Caminhada São Luís Sustentável na Av. Litorânea

Whatsapp
  
  Atualizado em 2/12/2010
 


Caminhada São Luís Sustentável na Av. Litorânea
Dia 5 de dezembro - Domingo
Horário:as 8:00h
Onde: Av. Litorânea - Concentração no Parkinho

Evento:
Ação voluntária - Caminhada pela Vida, pela Praia
Galera do Kamaleao no Trio Elétrico

O Movimento Nossa São Luís e ICE-MA Promovem Ação de Voluntariado
O Movimento Nossa São Luis (MNSL) e o Programa Voluntariar, do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), irão realizar no dia 05 de dezembro uma ação para sensibilizar a sociedade em favor do espaço público da cidade. Com o tema “São Luís Sustentável: Abrace sua cidade”, as atividades acontecerão das 8h às 12h, na Avenida Litorânea. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a prática de responsabilidade social nas
empresas através do voluntariado corporativo. Aproximadamente 20 empresas locais e 15 organizações sociais estão envolvidas neste evento. 

A data é quando se comemora o Dia Internacional do Voluntariado e o lugar escolhido para a atividade de 2010 foi a Av. Litorânea, por ser um ponto turístico da cidade e o ambiente propício para um evento que tem como principal objetivo a conscientização da preservação ambiental de nossas praias. Para Daniel Madorra, coordenador do Observatório Social de São Luís, “este é um evento de valorização do espaço público e participação cidadã através do voluntariado. Onde empresas, cidadãos e voluntários contribuem para a construção de uma cidade melhor”. A coordenadora do Programa Voluntariar, Nazareth Garcêz acredita que “o evento acima de tudo tem um caráter educativo de levantar temas importantes para a sociedade, a proposta é que esta articulação contribua para encontrar formas e soluções coletivas para os desafios que a cidade enfrenta”, afirma. 

Eventos como este evidenciam que as empresas estão mais sensíveis ao envolvimento em ações que tenham com objetivo a responsabilidade social. As empresas participarão do Voluntariar e estão com o foco atento ao futuro, pois sabem que se não auxiliarem na construção de uma mentalidade coletiva de preservação, haverá escassez de recursos e de ambientes que garantam o bem estar daqueles que permitem seu desenvolvimento
econômico. Outro fator importante a ser lembrado, é a participação de diversas organizações não-governamentais, da Promotoria de Justiça e da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social. Pela primeira vez, empresas, ONG´s e poder público estão unidos em uma ação onde todos são ao mesmo tempo voluntários e articuladores. Esse é um evento que busca a consciência sustentável de que as ações individuais influenciam na vida em sociedade.

A intenção do Observatório Social de São Luís, é unir forças e mostrar para a população ludovicense que vivemos todos em REDE. 

No evento está previsto a abertura com um Aulão de alongamento e logo em seguida haverá a Caminhada Pela Vida, Pela Praia, a concentração será no parquinho da Av. Litorânea, às 8h. Após o início da programação os voluntários se distribuirão em cinco grupos. As ações de dividem em: Saúde em dia, onde serão mobilizados cidadãos comuns com informações sobre práticas que melhorem a qualidade de vida do metabolismo, seja na área do esporte/lazer, quanto na prevenção de doenças de pele ou sexuais. Outra é a Ação Criança protegida, que terá como foco ao combate ao Trabalho Infantil na praia. Informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente também serão repassados aos frequentadores da Litorânea. 

O terceiro grupo participará da ação praia limpa, com distribuição de sacolas para câmbio de veículos, limpeza da orla, recolhimento do lixo e disponibilização de sacos de lixo nas barracas. O quarto irá compor a ação ambiente legal, possibilitando informações sobre desmatamento e queimadas na orla, reciclagem do lixo, exposição de artesanato com material reutilizado, bem como distribuição de mudas e orientação quanto às espécies de plantio.
Por fim, o quinto ajudará na ação blitz: sou responsável , a qual corresponde à uma série de atividades como distribuição de material das campanhas: “cinto de segurança e cadeirinha” e “se beber não dirija”. Haverá, também, a orientação para a reeducação de pedestres e condutores de veículos. Todas as ações irão ocorrer de forma simultânea. Abrace este movimento, seja sustentável.
Participe!


Empresas parceiras:
Instituto Embelleze, Montisol, Atlantica, Grupo Renosa (Coca-cola), Sempre Verde, Bahia Autopeças, Fonmart, Vale, Edeconsil, Alumar, Safemed, Kamaha
Engenharia, O Boticário, Ep Engenharia, Copi, Tv Cidade, Mad Rock, Integra Consultoria

Instituições parceiras:
SEMCAS, SMTT, SEMURH, SEMOSP, Corpo de Bombeiros,
ASCAMAR, UNICEF, Centro de Defesa Marcos Passerini, CAOP, Rede Amiga da Criança,Zsound,
Bar do Nelson, Agência Matraca, Sebrae, ONG Doe seu lixo, Página 57, Kazamata, Mad Rock,
Intégra Consultoria.


Assessoria de Comunicação ICE-MA :
Janaina Sousa – Assessora de Comunicação
Contatos: 3312-6440/ 81942088 ou e-mail: janaina@icema.org.br

Coberturas de Fotos da Equipe Kamaleao:
www.kamaleao.com/fotos

Onde Tem Nossa São Luís, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima