Show de Música Barroca - Pontes Barroco-Brasileiras em São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 29/09/2010
 


Turnê Pontes Barroco-Brasileiras

Dia 2 de outubro às 20 horas
Onde: Teatro Alcione Nazareth

Dupla de Artistas:
Cecília Siqueira - Uruguaia
Fernando Lima - Brasieliro

Repertório:
Mistura de Música do período Barroco e Brasileira
Johann Sebastian Bach
George Frideric Handel
Domenico Scarlatti
Radamés Gnattali
Geraldo Ribeiro
Paulo Bellinati
César Camargo-Mariano

A ponte entre o barroco e o brasileiro pode ser sintetizada na peça de Fernando Lima, "Fuga pro Nordeste", sobre um tema do sanfoneiro Dominguinhos, em que este tema de cunho popular do Nordeste serve de base para construir uma fuga no estilo barroco. O duo irá apresentar essas composições tocando arranjos para dois violões.

Duo Siqueira-Lima - O trabalho do Duo Siqueira-Lima está atraindo a atenção de músicos e críticos no Brasil e no exterior. Bebendo diretamente na fonte latino-americana, sobretudo a brasileira, Cecília e Fernando - juntos desde 2002 - se sobressaem em função da originalidade que imprimem ao repertório, desde a escolha das obras até a forma de execução, fatores que fazem com que freqüentemente sejam convidados para as maiores séries e festivais de violões do mundo.

Em 2001, os músicos se conheceram num concurso internacional de violão em Caxias do Sul (RG), ao dividirem juntos o primeiro lugar. O encontro foi importante para o início da carreira internacional e para a formação do duo Siqueira Lima.

O trabalho consolidou-se em 2006, com a gravação do segundo álbum "Lado a Lado", que recebeu muitos comentários da crítica especializada, pela descoberta de um repertório inovador para a formação de duo de violões e por sua excelência camerística. Este disco revelou a principal tendência musical do duo, a música brasileira.

Desde então, o duo se apresenta por várias partes do mundo, sendo aclamado como uma revelação musical de sua geração. Suas turnês européias incluem concertos em teatros e festivais como o Palácio Kongresowa (Varsóvia-Polônia), International Musical Festival (Kaluga-Rússia), Jazz Festival (São Petersburgo-Rússia), Festival de Guitare de Lausanne (Lausanne-Suíça), Festival Guitares du Monde (Perpignan - França), National Concert Hall e Festival of World Cultures, (Dublin-Irlanda).

Nos Estados Unidos, o duo se apresentou na prestigiosa Allegro Guitar Series, com concertos em Dallas, Forth Worth e Las Vegas.

Em 2009, em homenagem aos 50 anos de falecimento de Heitor Villa Lobos, Cecília e Fernando se apresentaram junto à Orquestra Metropolitana de São Paulo. Neste mesmo ano ministraram aulas de técnica, interpretação e arranjo na Universidade da Florida, em Gainesville (Flórida - EUA).

O Barroco - No século 18, dois grandes músicos europeus tornaram-se gênios da composição e virtuoses da interpretação: Johann Sebastian Bach e Silvius Leopold Weiss. O estilo de música que eles tocavam é o que chamamos de Barroco.
O Barroco era um estilo musical da Europa no século 18, e as suas "fugas" eram músicas em que diversas melodias diferentes aconteciam ao mesmo tempo.

O espírito improvisatório e livre, que era uma característica muito difundida dos músicos barrocos, talvez só tenha similaridade com o repertório instrumental popular do século 20. Por exemplo, a cultura de improviso do Jazz, os desafios e improvisos do Choro, os arranjos e transcrições que os músicos realizam mutuamente de suas obras.

Telefone:
(98) 3218.9933 (corrigido @RedeMaJJuvenil)
E-mail: teatroalcionenazareth@hotmail.com

Realização:
Fundação Nacional de Artes (Funarte)
Escola de Música do Maranhão “Lilah Lisboa” (EMEM)
 

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima