XII Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura

Whatsapp
  
  Atualizado em 7/11/2009
 


XII Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura
Dia:
11 a 13 de novembro
Onde:
Convento das Mercês - Beira - Mar

Abertura:
 A palestra de abertura ocorre em 11, às 10h, com o mesmo tema do encontro. E será proferida pela presidente do Conselho Deliberativo do Proler e a secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Elizabeth D’Angelo Serra.

Participações:
 Está prevista a participação de 500 profissionais de São Luís e de mais150 municípios maranhense.“A idéia é envolver os diferentes sujeitos sociais, que possam interferir nas esferas de poder, valorizando e assegurando a importância da leitura”, justifica a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima.

 
“Expressando a riqueza da vida humana e as suas produções, a partir da democratização do acesso e do fomento à leitura, principais eixos que norteiam a política pública volta para esse setor no Brasil e que é o tema desse Encontro”, complementa Rosa.

 O Encontro Estadual do Proler contribuirá para o fortalecimento e ampliação da rede de bibliotecas e para a formação de mediadores, compreendendo professores, bibliotecários, gestores de bibliotecas e agentes de leitura. Uma das metas é o incentivo à criação de projetos sociais da leitura em política de Estado, acrescenta Rosa Maria Ferreira.

 O Encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem) e Livraria Paulinas.

Programação:
11/11 – Ás 10h abertura do evento com palestra com o tema “Políticas públicas de leitura no Brasil”, proferida pela presidente do Conselho Deliberativo do Proler e secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Elizabeth D’Angelo Serra.

12/11 - Será realizada mesa-redonda com tema “Leitura, literatura e formação de professores e leitores” ministrada pelo escritor e professor mineiro Bartolomeu Campos de Queiroz e pela professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sonia Almeida.

13/11 – Será Realizada mesa-redonda com o tema “Texto e imagem na literatura de qualidade para criança e jovem”, ministrada pelos especialistas, Maria da Graça Monteiro Castro, doutora em literatura e professora da Universidade Federal de Goiás; Roger Melo, escritor e ilustrador, indicado para o Nobel de Criança e Jovem e José Ribamar Ewerton, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras.

Todos os dias de 14h às 17h acontecerá oficinas com os temas: “A arte de brincar”, com a educadora da arte e atriz maranhense Silvana Cartágenes; “Duas escritas”, conduzida por Elizete Lisboa; “Leituras de imagens”, sob a responsabilidade de Roger Melo; “Programa de Gerenciamento de Informação (BibLivre)”, aplicada por Andréa Vasconcelos; “A magia da leitura”, gerida por Aline Carvalho do Nascimento; “Leitura e auto-estima”, com Edna Matos; e “Leitura e poesia”, sob o comando de Edmilson Rodrigues.


Coberturas de Fotos da Equipe Kamaleao:
Aguarde!

Mais Fotos


Onde Tem Incentivo á Leitura, Tem Kamaleao!

Comentar

<%PostCommentPage%>
Todos as Notícias Anterior Próxima