Debate sobre Mobilidade Urbana em São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 29/03/2011
 


Debate sobre Mobilidade Urbana em São Luís
Soluções para melhoria da qualidade de vida da população
Debate da série “Panorama de Idéias - São Luís 400 anos"
Dia 29 de Março de 2011
Onde: Escola Crescimento
Endereço: Av do Vale - Renacença II

Confirme sua Presença:
(98) 3312-6440


Sobre o Evento:
O Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), por meio do programa Observatório Social de São Luís (OSSL), em parceria com o Panorama de Idéias ([P]), realizam nesta terça-feira, 29/03, às 18h, na Escola Crescimento, o primeiro debate da série “Panorama de Idéias - São Luís 400 anos”. Este será um espaço que visa encontrar ações conjuntas para a superação dos desafios da capital maranhense. O primeiro evento terá como tema “Mobilidade Urbana – Soluções para melhoria da qualidade de vida da população de São Luís”.

A mobilidade urbana está ligada à capacidade das pessoas se deslocarem no meio urbano para realizar suas atividades. “Em São Luís esse é um conceito que não é respeitado em sua totalidade. A nossa qualidade de vida é reduzida, pois passamos 3 horas por dia em um roteiro que abrange engarrafamentos, filas em paradas de ônibus e viagens desnecessárias dentro da cidade para chegar a um determinado local”, afirma Aurélia Nerez, moradora do Quebra Pote e estudante de serviço social.

E é justamente a busca de uma mobilidade urbana que vise a qualidade de vida da população, o foco do primeiro debate da série. Os painelistas convidados serão: Diogo Pires Ferreira – arquiteto e mestrando em urbanismo pela UPC Barcelona, Ronald Almeida, arquiteto e ex- secretário de urbanismo do município de São Luís e Fabiano Junqueira, prof. de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Maranhão. Os debatedores irão atuar como catalisadores de idéias para fomentar o debate, foi estipulado o tempo de 20 minutos para cada um expor suas propostas. O público terá a oportunidade de avaliar as sugestões e disponibilizar suas próprias idéias.


Um dos painelistas convidados, Diogo Pires, recentemente disponibilizou um vídeo (CIDADEIDEIA), que movimentou os internautas ludovicenses, com as explicações de sua proposta de mestrado que tem como foco o transporte público e a melhoria da qualidade de vida da população. “São Luís está caminhando para eclodir os mesmos problemas de grandes cidades como São Paulo: Um trânsito congestionado que ameaça a economia da cidade e o bem estar físico e emocional da população”, constata o pesquisador.

E foi na busca de uma alternativa para o emaranhado de problemas vivenciados pela população de São Luís, que o OSSL e o [P], se uniram para realizar essa série de debates. Além de mobilidade urbana, outros temas como saúde, educação e preservação do patrimônio serão abordados. Tanto Daniel Madorra, coordenador do OSSL, quanto Laércio Sousa, idealizador do [P], acreditam que “este é um excelente momento para debater temas que objetivem subsidiar a sociedade civil no encaminhamento de propostas e mobilização para ações coletivas que visem a busca de soluções para os desafios estruturais de nossa cidade”.

Informações:
Paola Botelho
Mobilizadora do Observatório Social de São Luís - OSSL
Assessoria de Comunicação do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão - ICE-MA
Tel: 55 98 3312-6440/8706-5211/ 8105-4398
e-mail: paola@nossasaoluis.org.br/ site: www.nossasaoluis.org.br

Onde Tem Trânsito, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima