Praia Grande - São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 4/01/2015
 


Praia Grande - São Luís

Bairro do Centro Histórico de São Luís que ficou conhecido pelo Projeto Reviver. A Praia Grande corresponde à Cidade Baixa (Beira-Mar) com atividades comerciais do porto marítimo.

História da Praia Grande:

O Bairro da Praia Grande consolidou-se comercialmente em 1789 com da ampliação das atividades portuárias da cidade de São Luís, em virtude dos investimentos gereados pela grande produção de algodão para exportação. Grandes empresas comerciais se estabeleceram no bairro para usufruir dos benefícios portuários e a Praia Grande se tornou o centro econômico mais importante do Maranhão. Com a estagnação econômica, as firmas comerciais foram desaparecendo e os velhos sobrados que não foram ocupados por órgãos públicos e, progressivamente, se deteriorando, chegando, alguns deles, à completa ruína. A partir do "Projeto Reviver", que restaurou grande parte do bairro, a Praia Grande assumiu uma nova função: área de lazer com espaços para manifestações artístico-culturais e turísticas.

 

Projeto Reviver:

O Projeto Reviver foi um grande investimento turístico do Governo do Maranhão em 1987 (quando Cafeteira era Governador) com o objetivo de recuperar, restaurar e revitalizar o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da cidade que foi tombado pela Unesco como de Patrimônio Mundial da Humanidade à São Luís. Embora amplo e com ações integradas, o Reviver teve duas fases distintas. A primeira, compreendendo os anos de 1987 e 1988, dedicou-se às obras consideradas prioritárias ou emergenciais, tais como a reforma e estruturação do prédio destinado ao funcionamento do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, a restauração das fachadas da Igreja da Sé e do Palácio Episcopal, a reforma dos Armazéns do Estado, entre outras. Posteriormente, vieram as intervenções urbanas mais profundas, realizadas principalmente na área da Praia Grande e arredores. Foram beneficiadas 15 quadras e 200 imóveis, totalizando algo em torno de 107.000 metros quadrados tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. As redes de água, esgoto e drenagem foram renovadas, e a fiação de telefonia e energia elétrica retiradas do local e substituídas por novas instalações subterrâneas. Também os postes de concreto da iluminação pública cederam lugar aos de ferro fundido, arandelas e lampiões. Utilizando fotografias do início do século XX, engenheiros e urbanistas do Projeto tiveram o cuidado de preservar ao máximo a unidade do conjunto arquitetônico da Praia Grande, restaurando-lhe o aspecto original descaracterizado ao longo dos anos. Onde os casarões em ruínas não puderam ser efetivamente restaurados em seu traçado original, surgiram praças; as calçadas voltaram a ser largas e receberam pedras de cantaria. Do mesmo modo, becos e escadarias sofreram amplas reformas, tendo sido removida também toda a camada de asfalto das ruas, que foram calçadas de paralelepípedos. Por volta de 8 mil metros quadrados de imóveis chegaram a ser totalmente restaurados, adquirindo a partir daí uma nova função sócio-econômica com a instalação de restaurantes, bares, galerias de arte e museus. Um desdobramento do Reviver, o Projeto Habitacional, vem promovendo desde 1993 a fixação de famílias na área da Praia Grande, através da ocupação de parte dos casarões restaurados. Com isso, conservar os imóveis passou a contar com a valiosa ajuda dos novos moradores. O Projeto segue. Obras de restauro ainda estão sendo feitas em toda a Praia Grande e nas ruas adjacentes, tais como a do Giz e da Palma. São Luís vai aos poucos resgatando seu herança.

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima