Mercado Central - São Luís

Whatsapp
  
  Atualizado em 6/11/2016
 


Mercado Central de São Luís
O Mercado Central é mercado mais antigo de São Luís, foi construído em 1864.
Endereço: Av. Guaxenduba, 01 - Centro, São Luís - MA, 65015-560

 



Projeto da Nova fachada do Mercado Central - São Luís


Reforma e Reabilitação do Mercado Central de São Luís

Previsão da Obra/Inauguração:

(aguarde informações)

Projeto:
HERMES FONSECA

Arquiteto e urbanista:
MARCUS GUSMÃO

Telefone: (98) 3235-1627

Orçamento:
R$ 8,8 milhões
PAC Cidades Históricas - Governo Federal


Segundo o site do Oficial do Governo Federal as Obras de Restauração do Mercado Central já estão em execução desde 30 de Junho 2016: www.pac.gov.br/obra/65021


Supervisão:
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Superintendência do Patrimônio Cultural do Maranhão
Ministério da Cultura



 Hoje, o local encontra-se em situação precária: muita sujeira, mal-cheiro e falta de organização. São diversos boxes onde se encontra produtos típicos ludovicenses: frutas típicas e bebidas regionais, doces-caseiros, ervas, plantas medicinais, animais vivos e caças, grãos, além de carnes, aves, peixes, mariscos, legumes, hortaliças, artesanato em palha, couro e madeira, gaiolas, vassouras, funis e diversas quinquilharias. Os boxes da área externa concentram as maiores exposições de artigos de artesanato.


Em 1929,  foi demolido e reconstruído. Nos anos 40 foi chamado de Largo do Açougue Velho, quando ali existia um curtume do curral municipal. O Mercado Central ocupa um galpão no quarteirão entre a rua de São João e o fim da avenida Magalhães de Almeida, reúne cerca de 450 estabelecimentos e mantém direta e indiretamente mais de mil trabalhadores, além de todas as pessoas envolvidas na logística do processo desde o transporte de mercadorias vindas de locais distantes até arrumadores e pessoal da limpeza. 

 


Os boxes internos são, em sua maioria, ocupados pelos vendedores de gêneros alimentícios não perecíveis e açougues de diversos tipos de carne.

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima