LABORARTE no Centro Histórico de São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 27/02/2017
 


LABORARTE no Centro Histórico de São Luís

Fundação: 11 de outubro de 1972
Endereço:  Rua Jansen Muller, Nº 42 - Centro - São Luís, MA - CEP: 65020-290


PROGRAMAÇÃO do Carnaval no Laborarte:

 

O que é o LABORARTE?
O LABORARTE (Laboratório de Expressões Artísticas) é um grupo artístico independente, fundado em 1972, que realiza trabalhos culturais desenvolvidos no Maranhão, produzindo nas áreas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura. 


Onde fica? O que eles fazem?
O grupo está sediado num casarão colonial no centro da cidade de São Luís onde desenvolve atividades culturais permanentes: oficina de tambor de crioula, oficina de dança do cacuriá, oficinas de teatro, oficina de ritmos populares do Maranhão, mantém uma Escola de Capoeira e programações culturais.

Movimento Artístico Maranhense:
O Laborarte também teve uma atuação significativa na organização do movimento artístico nacional participando da criação da FENATA, depois CONFENATA (Confederação Nacional de Teatro Amador), integrou a diretoria destas duas entidades, e da ABTB – (Associação de Teatro de Bonecos. A nível estadual participou da fundação da FETEMA depois FETAMA – (Federação de Teatro Amador do Maranhão) sediado por algum período no casarão do Laborarte.

História do LABORARTE:
30 anos de dedicação de uma equipe de cerca de 60 profissionais, é o desenvolvimento cultural da comunidade através de espetáculos, exposições, cursos, conferências e outros.
Em 1986 o Laborarte começa a realizar estudos sobre teatralidade dos períodos de festa de São Luís, carnaval, festejos juninos e festas natalinas, e cria um calendário de eventos e espetáculos desenvolvidos pelo grupo que permitiam que este se mantenha em atividade durante todo o ano. 
Ações como o “Carnaval de 2ª”, “Rompendo Aleluia”, “Sexta no Labô”, “Tarde no Casarão” e “Caravana Laborarte” são resultados deste novo momento.

Capoeira no LABORARTE:
A Escola de Capoeira Angola do Laborarte” criada em 1985 realizou sete edições do “Festival de Ladainhas” e do “Iê Câmara” – Encontro de Capoeira Angola”, nos anos 90, que muito contribuíram para o desenvolvimento da comunidade de capoeiristas do Maranhão.

Música no LABORARTE:
No ano de 1997, o Laborarte criou um selo de gravação de discos independentes, dos quais fazem parte a edição dos Cd’s”Pajelança”, “ Balaio de Rosas” e “Alecrim Cheiroso “ da cantora Rosa Reis, “ Cacuriá de Dona Teté”,”O Divino Cacuriá de Teté”, “Tambor de Crioula de Mestre Felipe”, ” Te Gruda no Meu Fofão “ a coletânea do “Itaú Cultural – Rumos Musicais 2005” da região Maranhão e Piauí e “ Shopping Brasil “ de César Teixeira. Atualmente o grupo desenvolve oficinas de tambor de crioula, cacuriá, percussão, teatro e dança popular, e mantém um repertório de espetáculos o : o “Cacuriá de D. Teté”, o “Show de Rosa Reis, “Tambor de Crioula do Laborarte”, o drama de carnaval “Te Gruda no Meu Fofão”, o teatro de bonecos “A Saga de Casimiro Coco Contra o Deputado Mane Leão”, “Vô Filipa e Casimiro Coco”, o “Floreado de Capoeira” e o espetáculo natalino “ Auto da Estrela Esperança”. O grupo já editou 18 cordéis. Em 2002, realizou o Festival Internacional de Música de São Luís em parceria com a Prefeitura Municipal, reunindo grandes nomes da música nacional e internacional na comemoração do 390º aniversário da cidade de São Luís. 

Assistência Social no LABORARTE
Em parceria com o Programa de capacitação Solidária desenvolveu o projeto “No Couro da Mão, trabalhando com jovens de bairros carentes de São Luís nos anos de 1999, 2000 e 2002. Desenvolveu também o “Projeto Criação” em parceria com a FUMCAS – Fundação Municipal da Criança e Assistência Social nos anos de 2001, 2002 e 2003. Em 2005/06 coordenou as oficinas de arte do projeto “ Cata-ventos de Liberdade - Combatendo as Piores Formas de Trabalho Infantil” com o patrocínio da OIT. 

Mérito Cultural do LABORARTE
Em 2006 D.Teté recebeu da Presidência da República a Ordem do Mérito Cultural. Também em 2006 fez uma temporada com a Caravana Laborarte no Teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro. Em 2007 a Caravana Laborarte fez um intercâmbio cultural com o grupo Afroreggae, grupo Moitará, grupo Três Marias, Jongo da Serrinha e com a Velha Guarda da Império Serrano – Rio de Janeiro. Em 2008 a Caravana Laborarte participou da I Mostra de Cultura Popular na Casa da Rabeca – Olinda – PE.



Coordenador do Laborarte:
Júlio César da Hora

Atividades do Laborarte:
Oficinas e cursos de cacuriá
Tambor de Crioula
Capoeira
Caixa do Divino
Traquinagens artísticas
Oficina de Cacuriá
Oficinas de Teatro
Roda de Capoeira
Toque de Caixa do Divino
Cinema - Exibição de Filmes
Ponto de Cultura
Cine Mais Cultura
Residência Cultural
Concertos Didáticos
Artes Cênicas na Rua

Contatos telefones:
(98) 3232-2677
(98) 3232-2593
(98) 3222-7570

cristiane
gostaria muito de ouvir as musicas do cd de dona tete
se vcs puderem ...por favor eu tinha um ,mas emprestei p uma amiga ouvir , e ela morreu e não me devolveu ...

| cristianepjansen@ymail.com 10/12/2010
Contra Mestre Emidio
Gostaria de poder entrar em contato com um grade amigo da década de oitenta, que perdi o contato desde que sai do Maranhão. Preciso falar com Mestre Patinho
| emidiobio@hotmail.com 12/10/2011
Jorge Luis
Eu o conheço, se quiser, entre em contato!
jorge_luis1000@hotmail.com

| jorge_luis1000@hotmail.com 22/11/2011
Braúna
Muito legal saber da história do Laborarte a casa de dois grandes camaradas e mestres. Patinho e Nelsinho.
| jorgebrauna@yahoo.com.br 25/02/2013
Luciana
Sou de Minas Gerais e estarei no Maranhão no período curto de 12 a 15/05, gostaria de saber se consigo agendar uma aula de tambor de crioula.
| lunoan@gmail.com 3/04/2017

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima