
Meu Testemunho como Missionário


Instrução 1 Aproveite todas as oportunidades.
Colossenses 4:5: "Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades."
Exemplo prático: Use aplicativos de relacionamento (ex.: Tinder, Badoo, Jaumo, Happn, Facebook Dating, Lovoo, Inner Circle, OkCupid, Moji) para encontrar pessoas que queiram conversar ou fazer amizades online. Deixe claro no seu perfil a sua intenção de conversar sobre Jesus Cristo.

Instrução 2 Pregar para todos.
Marcos 16:15: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.'"
Exemplo prático: Procure conversar com homens, mulheres, jovens, idosos. Não importa a idade, sexualidade, localização ou religião. (Nesses apps é normal encontrarmos: Ateus, Evangélicos, Católicos, Umbandistas, Candomblecistas, Espíritas, Agnósticos, Bruxos, Wiccas, Cristãos, Satanistas, Mórmons e Adventistas | Transsexuais, Heterossexuais, Gays, Bissexuais, Swingers, Casais, Trisais, Não-Monogâmicos, Casados Adúlteros | Pessoas Deprimidas, Agressivas, Carentes, Monossilábicas, Semi-Analfabetos - Só enviam áudio, Deficientes físicos, Meninas que vendem conteúdo Adulto, Garotas(os) de Programa, Estrangeiros, Turistas, Pedintes e Golpistas) Fale com todos com amor e respeito sem discriminação e com cuidado. Na internet existe todo tipo de pessoa. Evite mencionar a sexualidade da pessoa, isso pode ser um ponto delicado para ser discutido em um primeiro contato.

Instrução 3 Fazer discípulos.
Mateus 28:19-20: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos."
Exemplo prático: Após a aceitação, não deixe o novo convertido sozinho, entre em contato pelas redes sociais de igrejas mais próximas e encaminhe as pessoas que forem receptivas para que sejam integradas ao corpo de Cristo e sempre se ofereça para fazer orações pela pessoa. Construa um relacionamento espiritual.

Instrução 4 Seja o Evangelho.
1 Pedro 3:15a: "Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração."
Exemplo prático: Antes de tudo sejam exemplos naquilo que pregam. Ser o próprio Evangelho é tão importante quanto falar sobre o Evangelho.

Instrução 5 Esteja pronto.
1 Pedro 3:15b: "Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito."
Exemplo prático: Explique como sua experiência pessoal de fé em Jesus Cristo tem transformado seu modo de ser e agir. Como seu relacionamento com Deus tem te dado paz, força e esperança. E mesmo nos momentos difíceis, conflitos pessoais, nas tragédias, quando não compreendemos completamente, nós confiamos em Deus, que Ele está no controle de tudo, e nada se compara, com o conforto espiritual e emocional da promessa da Salvação e Vida Eterna que há de vir. Comunique isso de maneira gentil e respeitosa, sem arrogância ou agressividade, sem diminuir ou inferiorizar as crenças alheias. Apenas plante a semente do Evangelho e deixe o Espírito Santo agir. Se tiver dificuldades de como expressar isso de forma concisa e teologicamente correto, use ferramentas como ChatGPT para ajudar na elaboração da resposta.

Colossenses 4:6: "O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um."
Exemplo prático: Evite discussões acaloradas e fale sempre com amor. A internet liberta o lado mais agressivo das pessoas, então evite responder Haters ou responder provocações. Retribua o Mal com o Bem.

Instrução 7 Não revide insultos, mas alegre-se.
Lucas 6:22-23: "Bem-aventurados serão vocês quando os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês por minha causa. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês."
Exemplo prático: Responda com gentileza e amor quando for insultado, ao invés de retaliar com palavras ofensivas. Ore por eles, pedindo a Deus para abrir seus corações à verdade do evangelho e conceder-lhes compreensão e arrependimento.

Instrução 8 Seguir adiante quando não for bem-vindo.
Mateus 10:14: "Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, saiam daquela casa ou daquela cidade, e sacudam o pó dos seus pés"
Exemplo prático: Respeitar a decisão da pessoa de não querer ouvir sobre o evangelho e retirar-se com dignidade e respeito. Continue orando pela pessoa que não recebeu a mensagem do evangelho, confiando que Deus ainda pode agir em seus corações no futuro.

Instrução 9 Não se desanime. A Palavra de Deus não volta vazia.
Isaías 55:11: "assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei."
Exemplo prático: Mesmo quando a Palavra de Deus é rejeitada ou não compreendida, ela ainda cumpre o propósito de Deus ao revelar a verdade e a condição espiritual das pessoas. Não desanime (por mais impactante que seja ouvir uma pessoa negar à Cristo categoricamente e com desrespeito) muitas pessoas rejeitarão e zombarão do Evangelho. A Palavra de Deus ainda assim estrará cumprindo o seu propósito.

Instrução 10 Seja esperto e inocente.
Mateus 10:16: "Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas."
Exemplo prático: Seja estratégico em suas interações online, discernindo quando é o momento certo para falar sobre a fé e quando é melhor ouvir. Esteja firme na Fé para que ao invés de Evangelizar você caia em tentações ou dê brechas ao inimigo. Evite informar dados pessoais ou marcar encontros, existem muitos golpistas nesses meios. Lembre-se que a intenção de grande parte dos homens em aplicativos de relacionamento é sexo casual (não todos).

Instrução 11 Peça orações aos irmãos.
Efésios 6:19-20: "Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem, a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que eu o proclame com coragem, como me cumpre fazê-lo."
Exemplo prático: Comece cada dia com uma oração pedindo coragem e oportunidades para compartilhar sua fé. Compartilhe sua missão e desafios com mentores ou amigos cristãos para receber apoio e encorajamento. E sempre ORE pedindo sabedoria ao Espírito Santo antes de conversar com alguém online.

|