Os Filhos de Deus - B'nei Elohim
(Versões dos Manuscritos do Mar Morto e a Septuaginta)
- "Quando o Altíssimo deu às nações a sua herança, quando dividiu toda a humanidade, ele estabeleceu fronteiras para os povos, de acordo com o número dos filhos de Deus."
Contexto e Significado: Esse versículo, conforme aparece nas versões mais antigas, diz que Deus distribuiu as nações segundo o número dos "filhos de Deus" (seres espirituais). Esta divisão parece apontar para um momento em que Deus distribui o governo das nações para seres espirituais, que inicialmente teriam sido designados para governar com justiça e em submissão a Deus, enquanto Israel foi reservado como "porção" direta de Deus como povo escolhido (tempos mais tarde, Jesus confirma para a Samaritana: a salvação vem dos judeus). Isso implica que Deus governa diretamente Israel, enquanto outras nações estavam sob a administração de seres espirituais, uma ideia que ajuda a contextualizar o papel único de Israel no Antigo Testamento como uma nação exemplo para as outras, nação de Sacerdotes. No entanto, muitos desses seres espirituais se rebelaram, buscando adoração para si próprios, desviando as nações para idolatria, injustiça e corrupção. O que explicaria a origem e identidade de Baal, Astarote, diversos deuses do Egito, Moloque... e todo esse Reino das Trevas. Pensando dessa forma, faz mais sentido também por que Ezequiel e Isaías, falam do Rei de Tiro e do Rei da Babilônia como se fossem o próprio Satanás. Por que, na verdade, quem está governando é o príncipe da potestade do ar, que está espiritualmente por detrás desses reis humanos escravizados pelos seus próprios pecados. Por isso também, faz mais sentido quando o anjo diz a Daniel que foi impedido pelo Príncipe da Pérsia, como um homem poderia impedir um anjo? Faz mais sentido que ele esteja se referindo ao "Príncipe Espiritual" por detrás do humano escravizado pelo pecado:"e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes (nem todos os filhos de Deus se rebelaram), veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia." Daniel 10:12-13
Gênesis 6:2 e 6:4
- "Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram." (Gênesis 6:2)
- "Ora, naquele tempo havia gigantes (nefilins) na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade." (Gênesis 6:4)
Contexto e Significado: Em Gênesis 6, o termo "filhos de Deus" é amplamente interpretado como se referindo a seres celestiais ou anjos caídos que se uniram com humanas, gerando os "nefilins". Esse evento é visto como um momento de transgressão e rebelião espiritual que antecedeu o dilúvio. OBS.: Algumas tradições judaicas e cristãs interpretam esses "filhos de Deus" como os descendentes de Sete, mas a interpretação mais antiga entende que se trata de seres espirituais que cruzaram uma barreira divina. Outro texto que corrobora para essa interpretação é
- Judas 1:6-7 "Lembrem dos anjos que não ficaram dentro dos limites da sua própria autoridade, mas abandonaram o lugar onde moravam. Eles estão amarrados com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados. Lembrem dos moradores de Sodoma, de Gomorra e das cidades vizinhas, que agiram como aqueles anjos e cometeram imoralidades e pecados sexuais. Eles sofreram o castigo do fogo eterno, o que é um aviso claro para todos."
- 2 Pedro 2:4-5 "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;"
Jó 1:6
- "Certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio entre eles." (Jó 1:6)
Contexto e Significado: Nos capítulos iniciais de Jó, os "filhos de Deus" são apresentados como seres celestiais que têm acesso à presença de Deus, numa espécie de corte celestial. Satanás aparece junto a eles (bom, eu não entendo bem essa parte, pq pra mim ele já tinha sido expulso da presença de Deus, mas parece que ele ainda tem algum tipo de acesso), e é nesse contexto que ele desafia a integridade de Jó. Aqui, "filhos de Deus" claramente se refere a seres espirituais, confirmando a ideia de uma assembleia celestial onde decisões sobre a humanidade podem ser discutidas.
Jó 38:7
- "Enquanto as estrelas da alva juntas cantavam, e todos os filhos de Deus bradavam de alegria."
Contexto e Significado: Em Jó 38, Deus fala diretamente com Jó sobre a criação do mundo. Ele menciona que, no momento em que os fundamentos da Terra foram lançados, os "filhos de Deus" se regozijavam. Isso sugere que esses seres espirituais testemunharam a criação e expressaram sua alegria. O versículo reforça a ideia de que "filhos de Deus" são seres celestiais, existentes antes da criação humana.
Salmo 82:6
- "Eu disse: 'Vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.'"
Contexto e Significado: No Salmo 82, Deus está julgando outros "deuses" (a palavra hebraica "elohim" também pode designar autoridades ou seres espirituais) e os chama de "filhos do Altíssimo". Ele repreende esses seres por não defenderem a justiça e os ameaça com morte, como qualquer mortal. Nesse contexto, "filhos do Altíssimo" é visto como uma referência a seres espirituais que detêm autoridade, mas que falharam em cumprir suas tarefas de modo justo. Tarefa esta que foi mencionada no Cântico de Moisés em Deuteronômio 32. Muitos comentaristas modernos consideram que o Salmo 82 se refere, primariamente, aos seres espirituais que falharam em sua missão e foram responsabilizados por Deus. No entanto, o uso do termo "deuses" para se referir a humanos em outros contextos bíblicos sugere que, na aplicação prática, o texto pode também aludir indiretamente a qualquer autoridade que exerce autoridade em nome de Deus, incluindo líderes humanos (como Moisés foi constituído como Deus sobre Faraó). Assim, o Salmo 82 apresenta uma mensagem profunda com múltiplas camadas dimensionais e de significado, tanto para os líderes humanos da época quanto para a Realidade Espiritual Invisível por trás desses humanos e também com referência ao nosso propósito eterno como Filhos de Deus que hão de se revelar em sua natureza divina em Cristo no futuro (Romanos 8:19-23). Jesus é irônico ao citar o Salmo 82:6 em João 10:34-36. Ele está se referindo à passagem em que Deus chama certos seres de "deuses" (elohim), mas Ele não esclarece explicitamente se está se referindo a seres humanos ou seres espirituais. Em vez disso, Jesus usa o termo de maneira estratégica para responder à acusação de blasfêmia feita pelos líderes religiosos, que o acusavam de se igualar a Deus. E Jesus, ironicamente, cumpria exatamente as duas possibilidades: Verdadeiramente humano e verdadeiramente Deus.
Salmo 89:6-7
- "Pois quem nos céus é comparável ao Senhor? Entre os filhos de Deus, quem é semelhante ao Senhor? Deus é muito temido na assembleia dos santos, e reverenciado por todos os que o cercam."
Contexto e Significado: Nesse salmo, a expressão "filhos de Deus" aparece como uma referência aos seres celestiais que participam da "assembleia dos santos" no céu. Aqui, o salmista destaca a grandeza e singularidade de Deus, afirmando que mesmo entre os seres celestiais, nenhum se compara a Ele. "Filhos de Deus" indica novamente seres espirituais que fazem parte do conselho divino, enfatizando que Deus é incomparável em poder e santidade.
BIBLICAMENTE
Esses textos, juntos, mostram biblicamente uma visão sobre a existência de uma hierarquia espiritual ou corte celestial, onde "filhos de Deus" são frequentemente descritos como seres espirituais que servem ou estão em relação com Deus, cada um com responsabilidades específicas, mas com autoridade subordinada a Deus. A presença desses seres, porém, é vista com diferentes níveis de moralidade e lealdade, dependendo do contexto. A realidade celestial é bem mais complexa e misteriosa do que sabemos. E olha que eu nem considerei o livro de Enoque para esse texto, somente a Bíblia.
|