Campeão Maranhense de Xadrez 2009 - Nicolau Leitão

Whatsapp
  
  Atualizado em 14/10/2009
 


Campeão Maranhense de Xadrez 2009 - Nicolau Leitão

Com três vitórias e dois empates, Nicolau Leitão foi o único a alcançar quatro dos cinco pontos possíveis na Final do Maranhense de Xadrez 2009. Com o título, Nicolau conquistou a “tríplice coroa” do xadrez local, ao vencer o Zonal Maranhense (classificatório para a Semifinal do Brasileiro), a Semifinal e a Final do Maranhense.
Completaram o pódio: o vice-campeão Yuri Dias (garantiu a segunda vaga do estado à Semifinal do Brasileiro, pois Nicolau já estava classificado) e o 3.o colocado Felipe Damous, que defendia o título da máxima competição do calendário maranhense.

A campanha:
Nicolau iniciou a trajetória rumo ao seu segundo título estadual absoluto com uma vitória inusitada. O celular de seu adversário, o imperatrizense Eduardo Franklin, tocou quando a partida ainda estava na fase inicial. Em conformidade com a regra da Federação Internacional de Xadrez (Fide), o ponto foi imediatamente creditado a Nicolau. Curioso é que semelhante episódio já ocorreu inclusive com um ex-campeão mundial, o ucraniano Ruslan Ponomariov. O acontecido no Maranhão foi jocosamente apelidado pelo bem-humorado Yuri Dias de “Mate Nokia”. Na segunda rodada, Nicolau venceu o então campeão, Felipe Damous. O resultado foi alcançado em boa medida pela surpresa preparada para a abertura, em que Leitão fugiu de sua conhecida Defesa Nimzoíndia, optando por uma Holandesa.

Seguiram-se dois empates rápidos, contra Roberto Santos e Yuri Dias. A estratégia era não correr muitos riscos.  Finalmente, a rodada derradeira, contra Wagner Borges. Dependendo de alguns resultados, Nicolau seria campeão mesmo com um empate. Mas ele resolveu não contar com a influência externa e entrou decidido a jogar para vencer, o que acabou conseguindo.  “Eu precisava muito desse título. Me atormentava pensar que minha única vitória em estaduais havia acontecido em 1996, quando eu tinha apenas 13 anos, e nunca tinha conseguido repetir o feito. Fico especialmente feliz por esta ter sido reconhecida como uma de nossas mais fortes Finais em todos os tempos”, comemorou Nicolau Leitão.

Semifinal do Brasileiro:
Com a classificação de Nicolau Leitão e Yuri Dias à Semifinal do Brasileiro, os dois enxadristas agora buscam suporte para conseguir jogar o torneio, que acontece de 30 de outubro a 2 de novembro, em Vitória, capital do Espírito Santo. “A Federação Maranhense (Femax) disponibiliza seu email, femax2009@gmail.com, como canal de intermediação entre nossos representantes e os interessados em apoiá-los, sejam instituições de poder público ou privado”, declarou o presidente da Femax, Felipe Damous.

Onde Tem Xadrez, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima