Entre o Céu e a Terra: Maranhão Patrimônio de Imagens, livro de Meireles Jr., será lançado 30 de setembro; e no dia seguinte, o fotógrafo inaugurará exposição.Meirelles Jr

O colorido das indumentárias das manifestações folclóricas do Maranhão, as paisagens e arquitetura moderna e antiga de São Luís e de municípios maranhenses, as festas religiosas e as imagens do cotidiano são os temas retratados no livro de fotografias Entre o Céu e a Terra: Maranhão Patrimônio de Imagens, do fotógrafo Meireles Jr., que será lançado hoje, às 19h, no São Luís Shopping (Jaracati). Amanhã, no mesmo espaço, será inaugurada uma exposição com o mesmo nome que ficará em cartaz até o dia 1º de novembro. O lançamento do livro e a exposição têm patrocínio da Vale.

Com 120 imagens, o livro faz um passeio pela riqueza cultural e arquitetônica do Maranhão, esta última retratada a partir de pequenos detalhes e fotos que enfocam as mudanças ocorridas na cidade de São Luís com a rápida urbanização, em contraste com prédios históricos de arquitetura colonial.

Antes do lançamento do livro, o tema já havia sido retratado em uma exposição que serviu como ponto de partida para a publicação. “Eu comecei a fotografar já pensando em fazer tanto a exposição quanto o livro, mas a exposição veio primeiro com 50 fotos e com imagens que a rigor não entrariam no livro”, explica Meireles Jr.

PRODUÇÃO

As imagens foram feitas entre 2004 e 2008. As lentes de Meireles Jr. captaram detalhes, da natureza, o contraste da calmaria da cidade projetada com casarões com o trânsito agitado e a estrutura de prédios, unidas pela ponte José Sarney. O cotidiano dos moradores do município de Raposa, a beleza de São José de Ribamar, a religiosidade em Alcântara, com os festejos do Divino Espírito Santo, e a festa de São Raimundo dos Mulunduns, que acontece no município de Vargem Grande, também não escaparam do olhar crítico e observador do fotógrafo, que também tem fotos do município de Morros e dos Lençóis Maranhenses.

“Imagens dos Lençóis não podem faltar quando a gente fala sobre o Maranhão, pois as cenas são muito fortes”, define o autor. A obra reúne fotografias em preto e branco e em cores, organizadas de forma intercalada. “Eu queria colocar mais fotografias em preto e branco, mas não é possível retirar as cores do folclore. São muito fascinantes”, destaca.

As imagens são costuradas por textos de poetas maranhenses, a exemplo de Ferreira Gullar, que assina o prefácio do livro, Alberto Trabulsi, Bandeira Tribuzi, César Nascimento, Gonçalves Dias, José Maria do Nascimento, Laura Amélia Damous, Luís Augusto Cassas, Odylo Costa, filho e Sérgio Habibe, além de depoimentos de ilustres, como o político e educador Cristovam Buarque; e o jornalista e apresentador do Jornal Hoje, da Rede Globo, Evaristo Costa.

“O contato com o Ferreira Gullar foi iniciado há quatro anos quando eu comecei a fazer o projeto. O texto dele é muito emocionado, mexe com lembranças. O mais engraçado é que o texto do Cristovam Buarque é bem parecido e eles não conversaram, mas tiveram o mesmo olhar”, ressalta Meireles Jr.

A cerimônia de lançamento do livro terá uma sala especial com cenografia de João Ferreira do Nascimento, projetada para os deficientes visuais também perceberem as imagens. Texturas, sons de natureza e de carros. “Nós estamos com a idéia de colocar cheiros também, para aguçar todos os sentidos”, adianta Meireles Jr.

Serviço :
Lançamento  do Livro - Entre o Céu e a Terra: Maranhão - Patrimônio de Imagens - Meireles Jr.
Onde: São Luís Shopping (Jaracati, próximo ao Louvre)
Quando: 30 de stembro, às 19h
Preço: R$ 120, 00


Onde Tem Fotografia, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
OBS.: Para receber notificação de cada atualização o siga o Kamaleao no Facebook e no Twitter @Kamaleao
Todos os Eventos Anterior · Próxima