
Meu Testemunho como Missionário

Na primeira camada básica do Evangelho a Bíblia nos revela que: Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para morrer no lugar de todos os humanos? Não! Apenas daquelas pessoas que Nele crê. Essa é a condição para recebimento da salvação. A fé.
Em uma segunda camada do Evangelho, mais complexa. Quando abrimos o capô do carro e vemos todas aquelas engrenagens. Deus nos revela que só vão crê, aquelas quem Ele escolheu. E qual critério Deus usou para escolher essas pessoas? Não sabemos! Essa é uma camada mais profunda que a Bíblia não nos revela. Inclusive ela dá pistas de que não somos capazes de compreender e nem é da nossa conta. Isso faz parte da sabedoria oculta de Deus, nos bastidores da eternidade, da sua mente inescrutável, insondável. Quando Deus revela o mistério da eleição, Ele só está dando um vislumbre dos bastidores. E não algo pra nós tentarmos compreender profunda e tecnicamente. Ele faz oq bem quiser com quem quer. Mas nem devemos nos preocupar com esse aspecto no âmbito prático da vida. Na caminhada do viver e na interação com o próximo devemos nos ater ao nosso nível de liberdade prática de escolha que verdadeiramente determina se vamos decidir crer ou não. Embora seja Ele mesmo é quem efetua o desejo em nós. Isso nunca nos tira a responsabilidade pela nossas escolhas. A salvação é uma decisão do indivíduo no nível prático ao mesmo tempo que é decreto de Deus no nível eterno. E isso de forma misteriosa não anula a liberdade e responsabilidade humana e nunca entra em conflito com a soberania de Deus. É o paradoxo não-conflitante entre Soberania de Deus e a Liberdade Humana. A sabedoria humana é obviamente incapaz de compreender a totalidade da sabedoria divina. Isso não é ilógico. É perfeitamente plausível.
Nosso papel é pregar o Evangelho como se tudo dependesse da resposta do homem, mas descansar em Deus sabendo que tudo depende Dele. Isso nos dá um zelo evangelístico sem ansiedade, e uma confiança absoluta de que a obra da salvação está nas mãos certas: nas mãos de Deus.
|