - Ritmo alegre e melodioso, caracteriza-se pela predominância de instrumentos de sopro, como trombone, clarineta e pistão, típico da Região do Munim.

Matracas e Pandeirões - É o sotaque dos grandes "Batalhões" (Grupos Folclóricos), que evolui sob o estalar uníssono de matracas (dois pedaços de madeira, geralmente pau d’arco, medindo entre 30 e 60 centímetros de comprimento por 5 cm de largura batidos um contra o outro) e o rítmo forte da percussão, predominante na Ilha de São Luís.

Pindaré - Também utiliza-se de matracas e pandeirões e reúne grandes batalhões, mas tem ritmo mais lento, bailado marcado e batidas cadenciadas, presente na Baixada Maranhense, principalmente Pindaré e Viana.

Zabumba - Essa vertente é dominada pelas batidas ritmadas das zabumbas e bailado em círculos. Guarda semelhança com o tambor de crioula, originário do município de Guimarães.
Locais de apresentação: Teatros, arenas e palcos ao ar livre.
Cor padrão: Não há cores definidas. Durante algum tempo a brincadeira adotou o amarelo e o preto, simbolizando o dia e a noite, mas o que predomina mesmo é a profusão de cores.

CDs gravados: 15
Cópias vendidas: 138 mil
DVD gravado: 1
Cópias vendidas: 13 mil


Dowload MP3 -  Baixar Toadas do Boi Pirilampo:

2009
 Adeus
Bem-Querer
Estrela da madrugada
Instrumental
Luarada

 2008
Chamado
Novilho Verdadeiro
Oferenda
Queixume
Reclame

 2007
Boa noite
Bailarina
Distante
Papel de pão
Convite

 2006
Convite as Estrelas
 Divina Mãe
Que falta me faz
Gota de Emoção

  2005
Vagalume (Instrumental)
Poeira
Viajante Pirilampo

  2004
Mulher
Cheiro de Flor
Vagalume

  2003
Balanceando
Papagaio de Sonhos

  2002
Trelelê
Namorado das Estrelas
  Tempo Certo

  2001
Saudade tagarela
Estrela do chão

  2000
Do mesmo jeito
Musa Prateade

1999
Esqueça
Que bom é amar

1998
Desejo de Catirina
Baiante Beija flor

1997
Linda Morena
Encanto do Anoitecer

1996
Ilha do Amor
Estrela Cintilante

Compositores:
O Boi Pirilampo adota um sistema aberto, no que se refere a compositores, recebendo composições de artistas do Maranhão e do resto do país. Entre os diversos compositores com músicas gravadas pelo grupo, destacam-se:
Josias Sobrinho
Mano Borges
César Teixeira
Tutuca
Zé Lopes
João Marcos
Gerude
Oberdan
Zuza
Samir
Vovô e Augusto Bastos
Veiga Neto
Ubiratan Sousa
Luís Moraes
Godinho
Ronald Pinheiro
RD
Chico Nilma
Eno
Escrete
Jorge Carioca
Amós
Marcus Garcia
Celso Reis
João Marcos

Direção Geral:
Renato Dionísio

Direção Musical:
João Eudes

Direção de Percussão:
Mestre Júlio

Direção do site:
J. Garcez

Direção de Relações Públicas:
Olímpio Araújo

Produção Fonográfica:
Independente

Produção Coreográfica:
Coletiva, sob a coordenação de Robert Aurélio

Produção Fotográfica e Clipes:
J. Garcez

Produção de Figurinos e Adereços:
Júlio Matos

Componentes Fixos:
24 índias
12 rajados (caboclos de fita)
12 índios (caboclos de pena)
1 burrinha
1 boi
1 vaqueiro
1 amo
1 pai Francisco
1 catirina
1 cazumbá
15 percussionistas
3 músicos de sopro
5 músicos de corda
3 cantadores.

Brindes distribuídos:
Camisas: 42 mil
Chaveiros: 25 mil
Flâmulas: 5 mil
Boné: 3 mil

MAPA DE PALCO BOI PIRILAMPO:

VIAS MONITOR
VIA 1 – VOCAL AZUL (DOIS MONITORES)
VIA 2 - METAIS AZUL ( TRÊS MONITORES)
VIA 3 - VIOLÃO 1 CINZA ( UM MONITOR)
VIA 4 - BANJO LARANJA (UM MONITOR)
VIA 5 - VIOLÃO 2 PRETO ( UM MONITOR)
VIA 6 - PERCUSSÃO MARROM (DOIS MONITORES)
L,R - SIDE (VERMELHO)
AMARELO BACK LINE BAIXO
VERDE BACK LINE OPCIONAL VIOLÃO

OBSERVAÇÃO 1: VIAS DE 01 A 05 MONITORES COM DOIS FALANTES DE 12¨
DRIVER DE TITÂNIO. VIA 6 MONITOR COM DOIS
FALANTES DE 15¨MAIS DRIVER DE TITÂNIO
OBSERVAÇÃO 2: TODOS OS MICROFONES DEVERÃO ESTÁ EM PEDESTAIS,
NÃO USAMOS GARRAS
OBSERVAÇÃO 3 : USAR INSERT OPCIONAL APENAS NAS VOZES NO
MONITOR

História do Boi Pirilampo:
Criado em 1995, O Grupo de Arte e Cultura Popular do Maranhão Boi Pirilampo, surgiu a partir da dissidência de outro grupo com as mesmas características, o Boi de Palha, que foi criado em 1990. De lá para cá surgiram vários outros grupos parafolclóricos, alguns com vida bem curta e outros que já se encontram enraizados no contexto cultural da ilha.  O Grupo, atualmente composto por 100 pessoas de todas as idades, sexo, cor, credo, condições sociais, econômica e política, intitula-se não como grupo folclórico mas como um grupo de cultura popular.

As Roupas do Boi Pirilampo:

O traje utilizado, que é sempre estilizado em todas as suas características, comumente não usa penas ou veludos, adereços essenciais para a caracterização de qualquer grupo de bumba meu boi, ao contrário o Pirilampo usa punhos de rede bordados com canutilhos, miçangas e apiteis, plumas e adereços com os mais diversos enfeites.

A música do Boi Pirilampo - Sotaque:

Sua música traz a introdução de instrumentos acústicos e de cordas em arranjos sofisticados com a mais alta tecnologia do ramo musical, além disso seus instrumentos mais rústicos como pandeirões, pandeiros, tambor onça e zabumbas não usam mais peles, e sim napas acrílicas que dispensam o uso do fogo para seu afinamento.  O Boi Pirilampo tem como características principais a representação do Bumba meu boi e apresenta em seu espetáculo os quatro sotaques existentes no Maranhão, apresentando, também, todos os personagens existentes no auto do boi (Chico, Catirina, amo, burrinha, boi, vaqueiro, cazumbás, índios, Índias e rajados).

Performance do Boi Pirilampo:
O Boi Pirilampo em toda a sua história reúne em torno de 1.300 (mil e trezentas) apresentações, tendo participado de vários festivais e eventos folclóricos realizados nas mais diversas cidades do Brasil e países da America do sul, em alguns momentos como o único e oficial representante do estado do Maranhão. Em seus 14 anos de existência o grupo já gravou 15 CDs e no ano passado gravou seu primeiro DVD.

Sucesso do Boi Pirilampo:
O Boi Pirilampo é hoje uma das maiores atração dos festejos juninos e caiu no gosto popular por uma série de fatores, a começar pelo sentido de organização e disciplina que orienta a brincadeira, mas isso é apenas um aspecto.  Segundo a Revista Cadernos do Terceiro Mundo, que circula na África e América Latina e publicou em maio de 2000 duas páginas de reportagem sobre o Boi; "A força do grupo está na forma e na essência", o que significa dizer que "o Pirilampo seduz pela alegria contagiante que emana de seus brincantes, pelo brilho e bom gosto das fantasias, e pela simbiose de ritmos". E conclui com uma afirmativa categórica; "Quem assiste aos espetáculos dificilmente resiste aos encantos de metais, matracas, zabumbas e pandeirões reunidos num casamento perfeito".


O Boi Pirilampo hoje:
O Sucesso do Boi Pirilampo é um movimento contagiante nos dias atuais, a bem da verdade nunca se viu um grupo folclórico tomar a dianteira com tanta rapidez. Nos treze anos que se seguiram à sua primeira apresentação o Pirilampo, sempre aparece com destaque na mídia local e nacional.  Todos se interessam e elogiam os novos sons vocais e instrumentais que são escutados nas suas apresentações. Por isso mesmo muitas são as opiniões que descrevem o Pirilampo como sendo, visual e musicalmente, o mais excitante e completo Bumba-meu-boi que apareceu nos últimos tempos. Isso, sem perder a modéstia, preparou o grupo a humildemente desfrutar da fama, que o coloca merecidamente, porque não dizer, em primeiro lugar no coração do povo maranhense.
Por tudo isso e por fim, qualquer que seja a medida do seu gosto de sotaque, o Boi Pirilampo com certeza irá satisfazê-lo.

 A importância do boi pirilampo como manifestaçâo folclórica do estado do Maranhão:
Título da monografia, apresentada em 2008, ao Curso de Turismo da Faculdade do Maranhão para obtenção do título de Bacharel em Turismo, pelo aluno Vinícius Fernando Braga Silva, cujo resumo é o seguinte: “O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da valorização da cultura popular através da apresentação do Boi Pirilampo, possibilitando o desenvolvimento turístico maranhense, a partir da percepção de componentes do referido boi, com sede própria na cidade de São Luis – MA, e especificamente, conhecer a trajetória histórica dessa brincadeira, compreender os diferentes sotaques que compõem esse grupo parafolclórico e reconhecer o papel de cada integrante, através do Auto do Bumba-meu boi. Foi utilizada a pesquisa descritiva analítica, tendo-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. A partir da análise dos resultados constatou-se que a brincadeira do Boi Pirilampo tem contribuído, de forma incisiva, para o desenvolvimento turístico do Estado do Maranhão, além de proporcionar a superação de possíveis dificuldades de difusão da cultura local entre os estados brasileiros e, principalmente, fora do país.” E conclui: “Além disso, observa-se que o povo também é conhecido através de sua cultura e o Boi Pirilampo, como é popularmente conhecido, tem se tornado um dos nomes de maior representatividade do período junino dentro e fora do estado, divulgando assim nossa cultura. Nas diversas viagens nacionais, aos outros estados e internacionais realizadas pelos integrantes desse folguedo, como foi demonstrado por meio do ensaio fotográfico, as pessoas de diferentes culturas tiveram a oportunidade de conhecer o mundo rítmico musical que existe no Maranhão, apresentando-se assim como um atrativo a mais para o turismo local. Desse modo, entende-se que o Boi Pirilampo conquistou seu espaço enquanto manifestação folclórica, entre os maranhenses, ao longo desses anos.

Telefones - Informações:
(98) 8119 5875 
(98) 9973 4237
 (98)3232-4728
(98)8116-6801
(98) 8822-0109

E-mails:
gacp@boipirilampo.com.br
josadugar@hotmail.com

Site: www.boipirilampo.com.br

Onde Tem Boi Pirilampo, Tem Kamaleao!

Rick ASA
Gosto muito do estilo de Pirilampo fazer bumba boi!! e Viva São João
| henriqueasa@hotmail.com 1/06/2011
....
como gosto do pirilampo,,, sempre levando alegria e encanto para os arraiais, adoro pirilampo..... como diz a letra , pirilampo é a mais bela estrela do chão.... e viva pirilampo....
| paulinho.roberto.17@hotmail.com 1/06/2011
wellington
Tenho um grande sonho ! De ser integrante do boi de orquestra, eu admiro muito quando seus brincantes estão se apresentando no palco nos arraiá.

Quero ser integrante do boi pirilampo, quero começar hoje .

| welivigmartins@gmail.com 27/05/2016

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima