
Meu Testemunho como Missionário

CAIM E ABEL
1 E CONHECEU (yada) Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
(em hebraico soa como um jogo de palavras aproxima o nome de Caim (Qavn) do verbo qanah, "adquirir".)
2 E teve mais a seu irmão Abel: e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
(não se sabe a diferença de idade, pode ser que tenham sido até gêmeos)
3 Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura: e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
(Abel trouxe a melhor parte, oq tinha de melhor)
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
Reflexão pessoal:
Você está dando o seu melhor para Deus? Qual é a melhor parte do seu dia e o que você faz nessa hora? Qual é o melhor dia da semana? O que você faz te custa mais tempo? Como você passa a maior parte do seu tempo? Você assiste um filme por duas horas? Você consegue maratonar uma série da netflix toda de uma vez? Acompanhar uma novela regularmente todo dia sem perder nenhum capítulo? Qual foi o último livro que você leu?
Deus conhece a intenção do seu coração:
Samuel 16:6-7 Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir". O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".
A oferta de Caim e Abel:
É possível que Caim e Abel tenham usado algum tipo de altar para apresentar suas ofertas. Um altar simples feito de pedras ou de terra era uma prática comum posteriormente com Noé e Abraão. Adão e Eva, como primeiros pais da humanidade certamente poderiam estar nesse momento, especialmente pq ato de oferecer sacrifícios a Deus era uma prática que aprenderam após a queda, quando Deus instituiu a morte de um animal para cobrir sua nudez. Então muito provavelmente pode ter acontecido uma reunião solene, diante de seus Pais Adão e Eva e talvez outros descendentes não mencionados, segundo o costume patriarcal da antiguidade, os pais eram os sacerdotes.
A forma como Deus revelou sua aceitação ou rejeição das ofertas não é especificada, mas de acordo com outros relatos bíblicos pode ter sido aceitação por fogo: como no caso de Elias e Gideão quando Deus demonstra enviando fogo do céu para consumir a oferta. É possível que algo semelhante tenha ocorrido com a oferta de Abel. ou uma comunicação direta verbal já que os versiculos seguintes mostram Deus dialogando com Caim após o evento. A rejeição da oferta de Caim pode ter sido sentida como uma vergonha pública, que feriu seu orgulho e ficou remoendo no seu coração. Culpa.
Caim irritou-se e seu semblante caiu. Caim não parece ter se arrependido ou pedido perdão ou ao menos ter tentado entender pq foi rejeitado, provavelmente ele sabia no fundo o motivo, mas não foi buscar se apaziguar com Deus. Então Deus toma a iniciativa e aborda Caim com uma pergunta: "Pq estás irritado?" Não que Deus não soubesse, mas foi um convite para que Caim possa refletir sobre seu comportamento, que nem quando se fala com um menino birrento. Essa uma abordagem típica de um pai que ama e quer orientar e restaurar o relacionamento com seu filho: "Se vc tivesse feito o que é certo, você estaria tranquilo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo." (irai-vos, mas não pequeis) (o diabo está em derredor). Deus faz com que Caim aprenda que a expressão do seu rosto indica os pensamentos e as intenções malignas do seu coração, Deus aqui ensina autopercepção, autoconsciência, controle emocional e domínio próprio. (Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.)
A rejeição a caim não foi pela qualidade da oferta em si, ela apenas revelava a intenção do seu coração e sua falta de fé. A falta de obras pode revelar o estado do coração.
Caim mata Abel - O primeiro homicídio:
8 E falou Caim com o seu irmão Abel: e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
9 E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei: sou eu guardador do meu irmão?
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
15 O Senhor porém disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse.
16 E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
Os Descendentes de Caim:
17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque: e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.
18 E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.
19 E tomou Lameque para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.
20 E Ada teve a Jabal: este foi o pai dos que habitam em tendas, e têm gado.
21 E o nome do seu irmão era Jubal: este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
22 E Zila também teve a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e de ferro: e a irmã de Tubalcaim foi Naama.
23 E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão por me ferir, e um mancebo por me pisar.
24 Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque setenta vezes sete.
O Nascimento de Sete e seu filho Enos:
25 E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
26 E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos: então se começou a invocar o nome do Senhor.
|