I Encontro de Mulheres com Deficiência da Ilha de São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 11/08/2010
 


I ENCONTRO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA DA ILHA DE SÃO LUÍS
Dia 14 DE AGOSTO DE 2010
São Luis/MA


Justificativa: 
Em São Luis, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar as mulheres com deficiência, são duplamente discriminadas, primeiro porque são mulheres e depois porque têm uma deficiência. Passam por múltiplas formas de discriminação, sendo que a maioria das mulheres com deficiência sofre em silêncio. São ainda cidadãs invisíveis, sem acesso aos serviços básicos de saúde, educação, transporte, entre outros. Devido a sua vulnerabilidade está mais sujeitas a todo o tipo de violência, quer seja na rua, ou mesmo dentro de casa, sendo que até agora ainda não existe nenhuma pesquisa precisa sobre quantas, onde, quem e como vivem essas mulheres com deficiência; bem como em que condições essas se encontram. As políticas públicas para este seguimento não estão efetivadas, sendo que atualmente em São Luis algo em torno de 112 mil pessoas têm deficiência e destes, cerca de 52% são mulheres. 

Em pleno século XXI, em um mundo que se diz globalizado, mulheres com deficiência física sequer tem acesso a exames preventivos para as doenças que mais matam as mulheres e que estão diretamente ligadas a esse grupo, que são os cânceres de mama e de colo do útero, existindo inclusive mulheres que nunca tiveram acesso a esses exames. Enquanto ainda são privadas de sua identidade, pouca ou nenhuma referência é dedicada nas datas em que se comemora a condição da mulher. 

E diante da exclusão que ainda passam, as mulheres com deficiência da Ilha de São Luis reuniram-se e criaram o Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão, um espaço de diálogo e debate sobre as ações e políticas especificamente da mulher. Almejam quebrar esse ciclo de invisibilidade. No mundo atual, uma em cada dez pessoas tem algum tipo de deficiência e quando “são mulheres” ficam marcadas por varias condições estigmatizadas, marginalizadas socialmente e excluídas da vida em comunidade. No mundo atual, uma em cada dez pessoas tem algum tipo de deficiência e quando “são mulheres” ficam marcadas por varias condições estigmatizadas, marginalizadas socialmente e excluídas da vida em comunidade.

Objetivos:
 - Estimular o debate e os argumentos para que possamos cobrar de forma mais efetiva os nossos direitos constitucionais, através do Primeiro Encontro de Mulheres com Deficiência da Ilha de São Luis; 
- Viabilizar um pacto com o Governo para que as políticas públicas sejam efetivadas e aplicadas; 
- Viabilizar um diálogo entre Governo e sociedade civil, onde juntos, desenvolverão um plano de ação, para fortalecer a luta e fazer valer a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
- Incentivar as mulheres com deficiência a ter uma participação efetiva nas tomadas de decisões sobre as políticas públicas.


PROGRAMAÇÃO:

Local: Auditório da Faculdade Fama

08:00 h - Credenciamento
09:00 h - Mesa de Abertura
10:00 h - Palestra Magna

12:00 h – Almoço

14:00 h – Mesa: Um Diálogo sobre as diferenças no contexto da inclusão
15:30 h - Debate
16:00 h - Elaboração da carta Compromisso
17:00 – Encerramento


Local: Rio Anil Shopping
18:00 h - Fashion In Inclusivo:
“Para ser Bela, não precisa ser Igual”

REALIZAÇÃO:

COLETIVO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA DO MARANHÃO

APOIO:
Fama
Rio Anil Shopping
ASMA
Maratá
Sistema Mirante
Casulos
Kamaleao.com


Coberturas de Fotos da Equipe Kamaleao:
www.kamaleao.com/fotos

Onde Tem Festa, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima