Arte no Olho da Rua - Literatura - Música - Poesia -Teatro - Cinema em São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 12/04/2010
 


Arte no Olho da Rua
Literatura – Música – Poesia –Teatro - Cinema

A Livraria Poeme-se, em comemoração aos seus 22 anos, apresenta: “Arte no Olho da Rua”. Numa esquina, numa praça, entre os bares, pelas ruas...uma arte itinerante envolvendo as pessoas com poesia, sons, palavras, performances. Quarta, 14 de abril, a partir das 19h, na Rua João Gualberto-Praia Grande, em frente à Livraria Poeme-se.

Segundo Ribamar Filho, o Riba, dono do Poeme-se, o encontro de artes é uma forma de valorizar o centro da cidade com a presença de artistas divulgando suas obras e fazendo intervenções. “É o primeiro de uma série de eventos de arte que queremos fazer na Praia Grande, pra ocupar poeticamente a região e espantar essa sombra de abandono que ainda existe ali”, afirma.

Poetas, compositores, atores e instrumentistas se apresentarão a partir das 19h, num palco que será montado ao lado do Poeme-se, na rua João Gualberto, 52, Praia Grande. A programação terá a participação musical de Alê Muniz, Daffé, Zé Maria Medeiros e do violinista e professor da Escola de Música, Manoel Mota; recital de poesias de Robson Diniz, André Bandeira, Karine Alves, Celso Borges, Josoaldo Lima Rego e Paulo Melo Sousa. Estes três últimos poetas estarão autografando seus mais recentes livros: Bèlle Époque, Paisagens Possíveis e Nagon Abioton, respectivamente.

Quem passar pela rua ainda poderá curtir o “Som do Vinil” de Paulo du Vale, que através da discotecagem em LP, resgata a riqueza da música brasileira e internacional, a apresentando às novas gerações; as performances teatrais da Tapete Criações Cênicas e também comprar roupas de brechó, livros e discos, pois o Movimento Brechoniano também participa do encontro.

Programação:
Noite de Autógrafos de livros:

 

Nagon Abioton: Um estudo fotográfico e histórico sobre a Casa de Nagô - Textos de Paulo Melo Sousa e ensaio da professora Mundicarmos Ferretti, com fotografias de Márcio Vasconcelos, idealizador do projeto. O livro foi lançado em dezembro último. O Tambor de Mina, denominação típica do Maranhão, foi profundamente influenciado por dois terreiros fundados em Sao Luís por africanos na primeira metade do século XIX: a Casa das Minas (Jeje) e a Casa de Nagô. "Neste trabalho, após uma visão geral sobre a casa e sua trajetória, pretendemos analisar as características da identidade nagô, o impacto de medidas governamentais em sua trajetória e examinar as ameaças de continuidade enfrentadas atualmente pela Casa, com o falecimento de dona Lúcia, sua chefa, em 2008, com 103 anos de idade.

Autores: Márcio Vasconcelos e Paulo Melo Sousa

Paisagens Possíveis - A poesia de Josoaldo Lima Rêgo atravessa diversas geografias, desenhando múltiplas paisagens. Sem se ater a regionalismos, sua escrita tem cores brasileiras e reflexos internacionais: ao longo de suas páginas se alternam horizontes tão distintos como os de São Luís, Coimbra e Mumbai. Seus versos espelham a cosmovisão do autor, circulando por diferentes continentes, ultrapassando fronteiras geográficas e temporais.
Autor: Josoaldo Lima Rêgo
Bèlle Époque - Obra reúne 50 poemas escritos nos últimos cinco anos e o CD “Quase”, em que o artista dialoga com o silêncio. É o terceiro livro-CD do escritor maranhense, que já lançou XXI (2000) e Música (2006). O projeto gráfico é de Andréa Pedro, responsável pelas capas dos discos da Saravá Discos, selo de Zeca Baleiro.
Autor: Celso Borges

Recital Poesia
Robson Diniz
André Bandeira
Karine Alves

Teatro
Performances Tapete Criações Cênicas

Música
Daffé
Manoel Mota – violinista/músico da Escola de Música
Alé Muniz
Zé Maria Medeiros
Som do Vinil – Paulo du Vale

Cineliterariomusicado
- Litania da Velha e Infernos – Frederico Machado, curtas inspirados nos livros homônimos de Arlete Nogueira e Nauro Machado -  Manoel Bandeira

Ele – animação Noel Rosa
Sebos, Brechós e discos

Matriosca -Brechó e Customizados

Milla e Sissinha Bazar

O próximo evento acontecerá na segunda quinzena do mês de maio em algum ponto pela Praia Grande, e pretende reunir poetas, músicos, escritores e apreciadores das artes. Em cada edição haverá lançamento de livros e noite de autógrafos.

Realização:
Livraria Poeme-se

Apoio:
Pegada Produções, Brechó no Olho da Rua-Movimento Brechoniano, Cia Circense, Tapete Criações Cênicas, Som do Vinil

Serviço:

Arte no Olho da Rua
Quando: Quarta, dia 14/04
Horas: 19h
Onde: Em frente à Livraria Poeme-se – Rua João Gualberto – Praia Grande.

Informações:
98 8151 3131 – Giselle Bossard
Poeme-se/Riba – 3232 4068 e Celso Borges- 3227 0079


Onde Tem Cultura, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima