A sequência de erros que resumem a narrativa bíblica da queda do homem no Jardim do Éden, conforme descrita no livro de Gênesis:
ERRO 1 - Eva não acreditou em Deus:
Segundo o relato bíblico, Deus ordenou a Adão e Eva que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles ao escolherem comer o fruto, demonstram uma falta de fé e confiança na palavra de Deus.
ERRO 2 - Eva acreditou na mentira da serpente:
A serpente, que simboliza Satanás, engana Eva, dizendo que ela não morreria se comesse o fruto e que, em vez disso, se tornaria como Deus, conhecendo o bem e o mal. Perceba que a serpente manipula o que Deus disse, tentando por desconfiança na palavra de Deus.
ERRO 3 - Eva cedeu ao desejo de ser como Deus: A serpente desperta em Eva o desejo de ter um conhecimento e uma sabedoria que pertencem exclusivamente a Deus. Esse desejo de ser como Deus é uma forma de orgulho e rebeldia. Exatamente como Satanás caiu do céu, por se rebelar à Deus.
ERRO 4 - Eva desobedeceu a Deus:
Ignorando a ordem divina, Eva come do fruto proibido. Esse ato de desobediência é o pecado original na Terra, que traz consequências para toda a humanidade.
ERRO 5 - Eva influenciou Adão a desobedecer também:
Após comer do fruto, Eva oferece-o a Adão, que também come, participando do ato de desobediência. Esse evento marca a queda de ambos e a entrada do pecado no mundo levando à expulsão do Jardim do Edén.
GÊNESIS 2:16-17
"E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem: — Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá."
GÊNESIS 3:1-6
"A cobra era o animal mais esperto que o Senhor Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: — É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? A mulher respondeu: — Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal. A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu."
|