MAC - Maranhão Atlético Clube

Whatsapp
  
  Atualizado em 16/12/2015
 


MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE
Endereço Sede: Parque Valério Monteiro, Rua 7, S/N
CEP: 65.072-210 - , Cohaserma, São Luís/MA

Descrição:

Maranhão Atlético Clube, o MAC é um clube de futebol da cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, Brasil. Clube foi fundado em 1932 e tornou-se um dos clubes mais tradicionais do estado homônimo. A sua sede social chama-se Parque Valério Monteiro e fica localizada na Avenida 7 s/n no bairro da Cohama. O clube possui 15 títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional. Seus maiores rivais são o Moto Club de São Luís e o Sampaio Corrêa, mas também ostenta rivalidades regionais com o Bacabal Esporte Clube e o Imperatriz.



Telefone:
(98) 3236-7151

Próximos Jogos:

 

Email: contato@maranhaoatleticoclube.com
Site: www.maranhaoatleticoclube.com
Facebook: facebook.com/maranhaoatleticoclube



Hino do MAC
Maranhão Atlético Clube
O teu nome é virtude, é luta, é grandeza, é emoção
Maranhão, bandeira do norte
Do nosso esporte és uma consagração
Maranhão, a tua história
Na nossa memória sempre há de existir
Demolidor de Cartazes
Com os teus onze "Azes", és um astro aluzir
Pelas taças que já conquistaste
Das contentas que ganhaste
O teu nome cresceu
És Maranhão esquadrão de quatro cores
Reunindo a luz e a glória de Deus



Mascote do MAC


 História do MAC:

O Maranhão Atlético Clube (MAC) foi fundado em 24 de setembro de 1932, então com o nome de Maranhão Athletic Club, a partir de uma cisão de torcedores e da diretoria de outra equipe de futebol: o Sport Club Syrio Brasileiro. Em sua origem, o MAC buscava prestigiar o espírito nacionalista, voltado para as raízes brasileiras e para um diálogo com as classes menos favorecidas da sociedade.
 
Tanto a denominação Maranhão Atlético Clube, quanto as suas cores oficias (azul, vermelho, preto e branco), as quais remetem à bandeira do Estado, tem influência desse sentimento regionalista e de aproximação com o povo. Entre os pioneiros na fundação do MAC, estavam notáveis desportistas locais como: Severino Dias Carneiro, Manoel Maia Ramos Sobrinho e Silvio Arliê Tavares.
 
A primeira diretoria do clube ficou assim constituída: Benedito Cipriano Ferreira (Presidente), Otávio Zenóbio da Costa (Presidente de Honra), Manoel Maia Ramos Sobrinho (Vice-Presidente), Antônio Silva Diniz Segundo (1º Secretário), Arlie Tavares (2º Secretário), João Carvalho (Tesoureiro) e Raimundo Rocha (Diretor de Esporte).
 
A tão esperada estreia do MAC no futebol ocorreu no dia 30 de abril de 1933, em um confronto justamente com o Sport Club Syrio Brasileiro, ocasião na qual o esquadrão quadricolor aplicou uma sonora goleada de 4 a 0 no adversário. O jogo, que recebeu grande destaque da imprensa da época, foi realizado no campo do Syrio Brasileiro, localizado na Rua do Passeio, região central de São Luís/MA, e o MAC teve seus gols anotados por Anthenor (2), Sílvio Tavares e Stelman.
 
Nos preparativos para esse duelo, os atletas do MAC reuniram-se, na véspera do confronto, na sede localizada na Praça Gonçalves Dias, ao lado da Igreja dos Remédios. A escalação maqueana, para essa disputa inicial, foi a seguinte: Dico; Ennes e Adolpho; Bombom, Stelman e Aminthas; Guillar (Habibe) e Bouéres (Airton); Anthenor, Sílvio Tavares e Chaves. No dia posterior a essa peleja, estimulado pelo arrebatador desempenho dos futebolistas, um grupo de meninas constitui o time de voleibol do MAC, e venceram a equipe da Escola Normal na quadra dessas, por 2 a 1, num prenúncio de que o clube viria também a ter gloriosa performance nas mais diversas modalidades esportivas.
 
primeira-formacao-mac
A primeira formação do MAC, em 30/04/1933.
O primeiro título de futebol não tardou, e em 1937 o Maranhão Atlético Clube ganhou o campeonato estadual. Ao todo, foram mais 14 títulos estaduais, totalizando 15 conquistas, sendo a última em 2013. O destaque desses triunfos veio para o tricampeonato estadual, nos anos de 1993, 1994 e 1995.
 
Além dos feitos regionais, o MAC realizou campanhas marcantes em nível nacional.  Em 1979, por exemplo, o clube disputou o Campeonato Brasileiro, galgando uma honrosa 26° colocação, entre os 94 participantes. Aliás, cabe destacar, que nessa oportunidade, o clube alcançou dois recordes históricos, jamais igualados pelos seus adversários locais, em se tratando de campeonatos brasileiros da 1ª Divisão: a melhor colocação alcançada por uma equipe maranhense e a impressionante sequência invicta de 10 jogos.
 
esquadrao-maqueano-79
O Esquadrão Maqueano de 1979: a melhor colocação em campeonatos brasileiros e maior série invicta.
No ano de 1986, o Maranhão Atlético Clube consagra-se Vice-campeão Brasileiro da 2º Divisão. Já em 2000, o MAC chegou ao Vice-campeonato da Copa Norte, certame que dava acesso à Copa dos Campeões, competição essa que garantia ao vencedor disputar a Taça Libertadores da América. Também em 2000, o Maranhão chegou à terceira fase da Copa do Brasil, proeza que também nunca foi alcançada por um clube maranhense.
 
No ano de 1980, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, o Maranhão Atlético Clube, recebendo o Vasco da Gama, bateu o recorde de público do Estádio Municipal Nhozinho Santos. Na ocasião, 22.004 espectadores compareceram a essa praça esportiva. Essa façanha permanece até hoje, e não poderá ser mais alcançada, já que atualmente o Nhozinho Santos pode receber um público máximo de 13 mil pessoas.
 
Uma das marcas históricas do Maranhão Atlético Clube é o seu invejável patrimônio físico, sem igual entre os clubes locais. Inicialmente, sua sede era localizada na Praça Gonçalves Dias, no centro da São Luís/MA. Depois, o MAC teve como casa diversos pontos do centro da cidade. No início dos anos 1970 o MAC transferiu-se para um novo endereço: o Parque Valério Monteiro, no bairro da Cohama. A sede tem 8 hectares e abriga piscinas, quadra polivalente, campos de futebol e salão social, entre outros espaços. Nos últimos anos, em um passo decisivo para a modernização do clube, o MAC, a partir de uma parceria, ergueu o MAC Center, centro comercial do qual é sócio, e que conta com 77 lojas, 30 salas e uma praça de alimentação.
 
MAC-Center
MAC Center: símbolo da modernização do clube.
O Maranhão Atlético Clube foi o primeiro clube brasileiro a adotar quatro cores em seu uniforme (azul, vermelho, branco e preto), e por esta razão passou a ser conhecido também como “Quadricolor Maranhense” e “Time das Quatro Cores”.
 
“Demolidor de Cartazes”, “Macão”, “Macão Machão da Ilha” e “Bode Gregório” (que é também o mascote do time) são outras denominações pelas quais o MAC é carinhosamente conhecido no cenário futebolístico nacional.
 
*Com informações do Blog Futebol do Maranhense Antigo e de Haroldo Silva.

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima