Estreia Filme Ouro Negro no Box Cinemas

Whatsapp
  
  Atualizado em 8/03/2010
 


Filme Ouro Negro no Box Cinemas do São Luís Shopping

Dia: 12 de março
Onde: Box Cinemas do São Luís Shopping

CINEASTA MARANHENSE LANÇA ‘OURO NEGRO’ EM SÃO LUÍS
Segundo longa metragem de Isa Albuquerque, maranhense radicada no Rio de Janeiro, conta a saga que culminou na abertura do primeiro poço de petróleo na Bahia, em 1939. No elenco, entre outros, Danton Melo, Daniel Dantas, Thiago Fragoso e Maria Ribeiro. Lançamento acontecerá dia 11 de março, no cine Box, com a presença da cineasta e de alguns atores do filme.

Ouro Negro - A Saga do Petróleo Brasileiro reconstitui por meio de personagens reais e ficcionais, vários episódios que culminaram com a abertura do primeiro poço produtivo de petróleo no Brasil, em Lobato, no Recôncavo Baiano, no final da década de 30 do século passado.

Dentre os personagens reais da obra estão o escritor Monteiro Lobato, que foi um dos fundadores da Companhia Petróleos do Brasil. No elenco, entre outros, Danton Melo, Maria Ribeiro e Thiago Fragoso. As locações do filme aconteceram em Maceió (AL), Maricá (RJ) e na cidade do Rio de Janeiro.

Ouro Negro estreou no início de janeiro na sala HSBC, uma das mais nobres de São Paulo e atualmente está cumprindo programação nacional. Na última semana de janeiro, foi exibido no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e participou do Festival Cine Pantanal, em Campo Grande (MT). O filme também foi incluído na Seleção Oficial do Los Angeles Brazilian Film 2010, que vai acontecer de 27 de abril a 2 de maio, no Landmark Theatre, além de uma mostra internacional em setembro na cidade de Chicago (EUA).

“Tenho um imenso orgulho de ter realizado Ouro Negro, uma rigorosa reconstituição de época. É um filme importante para o país como instrumento de informação e de revelação da história recente e, ao mesmo tempo, um thriler, com elementos de suspense e de espionagem, e um romance com tratamento documental”, afirma Isa Albuquerque. Segundo a cineasta, o filme não levanta nenhuma bandeira. É o público quem escolhe com que tendência se identifica.

A diretora maranhense diz ter saído dessa experiência mais orgulhosa de ser brasileira. “Filmes funcionam como um espelho que nos diz o que somos. Espero que com Ouro Negro, o Brasil seja mais conhecido e também possa se conhecer melhor”, diz a diretora.

OURO NEGRO - SINOPSE
No começo século XX, em Alagoas, João Martins tem sua vida alterada, desde os 13 anos, pelo petróleo. Afilhado do alemão José Gosch, o menino acompanha a saga do geólogo estrangeiro em tentar montar uma companhia petrolífera no Brasil. Trabalhando em parceria com seu cunhado, Inocêncio, pai de João, Gosch tem uma relação bastante conturbada com o técnico americano Otto Manheimer. As investidas do alemão fazem com que se intensifique a busca pelo Ouro Negro no país, mas em 1918 os trabalhos são interrompidos com o assassinato de José.

Anos depois, dois jovens engenheiros com trajetórias diferentes seguem o mesmo caminho de Gosch. De um lado está Pedro (Thiago Fragoso), seu filho, e de outro, o afilhado João Martins (Danton Mello). Empenhado em continuar o trabalho do padrinho, João luta contra homens poderosos para conseguir provar a importância das pesquisas do petróleo no Brasil. Com muitos interesses envolvidos, o jovem entra em uma rede de intrigas. De um lado está Otto Manheimer, suspeito pela morte de José, e do outro um grupo comunista que apóia as ideias de Martins. Toda esta discussão culmina com a criação da Companhia Petróleos do Brasil.

PERFIL - ISA ALBUQUERQUE
Nascida no Maranhão, é jornalista, roteirista, produtora, diretora e organizadora de festivais. Realizou documentários e telefilmes, entre eles os premiados A Quarta Dimensão de Clarice Lispector e O Crepúsculo do Verde, sobre a devastação do meio ambiente.

Em 1994, Isa Albuquerque criou a Íris Produções Cinematográficas e em 2000, produziu, dirigiu e foi co-autora do roteiro de Histórias do Olhar, longa-metragem de quatro episódios que recebeu o prêmio especial Tirant Laiffa no Festival de Valência, Espanha (2003); o Prêmio de Público /Festival de Trieste (Itália, 2001); e o prêmio para elenco no Festival de Recife (2001).

Em dezembro de 2006 promoveu a primeira edição brasileira do III Festival de Cinema Hispano-Americano na Cinemateca do MAM- RJ. (As duas edições anteriores foram realizadas em Valência, Espanha). Além de dirigir Ouro Negro, Isa Albuquerque é também produtora e co-autora do roteiro do filme, juntamente com Duba Elia, Diana Nogueira e Ana Lúcia Andrade.

 

ELENCO

Danton Melo .... João Martins
Thiago Fragoso .... Pedro Gosch
Luiza Curvo .... Luísa Gosch Martins
Maria Ribeiro .... Camila Camargo Mattos
Odilon Wagner .... dr. José Gosch
Chico Diaz .... Vicente Camargo
Malu Galli .... Mariana Amorim Gosch
Daniel Dantas .... Inocêncio Amorim
Felipe Kannenberg .... Otto Manheimer
Walter Rosa .... Paulo Mattos
Dorgival Júnior .... João Martins (13 anos)
Felipe Latgé .... Pedro Gosch (10 anos)
Clara Mendonça .... Camila Camargo (13 anos)
Letícia Botelho .... Luísa Gosch (13 anos)
David Hermann .... dr. Harold Moore
Marília Passos .... cantora
Totoni Fragoso .... dr. Ramiro González
Raoni Ferreira .... Edgar (assistente de Camila)
Henrique Pires .... Oscar Cordeiro
Cris Bittencourt .... secretária do Palácio de Maceió
Almir Martins .... Manuel Bastos

PERSONAGENS PRINCIPAIS

José Gosch
Alemão que veio para o Brasil e radicou-se em Riacho Doce (AL), onde realizou pesquisas por 13 anos; preparava-se para tentar a perfuração de um poço quando foi assassinado em 1918, em circunstâncias nunca esclarecidas.

João Martins
Afilhado de José Gosch, filho bastardo do sócio Inocêncio Amorim; é um personagem fictício que sintetiza a trajetória dos pioneiros do petróleo como Monteiro Lobato, Oscar Cordeiro, Manoel Bastos, e também do espírito empreendedor, idealista e nacionalista de uma época.

Luisa Gosch
Personagem fictícia que representa as mulheres tradicionais da época, voltadas para a casa, o marido e os filhos; casa-se com João Martins, por quem era apaixonada desde criança.

Pedro Gosch
Filho de José Gosch, representa os técnicos do governo federal na área de petróleo, que realizaram importantes pesquisas de campo para o Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM).

Dr. Harold Moore
Norte-americano radicado no Brasil, fundador do Serviço de Geologia no país.

Otto Manheimer
Geólogo lituano, é um técnico estrangeiro que trabalha para órgãos ligados à pesquisa de minerais no Brasil e desenvolve teses contrárias à descoberta do petróleo no país.

Paulo Mattos
Aviador cearense que participou de um vôo pioneiro transatlântico. Aclamado como herói, passou a se interessar pela questão do petróleo. É Marido de Camila Camargo.

Vicente Camargo
Personagem inspirado em militares nacionalistas que tiveram participação decisiva na nacionalização do petróleo durante o governo Vargas; No filme, questiona porque técnicos do Serviço de Geologia negavam a existência de petróleo no Brasil.

Inocêncio Amorim
Sócio traidor de José Bach, ganha poderes em parceria com Otto Manheimer.

 

 

 

Camila Camargo
Personagem fictícia que representa as mulheres mais arrojadas dos anos 30, na vida pessoal e profissional; é casada com o aviador Paulo Mattos e, após a sua morte, assume a causa do petróleo e torna-se amante de João Martins.

OURO NEGRO
Lançamento em São Luís
Dia 11 de março, Cine Box, sala 5,
Coletiva com a diretora e atores e coquetel às 21h
Exibição do filme às 21h40

Duração do filme: 1h55
Direção e produção: Isa Albuquerque
Realização: Íris Cinematográfica
Distribuição: Pandora Filmes
Roteiro: Isa Albuquerque, Duba, Elia, Diana Nogueira e Ana Lúcia Andrade
Direção de fotografia: Juarez Pavelak
Direção de arte: Alexandre Meyer
Figurinos: Rosângela Nascimento
Produção executiva: Carlos Salgado
Assistente de direção: Hsu Chien Hsin
Montagem: José Rubens Hirsch
Trilha sonora: Davis Tygel e Flávio Ventura
Produção Local: Cássia Melo /Previsa Produções Culturais

Apoio Cultural em São Luís:
Maranhão Filme Comission, São Luís Convention Bureau, Hotel Brisamar, Pizzaria Maggiorasca, Saccaro e Equipar

Mais informações:
Pegada Produções/ Celso Borges – 3227 0079 e 8179 1113


Links para pesquisa
https://www.iriscinematografica.com.br/quemsomos/quemsomos.asp
Site do filme: https://www.ouronegrofilme.com.br/sinopse.php
https://imirante.globo.com/oestadoma/semanal/perfil2306102/area-perfil.html
(matéria no Imirante em junho de 2002)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Negro_-_A_Saga_do_Petr%C3%B3leo_Brasileiro
(página sobre o filme no wikipedia, com sinopse, elenco etc)
https://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2008/10/12/0402376CE4B91326.jhtm?ouro-negro-0402376CE4B91326
(trailler do filme)
https://www.viaglobal.com.br/Sao_Paulo/Cinema/Filme/Ouro_Negro.aspx?id=3099
(guia da semana são Paulo – sinopse do filme)
https://www.mediafire.com/?04wrzmyzv42 (link que disponibiliza fotos do filme)

Preço dos Ingressos:
Depende do dia.

Coberturas de Fotos da Equipe Kamaleao:
Aguarde...

Mais Fotos

Onde Tem Box Cinemas, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima