São Luís - Capital Americana da Cultura 2012

Whatsapp
  
  Atualizado em 2/03/2012
 


A cidade brasileira de São Luís é a Capital Americana da Cultura em 2012, coincidindo com o 400 º aniversário de sua fundação

A cidade de São Luis (Maranhão, Brasil), foi nomeada a Capital Americana da Cultura 2012, segundo Xavier Tudela, presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais ( www.ibocc.org ). A Capital Americana da Cultura 2012 vai coincidir com o 400 º aniversário da fundação de São Luís, ou San Luis, uma cidade brasileira fundada por franceses.

O centro histórico de São Luís, cidade que tem uma população de um milhão de habitantes, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1997. A arquitetura colonial é de cerca de 3.500 edifícios, espalhados por 280 hectares do centro histórico. São Luís também é chamada de "Atenas Brasileira" pelo grande número de escritores e poetas do século XIX. É considerada a cidade para ter o melhor Português falado no Brasil.

Quando soube da notícia da eleição de sua cidade como uma referência cultural das Américas até o ano de 2012, o Prefeito de São Luís, João Castelo, disse: "É com grande alegria e imensa satisfação que recebemos a notícia de que o nosso São Luís foi escolhida querida Capital Americana da Cultura 2012. Estamos muito honrados com esta distinção, como a capital do Maranhão é uma cidade multicultural e tem uma riqueza que a levou a referência cultural do Brasil em 2009, e do Patrimônio Cultural da Humanidade ".

João Castelo acrescentou que "a conquista desta nova distinção é uma fonte de orgulho para todos nós. Estamos muito felizes de ser um ponto de referência cultural das Américas durante o ano de 2012. Por uma feliz coincidência, o capital cultural vai coincidir com o 400 º aniversário da fundação da nossa cidade. Este fato nos estimula ainda mais para fazer todos os esforços para promover o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade através da valorização e promoção do nosso património e da diversidade cultural, gerando empregos, renda e contribuindo para a formação da cidadania de nosso povo .

Até então, tem sido escolhida como a Capital Americana da Cultura ( www.cac-acc.org ) as seguintes cidades nas Américas:

Cidades Capitais Americanas da Cultura:

2012 São Luís (Brasil)
2011 Quito (Equador)
2010 Santo Domingo (República Dominicana)
2009 Assunção (Paraguai)
2008 Brasília (Brasil)
2007 Cusco (Peru)
2006 Cordoba (Argentina)
2005 Guadalajara (México)
2004 Chile Santiago (Chile)
2003 Panamá / Curitiba (Panamá / Brasil)
2002 Maceió (Brasil)
2001 Iquique (Chile)
2000 Mérida (México)

De Santo Domingo (República Dominicana), que é a Capital Americana da Cultura 2010, o Ministro da Cultura deste país do Caribe, José Rafael Lantigua, afirmou que "acolhemos com grande entusiasmo à cidade brasileira de São Luís, selecionada como American Capital da Cultura em 2012, certamente, destacou o fato de que a grande celebração do 400 º aniversário de sua fundação. Santo Domingo, a cidade mais antiga da América, que actualmente detém a sua designação como Capital Americana da Cultura 2010, em um especial esplendor e com um ativo programa de realizações culturais, sem dúvida, a mais dinâmica de toda a região do Caribe e América Central .

Poucos dias atrás, comemoramos o histórico da cidade de Quito, capital do Equador, que assumirá hoje tem o título em 2011. Agora vamos comemorar que a cidade de São Luís, Brasil, para aderir a este grupo de capital cultural para 2012.

O desejo de enfatizar neste grande projeto, suas melhores qualidades, sempre a partir do quadro de estimular a cultura, o património único que faz grandes pessoas.
E aproveito esta oportunidade para convidar os seus representantes mais dignos de visitar Santo Domingo para aprender a dinâmica cultural envolvido nesta grande festa. "

A partir da capital do Equador, o prefeito do Distrito Metropolitano de Quito, Augusto Barrera, também expressou suas felicitações a São Luís. "Quito é uma honra ser a Capital Americana da Cultura 2011 e cidade de São Luís precedem que, como nós, Patrimônio Cultural da Humanidade, como uma referência cultural no Hemisfério Ocidental. A designação como capital cultural permite que as cidades para reforçar a nossa apresentação ao mundo de diversidade, riqueza e mais importantes aspectos econômicos de nossa cultura. Para Quito é um grande desafio assumir a Capital Americana da Cultura em 2011, trazendo com ele o desafio de integrar a vida quotidiana dos seus cidadãos e as grandes questões do desenvolvimento, um espaço de democracia cultural. "

De Assunção (Paraguai), o Diretor Geral de Cultura e Turismo do Município, Fernando Pistilli, disse que "uma das grandes conquistas do programa da Capital Americana da Cultura, chefiada pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais, é o diálogo permanentemente estabelecido entre as várias cidades nas Américas vez mais perto de nosso povo, permitindo maior conhecimento da nossa própria história regional. Assunção, Capital Americana da Cultura 2009, conhecida desde a conquista com o nome de "Mãe das Cidades" (tendo iniciado a partir daqui a fundação de cidades como Buenos Aires, Santa Cruz e outras cidades importantes da América espanhola) cumprimentado calorosamente São Luís do Maranhão pela sua nomeação como Capital Americana da Cultura 2012 ".

O representante da Capital Americana da Cultura 2009 Assunção acrescentou que "São Luís, o" Big Island "Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1997, nos lembra da diversidade de culturas, de indiana, através do francês, neerlandês, Africano e Português, que são o nosso continente e estamos orgulhosos que, no ano de seu aniversário de 400 para receber esta distinção que irá consolidar e cultural da cidade. "

O Bureau Internacional de Capitais Culturais, com sede em Barcelona, também desenvolvido na Capital Europeia da Cultura Catalã, que conduz a quatro Estados (Andorra, Espanha, França e Itália). A cidade de Tarragona é a Capital da Cultura Catalã de 2012 e, portanto, partilhadas internacionalmente capital cultural de São Luís. Josep Félix Ballesteros, presidente da Câmara de Tarragona, declarou que "desde o ano de dois mil velha cidade de Tarragona, e nosso status como Capital Cultura Catalã de 2012, que felicitar calorosamente a cidade de São Luís, selecionados Capital Americana da Cultura 2012. Embora localizados em diferentes continentes e com base em diferentes momentos históricos, os dois municípios têm em comum que nós Patrimônio Cultural da Humanidade, que exerce a capital cultural do mesmo ano de 2012 e temos a determinação de tornar a cultura um elemento de processamento desenvolvimento social e econômico ".

A Capital Americana da Cultura (www.cac-acc.org), criada em 1998, visa promover a integração inter-americana da área cultural, contribuir para uma melhor compreensão entre os povos das Américas, respeitando a sua diversidade nacional e regional , com destaque para o património cultural comum. A Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais ( www.ibocc.org ) promove internacionais cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de cooperação com a Europa, um continente que tem fornecido a capital cultural desde 1985. É credenciado junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento da América Latina e do Parlamento Europeu. Antena 3 Internacional e Discovery Networks Latin America / E.U. latino-americanos são o canal de TV oficial da Capital Americana da Cultura.

 

 

Onde Tem São Luís, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima