Programação da Semana da Consciência Negra no Maranhão

Whatsapp
  
  Atualizado em 15/11/2009
 


Semana da Consciência Negra

O projeto de lei nº 10.639 estabeleceu, no dia 9 de janeiro de 2003, que o dia 20 de Novembro  seria o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data foi escolhida porque, neste dia, no ano de 1965, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Hoje, seis anos após a criação desta data, o movimento negro no país está bem mais organizado que antes e no Maranhão não é diferente. Para comemorar a data, o Fórum da Juventude Negra do Maranhão antecipa suas atividades e lança a Campanha Contra o Extermínio da Juventude Negra, que será realizada durante a Semana Jovem da Consciência Negra, com uma ampla programação que acontecerá da próxima sexta-feira, dia 13, até o dia 19, contendo atividades em escolas e praças, oficinas políticas e culturais, mesas redondas e palestras, além de apresentações artísticas.

A Semana Jovem da Consciência Negra e o Dia Estadual de Mobilização Contra o Extermínio da Juventude Negra no Maranhão é uma atividade que integra a Campanha Nacional contra o Genocídio/Extermínio da Juventude Negra, coordenada pelo Fórum Nacional de Juventude Negra, visando gerar, em dimensão midiática, a sensibilização da sociedade às ações de combate e prevenção da violência racial destinada à Juventude Negra.

A campanha surge como um instrumento de luta contra o racismo institucional. Emana em oposição ao extermínio dos jovens negros, encarceramento desproporcional da população negra, ao femicidio que vitima as jovens mulheres negras e a homo/lesbofobia que tem como alvo preferencial os homoafetivos negros, no intento da construção de uma política de segurança que respeite o povo negro e seja compatível com um Estado Democrático e de Direito.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 13 (sexta)
Mobilização Social para Semana Jovem da Consciência Negra, às 16h, no CEM Liceu Maranhense, CEM Bernardo Coelho de Almeida e CEGEL (todos no Centro);

Dia 14 (sábado)
Oficinas político-culturais (teatro, grafitagem e dança afro), das 8h às 12h, na Praça Nauro Machado e Praça do Hip Hop (Praia Grande)

Dia 15 (domingo) 
Distribuição de material informativo sobre a Campanha contra o Extermínio da Juventude Negra, das 10h às 14h, na Praia do Olho D’Água;

Dia 16 (segunda) 
Abertura da Semana Jovem da Consciência Negra, com solenidade de abertura, Lançamento da Campanha Contra o Extermínio da Juventude Negra, Mesa de Diálogo sobre Juventude Negra, Coquetel e Programação Cultural, a partir das 18h, na Escola de Capoeira Mandingueiros do Amanhã (Praia Grande);

Dia 17 (terça) 
Exibição e debate do filme “Tribuna do Gueto”, às 17h, no Teatro Padre Haroldo (Liberdade);

Dia 18 (quarta)
Exibição e debate do filme “Tribuna do Gueto”, às 17h, Escola de Capoeira Mandingueiros do Amanhã (Praia Grande);

Dia 19 (quinta)
Caminhada Jovem Contra o Extermínio da Juventude Negra, com concentração, a partir das 16h, na Biblioteca Pública Benedito Leite (Centro), com trajeto pela Rua Grande, sentido Praça Nauro Machado.

Este resumo executivo trata do projeto da semana jovem da consciência negra a ser realizada na cidade de São Luis, no período de 16 a 19 de novembro do corrente ano, como parte das atividades desenvolvidas pelo movimento negro(a) durante a semana de 20 de novembro- dia da consciência negra. Abaixo, encontram-se sínteses dos objetivos e processos metodológicos, assim como cronograma e orçamentos desta ação política.


OBJETIVO:
Contribuir com a construção de novas formas de sociabilidade pautadas na igualdade e no respeito ao povo e a cultura negra, através de atividades político-culturais que visem estimular o protagonismo juvenil e fortalecimento da consciência cidadã de adolescentes e jovens, entre 15 e 29 anos, no tocante às diversidades étnico-raciais, sem perder de vista as questões de classe e gênero que também perpassam as relações sociais.


METODOLOGIA:
O percurso metodológico adotado consiste em oficinas, mobilizações em locais públicos, audiências públicas com vereadores/as e deputados/as, mesas redondas, caminhada, panfletagens e atividades culturais. Tais atividades serão desenvolvidas em parceria com o movimento negro e demãos movimentos populares envolvidos na luta social, bem como órgãos públicos, sindicatos e organizações não-governamentais sensíveis à causa.


Coberturas de Fotos da Equipe Kamaleao:
Aguarde!

Mais Fotos

Onde Tem Consciência Negra, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima