Crack em São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 14/06/2014
 


CRACK - A Droga Mais Perigosa do Maranhão

O que preocupa mesmo as autoridades brasileiras não é tanto a cocaína em pó (mais consumida pelas classes de maior poder aquisitivo) e sim o crack, sua variante fumável, que vicia com apenas 3 ou 4 doses e faz efeito em menos de 10 segundos. Mais barato que a cocaína (uma dose custa cerca de R$ 5,00), o crack está se alastrando no país com uma rapidez comparável à de sua ação no organismo. A "pedra", como é conhecida, em 10 anos conquistou 120 mil usuários, é quase sinônimo de dependentes. Na parte mais decadente das cidades, o tráfico cria uma espécie de feira livre de venda e uso da pedra, a Crackolândia. Nas Crackolândias, é comum encontrar meninas de menos de 18 anos se prostituindo em troca de crack ou de dinheiro para comprá-lo. As maiores vítimas são os meninos de rua. Tornou-se uma epidemia ao entrar nos guetos miseráveis das cidades e nas zonas rurais, onde faz estragos na vida de crianças e adolescentes pobres. Mas nem todos os viciados são pobres. 



A PEDRA DE CRACK

O crack custa menos do que a cocaína em pó porque é um produto mais grosseiro. As duas drogas partem da pasta-base da coca, obtida pela mistura das folhas esmagadas com querosene e ácido sulfúrico diluído, podendo levar amônia, gasolina, querosene e até fluido de bateria. Até o pó, são necessárias outras etapas de purificação, em que entram éter, acetona e ácido clorídrico. O crack, em forma de pedra, é a própria pasta misturada com bicarbonato de sódio. O nome imita o som das pedras queimando no cachimbo, geralmente improvisado (até com pedaço de antena de carro e um pote de iogurte). O efeito dura de 1 a 2 minutos. É a droga com maior capacidade de criar dependência, oferece uma curta, mas intensa euforia aos fumantes.

 



MAPA - Crackolândias em São Luís
Este mapa aponta os locais de apreensão de craque na cidade de São Luís, segundo notícias dos jornais de maior circulação na cidade, e tem como principal objetivo alertar para os perigos deste mal que se espalha silenciosamente e destrói os nossos jovens.

Legenda:
Caveira Lilás - 10kg ou mais
Caveira Roxa - 1kg ou mais
Caveira Vermelha - 500g ou mais
Caveira Laranja - 100g ou mais
Caveira Amarelo - 50g ou mais
Caveira Verde - 1 pedra ou mais





VIDEO - Reportagem sobre o Crack em São Luís
O número de usuários de drogas aumenta a cada dia, e o crack é o mais utilizado pelos dependentes químicos. Uma pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde mostrou que o número de pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), só no primeiro semestre deste ano, já é quase a mesma quantidade (2.644) de todo o ano passado: 2.934.

Precisa de Ajuda?
Lista com as Clínicas de Reabilitação Gratuitas e Particular no Maranhão


Onde Tem Maranhão SEM Drogas, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima