
Adão pecou e Eu que sou culpado?
- Sim. O pecado de Adão afeta todos os seres humanos automaticamente.
- Mas pq? Eu sou Eu. Ele é Ele. Cada um com que resolva seu pepino. Vai lá reclamar com Eva. Pq q eu tenho q pagar por algo que eu não fiz?
- Olha, em termos espirituais, não somos apenas indivíduos isolados. Somos uma unidade espiritual interligada, onde a ação desse primeiro humano um tem implicações para todos os outros.
A identidade coletiva da humanidade.
Adão foi o Representante da Humanidade.
Isso significa que ele tinha autoridade e autonomia para agir em nome de toda a raça humana. E essa representação não é apenas simbólica; é legal e espiritual. Assim como um governante de hoje em dia pode tomar decisões que afetam toda a nação, Adão, como o governador da Terra, tomou uma decisão e as consequências disso se estenderam a todos os seus descendentes. Todos nós, de certa forma, estávamos "com Adão" quando ele decidiu escolher sua própria vontade. O líder da equipe perde e toda a equipe perde. A decisão de Adão resultou em uma herança maldita, uma natureza caída que nos inclina ao pecado e a condenação à morte de toda sua descedência. Mesmo os bebês que nunca pecaram conscientemente, são atingidos por esse legado espiritual. Por isso, cada ser humano nasce em um estado de separação de Deus, condenado à morte, necessitando de redenção.
Mas peraí... Se eu não precisei crer ou validar ou confirmar a decisão de Adão para ser condenado automaticamente.
Pq eu preciso crer na "reversão de condenação" pelo Novo Adão, ao invés de ser automaticamente descondenado?
Primeiro: Não houve "reversão de condenação". A condenação foi mantida e permanece como consequência do pecado. O sacrifício na Cruz não reverte essa condenação automaticamente para todos; em vez disso, Cristo, o 2° Adão, assume essa condenação em nosso lugar. Ele é realmente condenado e morto. Essa distinção é fundamental: a obra de Jesus não elimina a necessidade de julgamento, mas oferece um meio opcional de escaparmos da condenação certa.
De tal forma que, a partir da Cruz, cada pessoa indivividualmente tem uma nova chance: A pessoa é transportada novamente para frente da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Que agora é representada pela Cruz. Você tem a opção de refazer a escolha do 1° Adão: Seguir seu próprio caminho = comer o fruto = rejeitar a Cruz. Ou confiar na vontade de Deus = seguir o caminho da Cruz = Obedecer à Cristo, o 2° Adão que venceu a morte. E ele só venceu pq cumpriu todos os requisitos exigidos pela justiça de Deus: sem natureza pecaminosa e sem pecado.
Daí a necessidade de crer, de depositar a fé, assinando essa procuração espiritual, essa punição não será imputada em mim, será no meu procurador/salvador/advogado/juiz que se prontificou à cumprir essa pena por mim e por todos.