Curso de Literatura - Surrealismo: Rebelião, Expressão e Criação

Whatsapp
  
  Atualizado em 1/03/2011
 


 Curso de Literatura - Surrealismo: Rebelião, Expressão e Criação
Dias 21 a 24 de março
Onde: Palácio Cristo Rei - Praça Gonçalves Dias

Ministrante:
Claudio Willer

Sobre Claudio Willer
Claudio Willer (São Paulo, 1940) é poeta, ensaísta e tradutor. Seus vínculos são com a criação literária mais rebelde e transgressiva, como aquela representada pelo surrealismo e geração beat. Foi coordenador de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (1993-2001) de São Paulo. Doutor em Letras, Willer faz pós-doutorado sobre Religiões Estranhas, Hermetismo e Poesia na USP e ministra cursos e palestras sobre poesia.

 Inscrições:
Até dia 21 de Março
Onde: Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782-Centro)

Valor da inscrição:
R$ 20,00
Carga horária:
12 horas

Apoio cultural:
Fundação Sousândrade
SESC
Livraria Poeme-se

Realização:
Departamento de Assuntos Culturais/Proex da UFMA

Lançamento de Livro Geração Beat:
A Universidade Federal do Maranhão também promoverá o lançamento do livro “Geração Beat” (Editora L&PM Pocket), de autoria de Claudio Willer. A sessão de autógrafos acontecerá no dia 25 de março, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, em São Luís. Os dois eventos serão coordenados pelo Professor Mestre da UFMA, Josoaldo Rego, que também é coordenador do Festival de Poesia promovido pela instituição.
De acordo com o diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, Professor Doutor Alberto Pedrosa Dantas Filho, o curso visa “estimular a capacidade de criação e leitura dos participantes, além de ampliar a sensibilidade e o conhecimento”, disse Dantas. O curso mostrará ainda a poesia surrealista e seus fundamentos: a poética e visão de mundo adotada por André Breton e demais participantes do Movimento Beat.
Examinará autores diretamente vinculados ao surrealismo, e outros com afinidade com esse movimento e sua imagética. Dará atenção ao surrealismo em outras literaturas, além daquela de língua francesa: América Latina e literaturas de língua espanhola; o surrealismo português, de Mário Cesariny até hoje; e o surrealismo no Brasil, de Murilo Mendes e Jorge de Lima até Roberto Piva e outros contemporâneos.


Informações:

Professor Doutor Alberto Dantas: 3231 2887
Professor Mestre Josoaldo Rego: 3232 3901 - 3221 0756


Onde Tem Festa, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima