Os anjos e seres celestiais não têm fé da mesma forma que os seres humanos, porque eles têm um conhecimento muito mais pleno da realidade espiritual e da natureza de Deus. Eles já são semelhantes ao que haveremos de ser. A fé é necessária justamente pq ainda estamos na fase de provação para chegar no que a haveremos de ser. Esse tempo de oferta da graça, onde há incerteza ou falta de visão completa, é algo que não se aplica aos anjos. Os anjos rebeldes nem se quer estão no Plano de Salvação, eles já foram irrevogavelmente condenados, provavelmente pq eles já sabiam muito bem oq estavam fazendo. E os anjos que servem e adoram a Deus, o fazem com base em seu conhecimento direto e experiência de Sua glória e majestade.
Portanto, enquanto os humanos precisam de fé para confiar em Deus e em Suas promessas, e assim passar para próxima etapa de existência celestial onde não precisarão de fé. É isso que nos prepara para o que seremos: seres glorificados que não necessitarão mais de fé, pois estaremos face a face com Deus.
A fé é, portanto, uma condição temporária e essencial para o ser humano durante a fase de provação. Ela nos capacita a buscar e confiar em Deus, moldando-nos para o que haveremos de ser, semelhante a Cristo, em uma unidade coletiva com o Pai e Filhos. Uma vez que essa fase termine, e alcançarmos a plenitude da nossa existência glorificada, a fé será substituída pelo conhecimento completo e pela experiência direta da presença de Deus, semelhante à forma como os anjos O servem hoje.