Praça Maria Aragão - São Luís - Maranhão

Whatsapp
  
  Atualizado em 14/11/2016
 



Praça Maria Aragão - São Luís - Maranhão
Endereço:
 Av. Beira Mar, S/N - São Luis - MA

Memorial Maria Aragão
A construção da praça e do memorial foi uma homenagem do povo de São Luís à médica comunista Maria Aragão, que entrou para a história da política maranhense com seu exemplo de dignidade e coragem na luta pela democratização do país. Sua história tem origem na extrema pobreza, mas ela logo parte em busca da superação da fome, do preconceito (por ser negra e mulher no início do seculo passado), da agressão e da perseguição do sonho de ajudar a humanidade. Dotada de um grande senso de liderança, enfrentou as oligarquias políticas, em pleno regime militar na década de 60, e sofreu as perseguições promovidas pela ditadura.

Administração:
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA - FUNC

Telefones:
Whatsapp - (98) 981283095
(98) 3212-8295


Mapa da Praça Maria Aragão:
  



Estrutura:
O projeto oferece à população - além do Memorial que abriga um acervo com fotos e objetos pessoais da homenageada - um espaço para manifestações populares e artísticas com palco e camarins.

Arquitetura
O arquiteto Oscar Niemeyer era amigo pessoal da médica Maria Aragão e realizou o projeto que é dotado de estruturas com grandes balanços e curvas monumentais, desenvolvidas com lajes duplas nervuradas, nas quais foram utilizados materiais de alta tecnologia. O espaço conta ainda com lanchonetes, sanitários, auditório e jardins.


Quem foi Maria Aragão? Biografia:
Maria José Camargo Aragão, mais conhecida por Maria Aragão, (São Luís, 10 de fevereiro de 1910 — São Luís, 23 de junho de 1991) foi uma médica e professora brasileira.
A médica Maria Aragão iniciou sua carreira como pediatra, mas fez carreira como ginecologista. Formou-se em medicina pela Universidade do Brasil, do Rio de Janeiro. Sua história tem origem na extrema pobreza, mas ela logo parte em busca da superação da fome, do preconceito (por ser negra e mulher no inicio do seculo passado), da agressão e da perseguição do sonho de ajudar a humanidade. Dotada de um grande senso de liderança, enfrentou as oligarquias políticas, em pleno regime militar na década de 60, e sofreu as perseguições promovidas pela ditadura.
Através da medicina, Maria Aragão entrega-se às causas sociais, lutando por uma sociedade justa e igualitária. foi uma eterna defensora das bandeiras libertárias continua a ser referência para a luta popular do Maranhão. Maria Aragão fez história como líder do Partido Comunista do Brasil, no estado do Maranhão.


Onde Tem Maria Aragão, Tem Kamaleao!

leilze
Gostaria de saber se esse ano vai ter feira de flores tropicais em são luis-ma 2012, já teve dois anos seguidos e só esse ano descobrir essa feira, já procurei pela net e não encontro a programação...grata leilze pedrosa
| leilze_pedrosa@hotmail.com 11/10/2012

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima