Exposição de Arte CUPIM Pinturas de Leah Miller-Biot na Rua Ribeirão SLZ

Whatsapp
  
  Atualizado em 4/08/2009
 


Exposição de Arte CUPIM
Pinturas de Leah Miller-Biot

Dias: abertura 06 de Agosto (quinta-feira)
Visitação: Dias 07, 08 e 10 das 09h às 17h
Onde: Rua do Ribeirão 226 (ao lado da sede do PT) Centro

Cupim se refere a um bicho que pouco por pouco derruba uma casa e usa os pedaços para formar a sua casa. Apesar deste processo devastante, sua presença só é evidente nas lindas formas que suas trilhas deixam em todo lugar que anda.

A exposição de pinturas de Leah Miller-Biot feitas durante uma temporada em São Luís, representam os detalhes que formaram a personalidade do lar em que estava hospedada. As pinturas falam tanto do olhar de uma estrangeira se acostumando á uma nova casa, quanto das pessoas que fizeram esta casa. Usando a simbologia do Cupim.

A arte em construção
 Exposição da inglesa Leah Miller-Biot inaugura o espaço coletivo da artista plástica Ana Borges

Através da abstração a artista plástica inglesa Leah Emma Miller-Biot foi montando seu universo pictórico colorido que poderá ser apreciado a partir desta quinta-feira, 06, a partir das 19h no casarão da Rua do Ribeirão, da também artista plástica Ana Borges. O trabalho, composto por sete telas de técnicas variadas, é resultado da vivência de Leah em São Luís, o qual ela denominou “Cupim”.

Na capital maranhense há dois meses, Leah Miller-Biot iniciou seu trabalho inspirada nas cores e formas da casa onde está hospedada, localizada no Centro da cidade. “É tudo muito colorido. As paredes, as redes, os azulejos, as mantas que cobrem as cadeiras. Todas estas cores e formas me fascinaram, então comecei a pintar”, explica sobre o seu processo de criação. A artista, que é formada pela Escola de Artes de Glasgow, na Escócia, refere-se a “Cupim”, como sua primeira exposição.

“Já havia exposto antes, mas somente na Europa; na Escola fiz algumas coletivas durante o curso e uma individual ao final. Entretanto, esta é de fato, minha primeira exposição como profissional”, revela.

Sempre com uma câmera fotográfica na mão, Leah esteve atenta a cada referência, até deparar-se com uma trilha feita por uma colônia de cupins, na parede da casa onde está hospedada. “Foi a partir daí que resolvi intitular a exposição de Cupim, pois é mais ou menos como sinto: um cupim que vai construindo sua casa através de elementos da casa de outros. É assim a minha arte. Vou pegando pedacinhos daqui e dali para ir construindo o meu trabalho. Neste contexto, não penso da destruição que o cupim inevitavelmente provoca;  gosto de pensar que estou tirando um pouquinho de cada coisa e formando o meu trabalho e consequentemente as lembranças que levarei quando partir”, comenta a artista que também é poetisa.

Exposição – O primeiro trabalho de Leah Miller-Biot inaugura o casarão de Ana Borges e do produtor cultural Josélio Alves como um espaço coletivo voltado não só para capacitação, mas também para exposição. Quem for prestigiar a vernissage estará participando ainda de um sarau que contará com uma performance da poetisa Kátia Dias.

“Na realidade será um momento artístico, que vai congregar poesia, artes plásticas e música, porque também vamos contar com uma discotecagem”, antecipa Josélio Alves.

Segundo Josélio, a idéia de realizar esta primeira exposição com uma artista ainda desconhecida do público maranhense, consolida a proposta do espaço que ele está dividindo com Ana, e que desde o início de julho abriga vários cursos. “Queremos tornar esta casa num espaço de fruição das artes, sejam elas de que vertente for. Um local onde o artista se sinta bem e possa democratizar a sua criação com o público”, sintetiza.

Sobre a artista – Leah Emma Miller-Biot nasceu na Inglaterra e viveu dos sete aos 15 anos no Brasil, sendo quatro em Manaus e três em São Luís. Aos 15 voltou para a Inglaterra tendo estudado em um colégio interno até ingressar na Escola de Artes de Glaslow, onde estudou por cinco anos. Sua influência veio principalmente por parte da mãe, também artista, que segundo ela, nos tempos que viveram no Maranhão, envolveu-se com grupos folclóricos e participou dos festejos do Divino Espírito Santo.

Serviço:
O que: Vernissage de “Cupim”, da artista plástica Leah E. Miller-Biot
Quando: 06 de agosto, quinta-feira
Hora: 19h
Onde: Rua do Ribeirão, 226 – Centro (ao lado da sede do PT)

Entrada franca

Contatos:
Josélio Alves: (98) 3221 1882
Leah: (98) 3221 4145

Mais informações:
Espaço cultural Arte no Ribeirão fone: 3221-1882

Coberturas de Fotos da Equipe Kamaleao:
aguarde

Onde Tem aRTE, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima