A função didática do Mal é o Caminho Inescrutável de Deus.
Essa frase sintetiza uma ideia profunda e paradoxal do entendimento bíblico do Mal. A forma como Deus permite que o mal exista, e ao mesmo tempo usa isso para cumprir seu propósito soberano, está além da plena compreensão humana.
O mal não é intrinsecamente útil, mas o papel que ele desempenha no plano de Deus é crucial para a revelação plena de quem Deus é. Assim como o frio nos faz valorizar o calor e a escuridão nos ajuda a compreender a luz, o mal acaba servindo um propósito pedagógico para nos ensinar sobre a presença, santidade e bondade de Deus.
Deus está no controle de tudo. Inclusive do mal. O caminho inescrutável de Deus: Um caminho que embora tenha um propósito claro na mente divina, está além da nossa capacidade de entender completamente.
O conflito entre bem e mal cria o cenário perfeito para evidenciar o maior ato de amor sacrificial: a missão da cruz. Note que a alegria do pai pelo arrependimento do filho pródigo é muito maior que a presença contínua do filho que nunca precisou se arrepender. Veja que há uma maior valorização na tensão dramática (queda e superação). A glória revelada no sujo que se limpa é maior do q no limpo q nunca se sujou.
Em defesa da utilidade do mal. Não do mal em si. Mas do papel que ele desempenha: O ser Santo que se diminui e se suja voluntariamente por amor, sofrendo e aguentando oq nunca precisaria passar, mas mesmo assim o faz, é constrangedor e incrivelmente vitorioso. O modelo arquetípico e simbólico da cruz é uma oportunidade única de revelar a majestade de Deus. O maior ato heróico, de bravura, de altruísmo, embasbacante, poderosamente espiritual, transformador e libertador. É paradoxalmente invertido dos valores humanos. Vencer o Mal apenas com o supra-sumo do Bem é lindo de se ver.
Embora possamos ver fragmentos da razão pela qual Deus permite o mal, ainda não conseguimos entender completamente o "porquê" de tudo. O mistério do mal é parte dessa sabedoria de Deus, que está além de nossa compreensão finita. A Bíblia nos ensina a confiar em Deus, mesmo quando não podemos explicar ou entender os eventos que acontecem ao nosso redor. Assim como foi com Jó. A vida cristã é uma jornada de fé, onde mesmo diante do mal e do sofrimento, podemos descansar na paz e na certeza de que Deus está trabalhando todas as coisas para o bem daqueles que o amam.
Romanos 11:33
"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos e inescrutáveis os Seus caminhos!"