Coronavírus em São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 28/03/2020
 


REPERCUSSÃO DO CORONAVÍRUS EM SÃO LUÍS

 
28/03/2020 - 5 Deputados do Maranhão já reduziram 50% do próprio salário para combater a crise da Pandemia
O salário de cada deputado estadual varia de 28 a 38 mil reais por mês, sem contar os benefícios como verba idenizatória.

"Neste momento, todos nós temos que fazer sacrifícios, para ajudar no enfrentamento desta pandemia e suas consequências. Por isso, estamos propondo a redução de 50% dos nossos salários para colaborar no financiamento das ações de combate ao COVID-19 e no auxílio aos que perderam seu emprego ou sua renda."

Deputados que doaram metade do salário:
Daniella Tema
Duarte JR
Fábio Macedo
Felipe dos Pneus
Mical Damasceno




(aguarde a divulgação dos próximos deputados que farão o mesmo)
 

 


23/03/2020
⚠️ Familiares e amigos, favor divulgar ao máximo!
*NOTA DE ESCLARECIMENTO
sobre boatos e difamações a respeito da paciente Raissa Azulay.⚠️


* * Primeiramente, a Raissa não é culpada de ter sido contaminada pelo COVID19, assim como também não são as milhares de pessoas que foram acometidas em outros lugares do mundo. O vírus é invisível e não escolhe a sua vítima!

*Não, ela não foi irresponsável quando saiu com seus amigos para se divertir, trabalhar, ou fazer atividades da vida normal, pois nao apresentava sintomas e as recomendações para que se ficasse em casa só vieram posteriormente.

*Não é possível ter certeza de quem contaminou Raissa. Enquanto estava sadia, ela esteve em tantos lugares como todos nós estivemos: supermercados, trabalho, igreja, bares, restaurantes, casa de amigos...

*Sim, ela teve contato com um amigo da sua familia que chegou de férias da Europa. (Não é estrangeiro como foi divulgado erroneamente. É brasileiro).

* Este nosso amigo não apresenta sintomas e nem se pode afirmar que foi ele quem transmitiu para ela, pois o mesmo ainda não recebeu o resultado do seu teste. Ela teve contato com diversas outras pessoas assim como todos.

*Nos poucos locais em que circulou, que não foi uma série de casas de shows como divulgado, Raissa ainda não apresentava sintomas e muito menos sabia que estava contaminada, como foi, cruelmente, cogitado por alguns.

* Raissa Azulay não é uma "patricinha" como foi publicado de forma covarde, maldosa e irresponsável no blog "Maranhão de Verdade.com", cujo responsável é o sr. WALLACE BRAGA, que certamente será responsabilizado civil e criminalmente por suas informações falaciosas (fake news), assim como os demais canais que, por ventura, tenham cometido a mesma injustiça.

*Todos os familiares, amigos, colegas, alunos, proprietários dos estabelecimentos que frequenta, sabem que Raissa Azulay é uma honrada servidora pública e conceituada professora do ensino superior.

*Raissa está cumprindo à risca todas as orientações médicas. Uso de medicamentos, repouso, isolamento rigoroso desde quando desconfiou que seus sintomas poderiam ser diferentes de um resfriado comum.

*Ela está em quadro estável. Provavelmente do meio pro fim do ciclo da virose. Espera-se uma melhora gradativa, sem complicações.

*Raissa e sua família temem por seus pais que são idosos. E por isso o isolamento dela está ainda mais intenso.

*Até o momento não temos resultados de outros testes positivos na nossa família.

Além do isolamento e do cuidado com sua recuperação, antes da divulgação dos conteúdos pela internet, Raissa Azulay estava sempre estimulando responsabilidade e o cuidado para evitar a transmissão da doença em conversas particulares com amigos e conhecidos.

Agradecemos a todos pelos votos de melhoras e pelas orações e manifestações de carinho de todos.

Obs: Pedimos que evitem divulgar prints e áudios sem checar veracidade, evitando assim fakes, constrangimentos e pânico desnecessário.

É necessário sim toda a sociedade manter a seriedade e a responsabilidade no cumprimento das orientações de cuidado e prevenção.

Qualquer um pode já estar infectado e sem sintomas, transmitindo o vírus para outras pessoas.

O vírus está em SLZ, é invisível e não escolhe a próxima vítima

 


21/03/2020 - 2º 
Caso de Coronavírus é confirmado oficialmente em São Luís.
Uma mulher, 37 anos, paciente da rede privada, que teve contato com uma pessoa que estava no exterior. Paciente não apresenta sintomas graves

21/03/2020 - Governador decreta suspensão do comércio e atividades não essenciais.
Está suspenso por 15 dias de atividades e serviços não essenciais: Academias, shoppings, cinemas, teatros, bares, centros comerciais, lojas, lanchonetes e restaurantes (somente delivery ou retirada). Continuarão funcionando: Hospitais, clínicas, laboratórios e estabelecimentos de saúde, supermercados, CAEMA, CEMAR, gás e combustíveis, coleta de lixo, serviços funerários, serviços de telecomunicações, segurança privada e a imprensa.

20/03/2020 - 1º Caso de Coronavírus é confirmado oficialmente em São Luís.

Trata-se de um homem, idoso, que não apresenta sintomas graves e que retornou de viagem a São Paulo. 

 




16/03/2020 - Governador determina suspensão das aulas em todas as escolas e faculdades públicas e privadas.

"Decreto sobre suspensão de aulas será editado ainda nesta noite. E se estende a todos os estabelecimentos de Educação no Maranhão, instituições públicas e privadas. Medida se baseia na emergência sanitária e na dimensão preventiva do poder de polícia administrativa" (A suspensão será por 15 dias)



[SHOWS CANCELADOS]
Governo suspende a realização de eventos com grande aglomeração de público no Maranhão para evitar o Corona Vírus.

Eventos que exijam licenças do Corpo de Bombeiros. As determinações impostas durarão até revogação das mesmas ou por meio de outro decreto.

[AINDA NO DECRETO]
Restaurantes serão obrigados a colocar mesas com no mínimo 2 metros de distância.

 



16/03/2020 - Flávio Dino determina suspensão de eventos do Governo com grande aglomerações de pessoas

Pequenos eventos e reuniões seguirão acontecendo. E todos os órgãos públicos terão funcionamento normal. Essa é a diretriz do momento, que poderá ser alterada se houver necessidade.



PLANO DE CONTIGÊNCIA 


[ALERTA de PREVENÇÃO] Governo determina que os servidores que apresentem sintomas de resfriado, gripe ou similares mantenham-se em casa até o desaparecimento dos sinais.

Sobre as medidas de prevenção e assistência relativas ao novo coronavírus (COVID-19), o Governo do Maranhão informa que:

1. Existe um Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus (COVID-19), orientado por protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, que está em execução pela rede de saúde no Maranhão;

2. Estamos ampliando leitos de enfermaria e UTI no Hospital Carlos Macieira para atendimento dos casos graves, que vierem a necessitar de internação em área isolada;

3. Estará disponível, a partir da próxima segunda-feira (dia 16), o Centro de Testagem na Policlínica Diamante para exames laboratoriais de pessoas que apresentem sintomas com ou sem febre e tenham viajado para áreas de risco ou mantido contato com pessoa com diagnóstico confirmado para coronavírus (COVID-19);

4. O Governo do Maranhão determina que os servidores públicos estaduais que apresentem sintomas de resfriado, gripe ou similares mantenham-se em casa, até o desaparecimento dos sinais. As chefias imediatas transmitirão orientações mais detalhadas aos servidores. A mesma orientação é válida para as comunidades escolares;

5. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar no site e nas redes sociais orientações sobre protocolos, a fim de tirar dúvidas da população. Em breve, um número de telefone será divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde para prestar o mesmo serviço;

6. Em razão do perigo de contágio, as viagens para áreas de risco, que não sejam emergenciais, devem ser evitadas;

7. Orientamos a população para manter hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, evitar contato com pessoas resfriadas ou gripadas e manter ambientes sempre arejados;

8. Reiteramos que, até o momento, não temos nenhum caso de coronavírus confirmado no Maranhão. Não há motivo para pânico ou alarmismos. Contudo, precisamos de atitudes coletivas de prevenção e responsabilidade, pois com a ajuda de todos vamos ultrapassar mais essa crise nacional.
 


Nota do Hospital São Domingos

Nota da Secretaria de Saúde

29/02/2020 - 1 dos casos suspeitos de Coronavírus foi descartado
28/02/2020 - 2 casos suspeitos do novo coronavírus COVID-19 em São Luís


Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA). Em seguida, estas amostras serão encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará. Já estamos adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos.

A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo. A paciente encontra-se em isolamento na UPA e, por conta da necessidade de internação devido ao quadro clínico, aguarda transferência para o Hospital Dr. Carlos Macieira, uma das unidades de saúde de referência para o atendimento a casos suspeitos no Maranhão.
 

Classificado como leve, até o momento, o outro caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, em jovem que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís há quatro dias e apresenta sintomas como dispneia e tosse seca. Por não apresentar quadro clínico com necessidade de internação, a paciente permanecerá em isolamento na unidade de pronto atendimento.
 

Colocando em ação o protocolo para atendimento aos casos suspeitos, os casos já foram notificados como suspeitos ao Ministério da Saúde; e a equipe de Vigilância Epidemiológica do Município já foi acionada para realizar o levantamento e monitoramento das pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos, a fim de orientá-las e acompanhar a manifestação de possíveis sintomas. As equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES também estão acompanhando de perto os casos.
 

“Estamos tomando todas as providências a fim de evitar a transmissão do vírus para outras pessoas, bem como acompanhando a evolução dos casos a fim de garantir o bem-estar das pacientes. Apesar de não termos a confirmação, já estamos trabalhando para conter uma possível transmissão, reduzindo, assim, os riscos”, explica a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Costa.
 

Cenário nacional

Atualmente, o Ministério da Saúde monitora 182 casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até esta sexta-feira (28). Até o momento, 71 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo.

Os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.
 


CUIDADOS: Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos.



Histórico de Casos de Coronavírus:
05/02/2020 - O caso da criança de 4 meses foi internada no Hospital São Domingos no dia 02 de dezembro de 2019 se trata de uma virose leve e comum o "Beta Coronavírus OC43", e não do perigoso "Coronavírus (nCoV-2019)" que foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China que já causou várias mortes. A criança já teve alta da UTI no dia 23/12/2019 antes mesmo do novo vírus ser descoberto. 

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima