VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude

Whatsapp
  
  Atualizado em 17/05/2011
 

VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude

Data: 25 a 27 de maio de 2011
Local: Auditório do Ministério Público

Local das Inscrições:
FORMAÇÃO – Rua das Limeiras, Q D, Casa 14, Renascença
Fone: (98) 32277203



ENCONTRO DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS E JUVENTUDE
Como garantir à juventude maranhense políticas públicas que contribuam com o seu desenvolvimento? Como os governos federal, estadual e municipal podem trabalhar em ação cooperativa para garantia dessas políticas dialogando com a sociedade?

Essas são algumas reflexões que serão debatidas durante o VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude, que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio, no auditório do Ministério Público.

O encontro, que está na sua sexta edição, é uma realização em conjunto do Instituto Formação, IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), HISTEDBR-MA, CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos), ASP (Associação de Saúde da Periferia do Maranhão), Portal de Educação da Baixada Maranhense e UNICEF.

Neste ano, o tema principal da programação é “Ação Cooperativa entre os entes federativos para garantia da oferta de políticas públicas integradas de formação e qualificação profissional da juventude.”

Participarão do evento professores e estudantes da Rede Pública de ensino, especialistas e pesquisadores da área da educação, além de representantes do Ministério Público, Secretarias de Educação e Ministério da Educação.
Na programação científica está prevista a realização de sete simpósios com temas diferentes para serem debatidos.

Dentre os simposistas convidados estão: O Prof. Dr Carlos Augusto Abicalil (Secretário de Articulação do MEC), a Profa.Dra. Carla Coelho de Andrade (Pesquisadora da UNB e do IPEA), o Prof. Dr Dante Henrique Moura (Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte) e a Profa.Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro (Diretora da Faculdade de Educação da USP).

Cada um deles discorrerá sobre temáticas diferentes, que vão da relação cooperativa entre os entes federativos na oferta de políticas públicas para a juventude, passando pelos avanços e retrocessos dessas políticas no século XXI, às polêmicas e consensos do Plano Nacional de Educação.

Também serão temas de discussão do encontro: as políticas para a formação e qualificação profissional dos jovens no país, o ensino médio integrado no Maranhão e a experiência dos Centros de Ensino Médio e Profissionalizante da Baixada Maranhense.

Os jovens também participarão como protagonistas do debate, através de uma ciranda de vozes que irá abrir espaço para que eles falem sobre os anseios e envolvimentos em diferentes políticas: comunicação, saúde, artes e esportes.

Histórico
A primeira edição do Encontro Estadual de Políticas Públicas e Juventude foi realizada em 2003 com a temática: Ensino Médio e Educação Profissional. Nesse encontro, apresentou e debateu os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Formação sobre a situação de escolarização dos jovens e dos cursos de ensino médio existentes no Maranhão. Essa pesquisa, financiada pelo UNICEF e coordenada pelo Portal da Educação, Instituto Formação e Organizações Juvenis deu origem a uma publicação, cujo título é Ensino Médio e Educação Profissional no Maranhão – delineando o perfil e ressignificando os cursos com a participação dos jovens.

 

Em 2004, realizou-se o II Encontro de Políticas Públicas e Juventude, com o objetivo principal de socializar a experiência de criação de cursos de nível médio e profissional do CEMP de São Bento, cuja proposta curricular inovadora foi implantada pela Prefeitura Municipal, com o assessoramento feito aos professores, pelos especialistas do Instituto Formação, contando para isto com o suporte institucional de organizações como UNICEF e da Fundação Kellogg.

 

O III Encontro de Políticas Públicas e Juventude realizado na cidade de São Bento, dias 19 e 20 de outubro de 2005, com o apoio da UNESCO – Criança Esperança teve como finalidade propor uma discussão entre secretários de educação, professores do ensino médio, estudantes e especialistas do Instituto Formação e de outras instituições e organizações sobre a necessidade de se realizar um esforço coletivo, para mudar a qualidade das escolas de ensino médio, em especial da região da Baixada Maranhense, onde foram implantados 7 CEMP.

 

O IV Encontro Estadual de Políticas Públicas e Juventude foi realizado nos dias 19 e 20 de janeiro de 2007, em São Luís, e teve como principais objetivos: a) discutir as políticas públicas para e com a juventude nas áreas de educação, arte e cultura, educação física, esporte e lazer; b) debater as práticas de mobilização da juventude maranhense em defesa de políticas públicas de qualidade.

 

Já o V Encontro de Políticas Públicas e Juventude ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2008 com um rico debate sobre a formação da juventude, no qual os participantes tiveram a oportunidade de avaliar as políticas públicas ao longo do evento.


VI ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E JUVENTUDE

Tema:
Ação Cooperativa entre os entes federados para garantia da oferta de políticas públicas integradas de formação e qualificação profissional da Juventude.

PROGRAMAÇÃO
25 DE MAIO

Manhã
8h Credenciamento
8h Café cultural
Apresentação voz e violão com
Erik Pires de Oliveira
Oficina de Produção Cultural do Cia Intergeracional – CEM Mário Meireles
Fragmentos de arte circense
Oficina de Circo do CIA Intergeracional – UEB Artur Azevedo
9h10 Histórico dos Encontros – vídeo (5’)
9h30 Boas vindas
9h40 Clip sobre que modelos de desenvolvimento os jovens no Maranhão vão se inserir (a depender do conteúdo que tem acesso) – 5’
10h Conferência de Abertura: O papel cooperativo dos entes federativos na oferta de políticas públicas para Juventude
Conferencista:
Prof. Dr. Carlos Augusto Abicalil - Secretário de Articulação - Ministério da Educação
11 h – Debate
12 h – Intervalo Almoço
Tarde
14 h Clip com depoimentos de ex-alunos, alunos e professores da Rede Estadual e dos CEMP – Como avaliam a escola que estudam ou estudaram e que escola idealizam (5’)
14h10 Simpósio 1: Políticas Públicas de Juventude – avanços e retrocessos na primeira década do século XXI

Simposistas:
Profa. Dra. Carla Coelho de Andrade
Diretora de Estudos Sociais DAC – MDS
Pesquisadora da UNB e do IPEA
Prof. Msc. Vespasiano de Abreu da Hora
Diretor Geral Pró-Tempore do IFMA – Campus São Luis – Maracanã
15h15 – Debate
16h Simpósio 2: Políticas Públicas e Juventude para a segunda década do século XXI – necessidade de articulação dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura

Simposistas:
Prof. Dr. Dante Henrique Moura - Professor do IF-RN

17h Debate
17h30 Encerramento do Simpósio

Noite
Programação Cultural – Teatro João do Valle
19h30 Performance
20h Lançamento do DVD do Maranime
20h20 Coral “Quem Ouvirá o Canto das Quebradeiras” – Coral (Intergeracional) das Marias - Comunidade Manoel João - Arari
20h50 Espetáculo “Retratos” – Fórum da Juventude de Matinha
21h15 Canto Coral “Jovens do Rio Grande” – Projeto Cia Intergeracional – Zona Rural de São Luis

26 DE MAIO
Manhã

8h30 Ciranda de Vozes da Juventude
(Anseios e envolvimentos dos jovens em diferentes políticas: comunicação, educação, saúde, arte, esportes...)
Jovens:
Erik Pires Oliveira (Centro de Ensino Médio Mario Martins Meireles), Carla Alcântara (Diretora de Comunicação do Grêmio Estudantil Edson Luis – IFMA), Francilda Fonseca (Fórum da Juventude de São Vicente Ferrer e Rede de Jovens Comunicadores), CEMP de São Bento, LICEU MARANHENSE.
Observadores:
Immaculada Pietro (UNICEF), Amarilis Cardoso (UFMA), Lidia Fernanda da Silva Vasconcelos (Formação)
10h30 Simpósio 3 – A experiência dos CEMP da Baixada Maranhense – potencialidade de projeto inovador para replicação no Estado
Simposistas:
Maria Regina Martins Cabral - Formação - Ashoka
Bianka Pereira - Portal da Educação da Baixada
11h10 Debate
Tarde
14 h Manifestações sobre a Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra – como condição para organização de projetos de formação da juventude – preocupação com a sustentabilidade da alimentação no Maranhão, preservação do meio ambiente maranhense, retenção e preservação das águas, energia sustentável - 10’
Profissionais: Adão Monteiro, Tatiane Lindoso e André Lobão
14h20 Simpósio 4: As políticas para a formação e qualificação profissional dos jovens no país
Profa. Msc. Marise Carvalho - Pró-Reitora de Ensino do IFMA – Ma
Profa. Msc. MirIam Santos de Sousa - UFMA e CEPP
Juliano Gonçalves Pereira - Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE
16h Simpósio 5 - O Ensino Médio Integrado no Maranhão

Simposistas:
Maria Vitória Bouças Bahia Silva - Presidenta APRAMA
(Falta confirmação de outros participantes do Governo do Estado, CEE e do Ministério Público)

Noite
Debate: A luta pela escola pública no país
19h Vídeos sobre realidades da educação no Maranhão (momento livre para educadores apresentarem)
19h30 Mesa Redonda: O Fórum Nacional de Luta pela Escola Pública
Profa. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro
Diretora da Faculdade de Educação da USP e integrante do movimento nacional do Fórum, desde sua primeira criação
Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar
UFMA e HISTEDBR
Integrante do movimento do Fórum Nacional e no Maranhão, desde sua primeira criação

Debatedores:

CEPP, APRUMA, ASP, SMDDH, DCE UFMA, DCE UEMA, SINDSEP, APRAMA, INSTITUTO DO HOMEM, CA Pedagogia, SINASEFE, COLUN, FORMAÇÃO, IFMA, Ministério Público – Promotoria da Educação, Centro Marcos Passerini, DCE – IFMA, GACC, EFG

27 DE MAIO
Manhã

8h Gravação de propostas para o estado
8h30 Simpósio 6: Políticas Integradas para a Juventude
Simposista:
Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar - UFMA – HISTEDBR
9h30 Debate
Simpósio 7: Práticas intergeracionais – o jovem como mediador de ações com crianças e idosos
Simposistas:
UNICEF
Fabio Alessandro Sousa Cabral
Formação – Coordenador da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologias
André Lobão
Arteterapeuta e Produtor Cultural
Formação – Projeto CIA Intergeracional
Tarde
Leitura e aprovação das propostas
Conferência de Encerramento: A Política de Juventude no Plano Nacional de Educação – elementos para reflexão
Conferencista:
Profa. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro
Diretora da Faculdade de Educação da USP
Mesa de Encerramento – todas as organizações
Confraternização

Onde Tem Juventude, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima