
Meu Testemunho como Missionário

EXPLICAÇÃO:
O cumprimento da Profecia da Segunda Vinda de Jesus Cristo em
Mateus 16:27-28
Mateus 16:27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.
Mateus 16:28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que VEJAM vir o Filho do Homem no seu Reino.
EXPLICANDO A PROFECIA
Jesus afirma que retornará em glória, acompanhado por anjos, para julgar a humanidade. Cada pessoa será recompensada ou punida de acordo com suas ações em vida.
Jesus garante que alguns de seus discípulos (no plural, ou seja, pelo menos 2) não morreriam antes de ver a sua segunda vinda com os anjos para o julgamento final.
EXPLICANDO O CUMPRIMENTO DA PROFECIA
O discípulo João estava ainda vivo na Ilha de Patmos quando teve a visão:
Visão de João em Apocalipse
Jesus (Filho do Homem) vindo em seu Reino com seus anjos:
Apocalipse 1:7: "Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Sim, amém."
Apocalipse 14:14: "Então, olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem alguém semelhante a um filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada."
Apocalipse 19:11-16: "Então, vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que o montava chamava-se Fiel e Verdadeiro; e ele julga e peleja com justiça. Os seus olhos eram como chama de fogo; na sua cabeça, havia muitas coroas; e tinha um nome escrito, que ninguém conhece, senão ele mesmo. Vestia uma veste salpicada de sangue; e o seu nome se chama: A Palavra de Deus. E os exércitos (presume-se que seja de anjos) que estão no céu o seguiam em cavalos brancos, vestidos de linho fino, branco e puro. Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira de Deus Todo-Poderoso. E no seu manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores."
Recompensando cada um pelas suas obras:
Apocalipse 22:12: "Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que tenha feito."
Certo, João viu, mas Jesus disse "ALGUNS".
Quem foram os outros que viram essa prévia da Segunda Vinda de Jesus?
Visão de Estevão em Atos 7:55-56
"Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus."
OBS.: Estevão não era um dos 12 Discípulos, mas teve a mesma visão antes de morrer apedrejado
ATENÇÃO: Embora não esteja registrado na Bíblia Oficial. Existem livros apócrifos que narram visões semelhantes que outros discípulos como Pedro e Tomé teriam visto:
Livros apócrifos:
Apocalipse de Pedro:
Capítulo 2: "E vi os santos na glória do Reino, e os pecadores punidos nos tormentos."
Capítulo 3: "E vi o Senhor sentado no trono da sua glória, e os anjos em pé ao seu redor, e os santos à sua direita."
Capítulo 4: "E vi o Senhor recompensar os santos segundo as suas obras, e punir os pecadores segundo os seus pecados."
Apocalipse de Tomé:
Capítulo 1: "E Jesus disse a Tomé: 'Eu sou o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Eu venho com grande poder e glória para julgar os vivos e os mortos.'"
Capítulo 2: "E vi os anjos do Senhor separando os justos dos injustos."
Capítulo 3: "E vi os justos recompensados com o Reino de Deus, e os injustos condenados ao inferno."
Apocalipse de Paulo:
Capítulo 5: "E vi o Senhor Jesus Cristo vindo do céu com grande poder e glória, com os seus santos anjos."
Capítulo 6: "E vi os livros abertos, e os mortos julgados segundo as suas obras."
Capítulo 7: "E vi os santos recompensados com a vida eterna, e os pecadores condenados ao fogo eterno."
Apocalipse de Estevão:
Capítulo 3: "E vi o Senhor Jesus Cristo sentado no trono da sua glória, com os seus santos anjos."
Capítulo 4: "E vi os livros abertos, e os mortos julgados segundo as suas obras."
Capítulo 5: "E vi os santos recompensados com a vida eterna, e os pecadores condenados ao fogo eterno."
Conclusão
A interpretação mais forte, considerando os elementos descritos na profecia (vinda em glória, com anjos, e julgamento), é que João, na Ilha de Patmos, viu visões apocalípticas que antecipam a segunda vinda de Cristo. Estevão também teve uma visão semelhante antes de sua morte. Os textos apócrifos reforçam a ideia de que outros discípulos poderiam ter tido visões semelhantes, mesmo que essas não estejam registradas no Novo Testamento canônico.
Portanto, os "alguns" mencionados em Mateus 16:28 que não provaram a morte antes de verem o Filho do Homem vindo em seu Reino poderiam incluir João, Estevão e, potencialmente, outros discípulos que tiveram visões reveladoras de Cristo em glória.
|